Loja virtual para livrarias e papelarias: como pode ser uma aliada na volta às aulas?

atualizado em

loja-virtual-para-livrarias-e-papelarias-como-pode-ser-uma-aliada-na-volta-as-aulas

Duas vezes por ano os lojistas enfrentam os desafios do período de volta às aulas. Uma alternativa que se mostra cada vez mais interessante para livrarias e papelarias é a criação de uma loja virtual, pelos benefícios para o negócio e para os clientes.

Em um e-commerce é possível que os clientes realizem as compras de forma mais tranquila, já que podem orçar e comprar os materiais escolares sem precisar sair de casa e enfrentar lojas cheias. Além disso, pode ajudar os lojistas a se destacar em meio a concorrência, por oferecer essa comodidade.

Se você já trabalha em algum desses segmentos, vende produtos relacionados ou deseja ingressar nesse mercado, o e-commerce é uma boa oportunidade de aumentar o rendimento do seu negócio e conquistar novos clientes.

Isso se deve as diversas vantagens que uma loja on-line oferece, sendo possível, por exemplo, acompanhar o número de mercadorias no estoque, o que economiza espaço e aumenta o fluxo de produtos. Continue a leitura deste artigo e saiba como a loja virtual para livrarias e papelarias pode ser uma aliada na volta às aulas.

Por que ter um e-commerce para livraria e papelaria?

Não é novidade para ninguém que a sociedade está cada vez mais conectada. A internet e as soluções digitais transformaram o modo como nos comunicamos, trabalhamos, estudamos e até consumimos. Na atualidade, uma compra pode ser feita com poucos cliques na tela do celular.

Essa realidade coloca donos de negócios como o seu diante de uma reflexão: como fazer com que livrarias e papelarias prosperem sem deixar de lado seu legado? É preciso unir o útil ao agradável e pensar nas atuais necessidades do consumidor.

Seu negócio pode ser lucrativo o ano todo, pois é constante a demanda por livros e material escolar. Claro que, em alguns períodos do ano, principalmente a volta às aulas, o número de pedidos tende a ser maior.

O fato é que o consumidor brasileiro da atualidade está conectado. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2017, 75% dos lares do nosso país possuíam acesso à internet.

Outro dado que desperta atenção é o fato de que mais de 98% dessas pessoas prefere se conectar usando o celular. Do ponto de vista comercial, você tem a oportunidade de vender para esses consumidores, independentemente de estarem ou não na sua cidade.

Eles demandam, você tem os produtos e, no meio disso, está o e-commerce como um canal que conecta as duas partes. Se já possuir uma loja física, não tem problema! É totalmente possível seguir com os dois negócios.

Para sua livraria ou papelaria, ter uma loja virtual significa operar com custos mais baixos, ter grandes chances de sucesso, alcançar um público segmentado, vender para novos mercados, crescer mais rapidamente e competir de igual com os concorrentes.

Quais vantagens o consumidor ao comprar em uma loja on-line?

Uma loja virtual para livrarias e papelarias oferece muitas vantagens para o consumidor. A principal é a comodidade, um dos motivos que está por trás do crescimento das vendas na internet. Aliás, a estimativa da Associação Brasileira de E-commerce é que, em 2019, o mercado de lojas virtuais registre um crescimento de 16% em relação ao ano passado.

Para o consumidor, é cômodo aproveitar aqueles cinco minutos de um intervalo e separar alguns itens para comprar on-line. Isso também revela praticidade, pois ele pode adquirir algo que deseja no momento, aproveitando gatilhos mentais.

É muito diferente de ver algo que se deseja ou necessita, anotar e buscar nas lojas físicas. Até lá, pode ser que uma reflexão elimine a possibilidade de comprar ou que o item simplesmente caia no esquecimento. Ter um e-commerce se trata de aproveitar a oportunidade!

Voltando às vantagens que o consumidor tem, é preciso considerar que a comparação de preços é feita de maneira mais rápida, inclusive por você. Se um concorrente faz uma ação promocional, você tem como baixar os preços rapidamente e conquistar o consumidor. Ainda tem mais!

Escolas podem compartilhar mais rapidamente suas listas de material escolar para que pais e responsáveis consigam comprar com poucos cliques. Os produtos ficam disponibilizados como um pacote e o consumidor compra tudo de uma vez, sem o risco de não esquecer um ou outro item.

Outro ponto importante do e-commerce para papelarias é a possibilidade do lojista oferecer descontos progressivos, programas de fidelidade, cupons para primeira compra, descontos para escolas, entre outros. Assim, é possível oferecer aos pais e responsáveis uma oferta especial pela compra.

Em relação ao e-commerce para livraria, títulos indisponíveis podem ser encomendados pelo site e, assim que chegarem, o consumidor receber uma notificação por e-mail ou celular.

O que devo fazer para ter minha loja virtual?

Para ter sua loja virtual, você precisa de uma plataforma de e-commerce que se adapte ao seu segmento de mercado. Ela deve acompanhar seu negócio de forma customizada, maximizando as chances de vender cada vez mais.

A customização de uma plataforma de e-commerce é feita de diversas maneiras. Tem a parte visual, que você enxerga ao acessar o site, mas tem toda a infraestrutura que garante a operação da loja on-line.

Uma boa plataforma oferece aplicativos para que, à medida que o negócio virtual cresça, você acrescente recursos. Outro ponto importante é a frequência de atualização que essa solução digital tem. O tempo todo temos novidades no mundo digital e a plataforma e seus aplicativos devem acompanhar essas mudanças.

Para vender mais, seu e-commerce para papelaria ou livraria precisa oferecer aos clientes segurança nas transações. Os dados cadastrais e de pagamento devem ser mantidos com o máximo de proteção.

Por fim, você não precisa, necessariamente, de meses para iniciar sua operação. Ainda dá tempo de aproveitar a volta às aulas!

Na Plataforma da JN2 e-commerce expert você contrata a sua loja virtual em poucos minutos, sem dificuldade, e nós cuidamos de toda a criação e desenvolvimento. Basta escolher um plano de acordo com a realidade do seu negócio, algo que pode ser identificado por meio da quantidade de.produtos que se deseja vender e recursos específicos para o bom funcionamento da sua operação.

O futuro do seu negócio sempre dependerá de boas decisões. Diante de novas demandas do consumidor, você deve pensar em maneiras para atendê-los da melhor forma possível. E se hoje eles compram on-line, uma loja virtual para livrarias e papelarias é a solução para oferecer comodidade e bons preços para todos.

Se você tem o desejo de criar seu e-commerce para livraria ou papelaria, mas sente a necessidade de conversar com um especialista, fale com a JN2. Ao preencher o formulário com seus dados de contato, basta aguardar para que um expert o procure para esclarecer as dúvidas e fornecer as melhores orientações.

Você também pode se interessar