Quer levar sua loja física para o virtual? Veja essas dicas

atualizado em

Saiba como levar a loja física para o online

Levar sua loja física para o virtual é um destino quase certo para muitas empresas. 

Afinal, as compras online crescem ano após ano e os resultados das vendas chegam a ser surpreendentes em alguns casos. Mas, afinal, como expandir sua loja física para o meio online de forma segura e evitar prejuízos?

A JN2 trouxe ótimas dicas para te ajudar nesse processo complexo, mas bem gratificante. Acompanhe com a gente!

Crie um plano de negócios

Se tem um fator que é determinante para o sucesso ou não de uma empresa é o planejamento. Em outras palavras, não adianta ter uma estrutura online, colocar os produtos à disposição e simplesmente esperar que os resultados apareçam.

Uma expansão como essa requer um plano de negócios bem-elaborado e com objetivos e metas previamente traçados. Por isso, é importante tomar ações que diminuam os riscos de prejuízos, entender o mercado e também preparar uma estrutura completa para começar a agir.

No caso de uma loja online, é preciso contar com uma boa plataforma de e-commerce integrada a um sistema ERP, uma agência de performance digital, além de uma equipe treinada e engajada.

Somente com todos os planos traçados e bem desenvolvidos, será possível trabalhar e almejar resultados cada vez melhores para sua empresa.

Desenvolva uma nova estratégia de vendas

O público que compra pela internet possui um perfil diferente de quem compra em uma loja física. Por isso, é importante traçar uma nova estratégia para esse público específico.

Por exemplo, quando um cliente procura um produto em sua loja física e ele está fora de estoque, as chances dele esperar a reposição do produto é maior. No entanto, diferente da loja física, o consumidor que busca esse mesmo produto online está apenas a um clique do seu concorrente.

Isso significa que é preciso desenvolver uma nova estratégia de vendas e adaptar questões como a gestão do estoque, formas de pagamento e etc. Lembre-se: o importante é ser competitivo e não ficar atrás dos seus concorrentes diretos.

Escolha a melhor plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce escolhida para o seu site fará toda a diferença no desempenho de sua loja virtual. 

Portanto, é fundamental que você analise e escolha uma opção que atenda as necessidades do seu site e que tenha um bom suporte técnico. A plataforma JN2 possui todas essas características, além de diversas funções que facilitam o seu trabalho e te ajudam a vender mais.

Falamos em detalhes sobre esse assunto no post sobre os motivos para escolher a plataforma JN2. Vale a pena conferir! 

Trabalhe as informações do seu site

Diferente da sua loja física, no e-commerce a missão de vender não fica a cargo de um vendedor.

Por isso, trabalhe com boas imagens do seu produto e ofereça informações completas sobre materiais, forma de usar e especificações. E claro, otimize o seu site para mobile, já que a maioria das compras online são feitas pelo celular.

Para essa tarefa, uma boa dica é usar a experiência da loja física e preencher a página de produto respondendo dúvidas frequentes de clientes. Também vale a pena utilizar uma linguagem que seja simples e fácil de entender.

Desenvolva sua equipe

E, por fim, trabalhar com uma equipe online capacitada fará toda a diferença na sua estratégia digital. Afinal, mesmo com todos os recursos à disposição, é essencial que seu time da loja online esteja engajado no projeto e devidamente treinado.

As equipes da loja virtual e física também precisam de alinhamento e bom relacionamento. Isso facilitará a integração das duas vertentes da empresa, inclusive a indicação de clientes de uma para a outra.

Então, é essencial investir em capacitação e escolher bons profissionais para todo o seu projeto. Com isso, todos os processos, como logística e atendimento, por exemplo, serão os melhores possíveis.

Ao entrar no mundo digital, o seu negócio pode ter muito mais oportunidades!

Levar sua loja física para o virtual é um desafio. No entanto, com as ferramentas certas, planejamento e uma equipe engajada é possível fazer um ótimo trabalho e competir de igual para igual com seus concorrentes de mercado. 

Precisa de ajuda para entrar no universo digital? A JN2 preparou um material rico e completo para você que está pensando em investir nesse meio. Acesse nosso e-book gratuito sobre como abrir uma loja virtual e aproveite!

Você também pode se interessar