Gestão de campanha Magento: 4 dicas para uma estratégia eficiente

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Saiba como elaborar as melhores estratégias de campanha para a sua loja virtual Magento.

Uma gestão de campanha Magento eficiente é aquela capaz de atrair e manter no funil de vendas tanto o comprador que espera o melhor desconto no produto ou serviço que deseja quanto aquele que compra por impulso durante uma grande campanha. Nós selecionamos algumas estratégias para que você consiga atrair mais público e garantir bons números de venda em sua loja virtual Magento.

Cada vez mais os consumidores on-line acompanham produtos ou lojas favoritos de e-commerce à espera do melhor momento para efetuar uma compra. E mesmo que o produto desejado não esteja em seu melhor preço, o consumidor ainda assim pode comprá-lo, movido pelo impulso, em grandes campanhas de datas comemorativas como Natal, Dia das Mães ou Dia dos Namorados.

Prepare-se para suportar os acessos ao seu site

Imagine a seguinte situação: véspera de Natal, você vai até a sua loja física preferida e não há como entrar. Apenas dois vendedores atendem a um público de centenas de pessoas, os produtos não são repostos nas prateleiras e os clientes viram as costas e procuram outra loja.

É mais ou menos isso que acontece quando o site do seu e-commerce não suporta a quantidade de acessos de uma grande promoção, como a Black Friday, por exemplo, que sobrecarrega muitos grandes e-commerces brasileiros. O cliente escolhe o produto, o tamanho, mas acaba abandonando o carrinho pela instabilidade do site, e como está movido pelo impulso da data, procura outra loja que consiga atendê-lo.

Antes de pensar em ações ambiciosas e na gestão de campanha Magento, prepare com muito cuidado a infraestrutura do seu e-commerce, para que ele seja capaz de receber todos os acessos que você estima receber. E não tenha medo de estimar alto, pois é melhor pagar um valor um pouco superior para não perder nenhum consumidor por este motivo.

Crie um calendário sazonal detalhado

calendário foto ebc

Verifique durante todos os meses do ano quais são as campanhas que podem ser feitas para aumentar o potencial da sua loja virtual. Não pense apenas nas datas comemorativas mais comerciais, ou dias de grandes promoções. Com um calendário sazonal definido, você pode planejar e montar suas campanhas com antecedência e até mesmo estar alguns passos à frente da concorrência.

Pesquise por todas as datas comemorativas que possam ter a ver com o seu modelo de negócio, e pense em estratégias como campanhas de e-mail marketing ou cupons de desconto.

Defina as regras da promoção na ferramenta Magento

promoção loja

No Magento, é possível definir dois tipos diferentes de campanhas: promoções de carrinho e promoções de catálogo.

Nas promoções de carrinho, é possível criar, de acordo com regras pré-definidas, um cupom de desconto para ser utilizado no momento da compra. Por exemplo, você pode estabelecer frete grátis para as compras acima de um valor determinado ou 10% de desconto para quem utilizar um código especial.

Já nas promoções de catálogo, você pode relacionar todos os produtos de uma categoria. Por exemplo, ao lançar uma nova coleção, em uma mudança de estação, você pode colocar todos os itens da coleção anterior em promoção por um tempo pré-determinado.

Divulgue, mas divulgue muito, as suas promoções e campanhas

Essa dica deve ser aplicada junto à dica que demos sobre o calendário sazonal de planejamento. Quando estiver planejando as campanhas, não deixe de planejar a divulgação massiva das mesmas. Insira banners e chamadas na loja, divulgue por e-mail marketing para seus clientes, anuncie nas redes sociais e nos mecanismos de busca com campanhas CPC (custo por clique). Após as campanhas, lembre-se de acompanhar os resultados e as metas de conversão para compreender quais estratégias trazem mais retorno para o seu negócio.

O Magento é uma ferramenta completa, onde é possível fazer toda a gestão de campanhas através da área administrativa. Além do calendário de campanhas promocionais, não se esqueça de fazer campanhas permanentes (aquelas que já fazem parte da política da sua loja), que dever ser utilizadas e divulgadas ao longo do ano todo.

Ficou com alguma dúvida de como gerenciar campanhas através do Magento? A equipe de Sucesso do Cliente da JN2 está pronta para atendê-lo.


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