Afinal, aluguel de loja virtual pronta vale a pena? Descubra aqui!

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personagem analisando uma loja virtual pronta

Se em 2016 a economia brasileira andou para trás, o mesmo não pode ser dito sobre o e-commerce. loja virtual pronta é uma possibilidade importante no cenário que segundo a ABComm, o comércio virtual brasileiro cresceu 11% no último ano e com isso vem se consolidando cada vez mais na realidade do consumidor brasileiro.

Portanto, não é estranho que cada vez mais pessoas estejam em busca de aproveitar essa onda ao abrir a própria loja virtual. Porém, esse processo exige uma estrutura mínima necessária tanto para a exposição dos produtos quanto para etapas mais complexas, como o processamento de pagamento.

Para isso, uma das opções consiste em fazer o aluguel de loja virtual pronta. Para entender e aproveitar melhor essa possibilidade, veja a seguir do que se trata e se ela vale a pena!

1. Como funciona o aluguel de loja virtual pronta?

O aluguel de uma loja virtual é bem diferente da ideia que existe a respeito de lojas físicas. Enquanto no mundo offline isso pode significar alugar um espaço com um público já conquistado para vender seus produtos, no digital, a questão é bem diferente. Assim, alugar uma loja virtual pronta significa contratar uma empresa responsável por elaborar e manter a sua loja funcionando do jeito esperado.

De uma forma geral, é como se você alugasse a hospedagem e a funcionalidade da sua loja virtual, de modo a ter um sistema completo e que garanta o atendimento das necessidades da sua empresa. Em suma, funciona por meio da adesão a um plano que pode variar de valor de acordo com as funcionalidades e com o tempo desejado.

2. Quais são as vantagens?

Quem opta pelo aluguel de loja virtual pronta encontra muitas facilidades por todo o processo. Entre as principais questões estão:

2.1. Rapidez para disponibilizar a loja

Desenvolver uma loja virtual do zero pode demorar muito tempo. Em primeiro lugar, é preciso achar os profissionais capacitados e elaborar o projeto. Depois, é necessário esperar todo tempo necessário para a programação e disponibilização de cada recurso, assim como seus testes. Com isso, se você decide fazer essa criação, é possível que você encare um longo período até a efetiva inauguração. Se estiver pretendendo vender produtos sazonais, a chance de lucrar será adiada ou mesmo desperdiçada.

Ao fazer o aluguel, por outro lado, você consegue fazer tudo isso com muito mais rapidez. Com sistemas e soluções pré-formatadas, dá para colocar sua loja no ar em poucos dias, já que é necessário apenas fazer alguns ajustes e subir os produtos.

2.2. Diminuição dos custos

Além de gastar tempo, o desenvolvimento próprio da sua loja virtual custa dinheiro. Os custos com a contratação dos funcionários se somam a um valor considerável por certas ferramentas extras. Para quem está começando agora no universo do e-commerce, isso pode ser completamente inviável.

Com o aluguel, por outro lado, dá para diminuir esses custos até valores que são apenas uma fração do que potencialmente seria gasto. Isso não apenas colabora para o aumento da lucratividade como também impede que o negócio já entre no mercado de maneira pouco competitiva.

2.3. Garantia de segurança

A segurança é um fator muito valorizado por quem faz compras na internet. Quanto mais segura for a sua loja, maiores são as chances de converter em vendas. No entanto, ao fazer o desenvolvimento por conta própria, você corre o risco de deixar brechas, especialmente quando não quer gastar muito. As soluções de uma loja virtual alugada, por outro lado, são testadas e garantidas, de modo que a sua loja ofereça o máximo de segurança possível para o seu cliente.

2.4. Aumento da dedicação a outras partes do negócio

É fato que o desenvolvimento de uma loja virtual própria pode consumir mais tempo do que você imagina. É necessário avaliar os resultados de testes, selecionar funcionalidades e ajustar tudo manualmente. Já com a loja virtual alugada e pronta, você consegue se livrar dessa parte, que passa a ser automática. Isso garante mais tempo para se dedicar a outras partes importantes do negócio, tornando a gestão ainda mais estratégica.

3. E quais as desvantagens?

Ao mesmo tempo, há certas desvantagens que precisam ser desconsideradas. A principal delas diz respeito à questão da padronização. Por mais que você possa escolher uma série de questões ligadas à sua loja virtual, ela ainda assim não permite a padronização total que é obtida quando você desenvolve a própria solução. Além disso, é necessário ter cuidado com a escolha.

Se a empresa contratada não for adequada, você pode não conseguir realizar uma migração necessária e, com isso, sair perdendo. Para driblar essa questão, é importante conhecer a reputação da empresa, analisar as funcionalidades que ela oferece e, principalmente, se preocupar com a questão do código fonte. O ideal é que o fornecedor permita que o cliente compre o código fonte — e deixe o aluguel —, se optar por isso em algum momento do relacionamento.

4. Vale a pena ou não?

A verdade é que alugar uma loja virtual pronta é uma ação que pode ser muito vantajosa e vale a pena para a maior parte dos casos. Quem está começando agora consegue ter um empurrão importante para conquistar sua reputação entre os clientes. Quem não tem uma equipe dedicada de TI também sai ganhando, inclusive do ponto de vista financeiro.

Mesmo quem tem mais robustez para fazer um investimento maior pode optar por essa escolha a princípio. Se a loja não funcionar como o esperado, a única perda é em relação aos meses pagos de aluguel. Caso dê certo, poderá realizar a compra do código fonte. Assim, há mais proteção e também retorno quanto ao investimento.

O aluguel de loja virtual pronta é uma possibilidade especialmente vantajosa para quem busca aliviar rapidez, baixo custo e segurança na hora de ter o próprio comércio eletrônico. Para tanto, é importante fazer uma boa escolha, de modo a garantir que a compra do código fonte seja possível caso esse seja o desejo em algum momento.

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