Como gerar tráfego qualificado para a sua loja virtual

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Para gerar vendas consistentes, o primeiro passo, tão importante quanto ter uma loja bem estruturada e organizada, é o investimento de esforços e recursos para a geração de tráfego qualificado. Esse trabalho é silencioso e demorado, porém fundamental para o crescimento das vendas ao longo do tempo, pois melhora visibilidade, atraindo mais consumidores. Por isso, selecionamos algumas dicas para que você consiga gerar tráfego qualificado para seu negócio. Confira a seguir:

1. Seja SEO friendly

SEO é um conjunto de técnicas que favorecem a encontrabilidade do seu site nos mecanismos de busca. Ter um boa SEO em sua loja virtual garante mais cliques orgânicos, que apesar de não terem custos, são tão qualificados quanto os cliques que tem origem em busca paga.

Para aplicar esta estratégia, existem duas frentes de trabalho: on page e off page. O SEO on page diz respeito ao desenvolvimento do seu site e ao cadastramento das informações na loja virtual. Para as lojas virtuais, este trabalho precisa ser muito minucioso, devido ao volume de páginas de produtos e categorias do site. Por isso, é importante escolher uma plataforma que forneça otimização em SEO, reduzindo a necessidade do click pago.

Já o SEO off page se trata da hierarquia da loja virtual, com blogs especializados e outros sites apontando para sua loja virtual. Esses apontamentos mostram sua relevância na rede, e contam a seu favor, te deixando mais próximo das primeiras páginas das buscas no Google.

2. Invista em anúncios

Essa é a principal fonte de tráfego para a loja virtual, em especial nos primeiros meses de operação. Prosperar sem que haja investimentos em click pago, contando apenas com a sorte, é muito arriscado. Por isso, planeje uma parcela do seu investimento total para anúncios online. Eles podem ser para mecanismos de busca, redes sociais, sites e blogs.

São várias as opções: Google AdWords, Facebook Ads e marketplaces. Para selecionar o canal ideal e alcançar seus clientes, estude o comportamento de consumo deles, saiba por onde começam as pesquisas e anuncie lá.  Na maioria dos casos, os clientes buscam no Google. Portanto, se está com o orçamento limitado, comece pelo Google Adwords, as chances de erro são menores.

3. Esteja presente nas redes sociais

Apesar de terem como foco o relacionamento entre pessoas, as mídias sociais excelentes ferramentas para gerar tráfego qualificado para o seu site. Contudo, é preciso desenvolver uma estratégia consistente e de qualidade, segmentada, e que faça a venda indireta, sem a abordagem de uma propaganda tradicional.

Considerando a atual geração Y, os argumentos de venda têm sido cada vez mais transparentes, focando nos benefícios que o consumidor terá ao fazer aquela compra. A comunicação da oferta e da marca devem estar alinhadas ao propósito dos públicos que se almeja atingir.

4. E-mail marketing ainda funciona

O e-mail marketing ainda é uma excelente forma de gerar tráfego qualificado para loja virtual, principalmente quando trabalhado de forma segmentada, alcançando as necessidade do consumidor. No entanto, para ter sucesso não basta compartilhar mensagens com conteúdos exclusivamente promocionais. É preciso pensar em informações relevantes para os clientes, auxiliando-os no processo de tomada de decisão. Uma loja virtual de moda feminina, por exemplo, pode falar de beleza, além das ofertas para os produtos.

 E você, o que tem feito para gerar tráfego qualificado para a sua loja virtual? Utilize os comentários para compartilhar suas estratégias conosco. Bom trabalho e boas vendas!

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