10 ideias de nomes para loja virtual em que você pode se inspirar!

atualizado em

ideias de nomes para loja virtual

Ter boas ideias de nomes para loja virtual e definir uma marca que seja realmente eficiente pode ser uma tarefa desafiadora para quem quer começar a vender online.

O nome representa a identidade do e-commerce, que é aquilo que o diferencia de seus concorrentes. Isso significa que, quanto mais inovador e criativo ele for, mais irá chamar a atenção e atrair novos compradores.

A escolha de um bom nome demanda, ao mesmo tempo, capacidade criativa e uma visão estratégica, para que a opção escolhida seja inovadora perante o público e alinhada aos objetivos do negócio no mercado.

As melhores ideias de nomes para loja virtual são aquelas que, além de criativas e atrativas, são capazes de comunicar com objetividade qual é o segmento e as soluções da empresa, bem como seu perfil de atuação enquanto marca.

Com todos os detalhes descritos até aqui, a decisão pode parecer complexa e desafiadora. Porém, basta que você adote alguns cuidados e ferramentas para garantir que ela seja assertiva e alinhada com as pretensões do seu e-commerce!

A seguir, descubra o que considerar em suas ideias de nomes para loja virtual, confira alguns exemplos para lhe inspirar e conheça as melhores soluções para lhe dar apoio durante a escolha.

Entenda o que levar em consideração nas suas ideias de nomes para loja virtual

Por mais que boas ideias de nomes para loja virtual não dependam de uma fórmula pronta, existem alguns caminhos capazes de favorecer sua escolha para iniciar o e-commerce.

Como mencionamos anteriormente, trata-se de uma decisão que precisa alinhar criatividade e pensamento estratégico para a definição de um conceito único, que realmente tenha impacto e reflita o perfil do negócio.

Entre os pontos que mais exigem atenção na hora de criar ideias de nomes para loja virtual, destacam-se:

Entender o perfil do seu e-commerce

O primeiro cuidado é garantir que o nome dado à sua loja realmente comunique o que ela é e quais são as suas propostas de atuação perante o mercado.

Lembre-se de que o nome resume a razão de ser da sua empresa e confere uma ideia sobre aquilo o que os clientes podem esperar dela.

Com isso em mente, certifique-se de que sua missão, visão e valores estejam bem definidos antes mesmo de você ter ideias de nomes para loja virtual.

Considere também quais são os produtos e serviços oferecidos, a qual nicho eles pertencem, que tipo de problemas eles solucionam, entre outros pontos semelhantes.

Até mesmo o tipo de plataforma para e-commerce que você utiliza pode ser levado em consideração. Afinal, a forma com que uma plataforma é adotada também é um ponto intimamente alinhado ao perfil de atuação da loja.

Assim, o ideal é levantar todas as informações relevantes que definem o que sua empresa é e onde ela pretende chegar com sua comunicação.

Definir o público-alvo

Outro ponto indispensável para definir ideias de nomes para loja virtual é a análise do público-alvo.

Só é possível criar um nome eficiente, e que comunique aquilo o que você deseja, se a sua empresa conhecer a fundo quem são as pessoas a quem deve impactar.

Portanto, é de suma importância levar em consideração o perfil do seu público, seus interesses e níveis de conhecimento.

Se a sua loja for voltada para um público tradicional, por exemplo, opte por conceitos mais sérios, técnicos ou sóbrios. Se ela quer atingir um público jovem, nomes descontraídos ou termos em inglês são boas opções, e assim por diante.

Analisar a concorrência

Todo esforço criativo depende de boas inspirações. Dessa forma, pesquise por nomes de e-commerces que já fazem sucesso no mercado e compreenda os elementos que eles utilizam.

A análise da concorrência também é importante para que você evite utilizar conceitos já empregados por outras lojas e seja capaz de se diferenciar perante o público do seu segmento.

Evitar ser previsível

Além de evitar nomes muito parecidos com os dos concorrentes, também é fundamental fugir do previsível e dos clichês.

Por mais que o nome deva refletir a área em que a empresa atua, conceitos muito comuns podem impedir que ele se diferencie entre os demais.

Então, procure ser o mais original possível para criar um nome que seja só seu, capaz de ser lembrado e associado à sua empresa sempre que alguém o ler ou o ouvir.

Descomplicar

Por mais que a diferenciação seja importante, ao pensar em ideias de nomes para loja virtual, tome muito cuidado para que ele não seja complicado ou estranho ao público.

Nesse sentido, combinações de letras incomuns, excesso de vogais e termos de difícil pronúncia podem comprometer sua fixação de marca.

O uso de acentos e caracteres especiais também deve ser evitado, afinal, as pessoas devem ter facilidade para digitar seu endereço eletrônico ou para procurar sua empresa no Google.

No mesmo contexto, termos estrangeiros devem ser utilizados com cuidado, apenas em casos específicos. Públicos não familiarizados com eles também podem ter problemas para pronunciá-los e memorizá-los.

Ser sucinto

Tão importante quanto ser simples, é ser breve e sucinto. Além de ter impacto, seu nome também precisa ser facilmente memorizável.

Ideias de nomes para loja virtual curtas são lembradas pelas pessoas, têm melhores domínios, são recomendadas com mais facilidade e evitam que erros de digitação façam com que os usuários não encontrem o e-commerce na web.

Verificar a disponibilidade de domínio

Por fim, depois de seguir todas as dicas e elencar as melhores ideias de nomes para loja virtual, não se esqueça de verificar sua disponibilidade para domínio.

Para isso, basta acessar Registro.br e consultar se o nome já está sendo utilizado.

Agora que você já conhece os melhores caminhos para definir suas ideias de nomes para loja virtual, no próximo item, inspire-se com alguns de nossos exemplos!

Confira alguns exemplos de ideias de nomes para loja virtual

Antes de elencar alguns exemplos de ideias de nomes para loja virtual, reforçamos que é imprescindível levar todas as características da empresa em consideração, assim como seu público-alvo.

Se você pretende vender roupas, por exemplo, considere se a sua loja atenderá a todos os estilos ou apenas a um nicho específico, como roupas para homens ou moda infantil.

No mesmo sentido, se você deseja vender móveis, o nome deve apontar se as opções são populares, de alto padrão, padronizadas, feitas sob medida para projetos específicos, e assim por diante.

A ideia é que as pessoas se identifiquem e tenham uma boa noção sobre aquilo o que você faz e oferece assim que tiverem contato com o seu nome.

Agora, confira 10 exemplos para se inspirar, baseados em alguns nichos específicos de atuação:

Loja de roupas

Por exemplo, Rara’s se for um e-commerce de roupas voltado à moda feminina, ou Pingo de Gente, caso seja moda infantil.

Mobiliário

Supera Móveis, caso a loja venda móveis em geral, ou, por exemplo. Ou Idealiza Já, se o seu foco for a realização de projetos personalizados.

Artigos esportivos

Performance, se vender produtos para atletas, por exemplo, ou QuerVida, se o público for pessoas em busca de mais qualidade de vida.

Peças automotivas

Auto Peças Facilite, por exemplo, se for um e-commerce de peças automotivas em geral. Motogear, caso seja direcionada a marcas de alto padrão.

Beleza

Splendor, caso seja voltada a itens de maior valor agregado, ou Moda Plena, caso ofereça produtos de diversos setores, por exemplo.

PetShop

All4pets, por exemplo, se for um e-commerce de itens em geral para animais. PetClub, caso seja um clube de assinatura de produtos.

Instrumentos Musicais

Casa Sonora, caso venda instrumentos em geral. Elo Pop, se for voltada também para a venda de artigos musicais como discos, camisas de bandas, entre outros.

Fotografia

Foto Mundi, se for uma loja focada em câmeras e acessórios. Eternizare, caso ofereça soluções de revelação, álbuns e afins, por exemplo.

Turismo

Lets Tour, caso venda pacotes simples de viagens, ou World Travel, se for focada em passagens e estadias internacionais.

Tecnologia

Tecplena se a ideia for vender artigos de informática em geral. Thinking Cloud se forem soluções integradas para empresas, por exemplo.

Com as melhores inspirações em mente, no item seguinte, veja algumas ferramentas que podem lhe auxiliar a ter ideias de nomes para loja virtual!

Facilite a sua escolha com algumas ferramentas de ideias de nomes para loja virtual

Além de seguir as nossas dicas e inspirações para definir as melhores ideias de nomes para loja virtual, algumas ferramentas também são muito importantes para facilitar todo o processo de escolha.

Confira algumas das melhores soluções disponíveis no mercado e suas características mais marcantes:

  • Máquina de Nomes: sugere nomes com base no segmento da empresa, verifica sua disponibilidade no INPI e indica possíveis domínios para cada termo;
  • Guru PME: além de considerar a área de atuação do negócio, ele também inclui palavras-chave apontadas como relevantes para o público;
  • Novo Negócio: o site gera nomes automaticamente e fornece dicas sobre como adaptá-los para a realidade de sua empresa;
  • NameStation: seu funcionamento é semelhante às plataformas anteriores, mas o site é dedicado a termos em inglês. O ideal é adaptar suas ideias ou utilizá-las caso você queira criar um termo na língua estrangeira.

Lembre-se de que o lançamento do seu e-commerce não deve se basear apenas nas opções sugeridas pelas plataformas, mas elas servem como um excelente ponto de partida para que você desenvolva o seu conceito.

Um nome criativo e alinhado aos objetivos e soluções da marca é um cuidado indispensável para que o seu comércio eletrônico tenha chances reais de sucesso no mercado.

Além dessa escolha, porém, muitas outras etapas precisam ser seguidas e respeitadas para que o e-commerce prospere e se destaque entre seus concorrentes.

Agora que você já tem suas ideias de nomes para loja virtual, quer descobrir como dar o próximo passo para realizar suas vendas online? Então, baixe agora mesmo nosso e-book com informações completas sobre o assunto!

Como abrir uma loja virtual

Você também pode se interessar