Saiba tudo sobre Magento para B2B

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O Magento é a maior plataforma de e-commerce em todo o mundo e já possui ampla aceitação no mercado B2C. Com uma adoção crescente por empresas de vários segmentos, a ferramenta começou a ganhar destaque com soluções específicas também para o B2B.

As organizações que atuam no business-to-business sabem que precisam atender seus clientes de forma diferenciada, considerando aspectos como a quantidade de produtos, as ofertas e formas de pagamento e entrega disponibilizadas, em geral, não são iguais às dos consumidores finais. O Magento é uma solução capaz de alavancar as vendas na loja online através tanto do modelo B2C quanto B2B. Neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Magento para B2B:

1. A extensão Magento para B2B

O Magento para B2B é uma extensão da plataforma já popular no B2C, trazendo funcionalidades adicionais para montar uma loja de sucesso. Nessa versão, os preços de produtos e a função adicionar ao carrinho só ficam disponíveis para aqueles consumidores que possuem contas aprovadas pelo administrador do sistema. Isso abre um leque de possibilidades para o trabalho com os clientes, direcionando as informações e as ações para cada perfil de público.

2. As funcionalidades

O Magento permite que as lojas de B2B e B2C de uma empresa funcionem simultaneamente, em uma única aplicação no mesmo domínio. No entanto, algumas empresas preferem manter as duas lojas separadas, no intuito de entregar soluções específicas para cada tipo de público, levando em conta seu comportamento e necessidades.

Assim como no Magento para clientes finais, na extensão B2B os consumidores podem registrar-se no sistema facilmente. No entanto, para conseguir visualizar preços dos produtos e fazer pedidos, é necessário enviar uma documentação para aprovação pela loja. Isso permite que os valores e condições cheguem apenas aos clientes autorizados.

Além disso, as opções “adicionar ao carrinho” e “check-out” só ficam disponíveis para os consumidores que já foram aprovados no sistema, garantindo que os usuários do B2C não consigam fazer transações não autorizadas para seu perfil. Também é possível exigir login para qualquer visualização da loja, organizando ainda mais o ambiente de compras.

3. Segmentação de clientes

A extensão do Magento para B2B possibilita a ativação de produtos de acordo com categorias preestabelecidas. Isso garante a personalização de ações de marketing para itens específicos, de acordo com sua estratégia de vendas. Além disso, todo cliente cadastrado na loja pode ser vinculado a grupos de cliente criados no admin do Magento pela sua empresa.

Após o preenchimento do formulário no site e aprovação da documentação por sua equipe, é possível mover o consumidor do grupo padrão para a categoria que você quiser. A partir desse momento, o cliente receberá apenas as informações direcionadas ao grupo em que está inserido, possibilitando ações segmentadas com condições especiais.

4. Estratégias de diferenciação

Com a possibilidade de trabalhar grupos de consumidores específicos, sua empresa poderá diferenciar preços e outras condições de venda sempre que achar necessário. No Magento para B2B, é possível inserir preços com base na quantidade de serviços adquiridos, alinhando faixas de valores e oferecendo descontos progressivos de acordo com o volume comprado. Outra forma de segmentar é por grupo, permitindo a inserção de valores de venda diferentes para cada grupo de cliente.

A plataforma conta, ainda, com uma opção de menu chamada promoções, que também realiza a segmentação para grupos específicos de clientes. As regras podem ser feitas em catálogo, sendo válidas para qualquer produto , mesmo antes de ser adicionado, ou em carrinho, válida para consumidores que atendam às condições estabelecidas por sua empresa. Essa funcionalidade permite a criação de ações com regras combinadas, como oferecer desconto a um grupo de clientes que compra acima de determinado valor e escolhe uma forma de pagamento específica.

Para conhecer mais extensões e possibilidades de recursos para integrar a sua loja online em Magento, continue acompanhando o nosso blog e nos siga nas redes sociais!

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