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Marketing Estratégico: o que é e como ele vai alavancar as vendas do meu e-commerce?

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Um dos grandes desafios para um e-commerce não é desenvolvê-lo e sim planejá-lo. E o uso do marketing estratégico pode ser uma ferramenta matadora para isso. 

Há muita informação na internet sobre como promover seu e-commerce (através de estratégias como SEO, AdWords, Inbound Marketing, YouTube, entre muitas outras). Mas não adianta divulgar em todos os canais disponíveis sem um bom plano de marketing.

Ter essa estratégia sólida é crucial para o sucesso de qualquer negócio online. E o maior desafio é encontrar um equilíbrio entre o marketing estratégico e o operacional.

Ficou interessado(a)? Então confira a seguir todo o conteúdo que a JN2 preparou sobre esse assunto!

O que é marketing estratégico?

Projetado pelo Freepik

As organizações usam o marketing estratégico para criar um plano de ação visando conquistar e satisfazer clientes, além de aumentar a rentabilidade e a produtividade. Assim, o objetivo é identificar as necessidades dos clientes, o que orientará todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.

Com isso, é possível definir quais as ações e recursos serão feitos em um determinado período de tempo. 

É também no marketing pensando de forma estratégica que são definidos quais canais a empresa usará para a promoção, bem como as metas e os prazos para atingir os objetivos estabelecidos.

Confira os elementos essenciais que devem constar nesse planejamento:

  • Definir objetivos realistas;
  • Criar táticas de negócios mais eficazes;
  • Analisar as falhas do plano de marketing anterior;
  • Propor ações para melhorar o desempenho das ações estabelecidas.

Quais as diferenças entre o marketing estratégico e o marketing operacional?

A diferença entre marketing estratégico e marketing operacional não está clara para muitos donos de e-commerces e empreendedores no geral. Isso é bem notável pelos profissionais que prestam serviços para essas empresas.

Muitos gestores “pulam” a parte do planejamento e partem diretamente para a ação, o que traz prejuízos a longo prazo.

O marketing de uma empresa deve ser uma estratégia completa: começando pelo planejamento, passando para a execução e terminando na análise de dados dos resultados.

Nesse contexto, o marketing estratégico é o primeiro (e fundamental) passo das ações a serem realizadas. Depois de tudo planejado, entra em cena o marketing operacional.

Aqui executamos as ações que foram planejadas no nível anterior. Ele é responsável por moldar o mercado e atrair novas oportunidades.

Portanto, enquanto o marketing estratégico se ocupa em delinear o mercado e entender a compreensão do produto por parte dos clientes, o marketing operacional está diretamente envolvido com a promoção do produto. É o setor que produz o material necessário para atrair clientes e dar suporte às vendas.

Qual a relevância do marketing estratégico para o e-commerce?

Marketing Estratégico 2

O marketing estratégico é de suma importância não apenas para o e-commerce, mas para qualquer negócio. Porém, com o marketing online, muitas empresas do varejo eletrônico acreditam que já estão fazendo todo o dever de casa. Na verdade, elas estão fazendo apenas um terço do esforço do marketing.

Uma estratégia sob medida para o e-commerce começa com a compreensão de como o negócio de fato funciona. E isso inclui até mesmo entender toda a cadeia industrial e a concorrência.

Em seguida, o plano deve ir além da total familiarização do negócio e dos produtos oferecidos por ele. Deve-se também identificar os pontos fortes e fracos, ou seja, as forças e as fraquezas que a empresa possui. Essa compreensão dará um bom panorama do que ofertar aos clientes.

Confira a seguir mais alguns aspectos importantes do marketing estratégico para e-commerce.

Conhecimento maior sobre o público-alvo

Toda estratégia de marketing eficiente deve começar buscando definir e compreender o público-alvo, ou seja, os potenciais compradores. 

Isso é importante não apenas para direcionar o tráfego do site , como também para conquistar conversões/vendas.

Novos produtos versus produtos existentes

Quando uma empresa vai lançar um produto, antes de tudo, é preciso trabalhar uma estratégia de marketing digital bem detalhada. Esse cliente precisa conhecer a marca, entendê-la e saber por que esse produto será interessante para ela. 

Nesse momento, é interessante realizar uma boa pesquisa com o público-alvo, a fim de inferir como será a recepção desse novo produto e quais as expectativas dos potenciais clientes.

Com isso, fica mais fácil mensurar a quantidade de esforço para a promoção e até mesmo como construir a consciência de marca.

Já os produtos estabelecidos exigem uma estratégia diferente: devemos torná-los mais competitivos e aumentar a percepção de seu valor pelo público. 

Recursos como SEO, Google AdWords, segmentação, layout, e-mail marketing e campanhas em redes sociais podem e devem ser otimizadas através do marketing estratégico, gerando, assim, mais valor para a loja virtual.

Quais os pilares do marketing estratégico para e-commerces?

Marketing Estrategico Pilares

Quando se trata de definir um novo plano de marketing estratégico, é importante ter em mente quais os pilares dela. Confira.

  • Compreender o seu negócio e o que o torna único em seu mercado;
  • Determinar se a sua capacidade e o seu posicionamento estão em sincronia com os objetivos de marketing;
  • Sensibilizar e conquistar boa presença digital para a sua marca, produtos e serviços;
  • Direcionar o tráfego para o seu site por meio de SEO, publicidade on-line, referências de blogs e sites frequentados pelo público, redes sociais, entre outros recursos;
  • Converter visitantes em clientes pagantes identificando o público-alvo que está interessado no que sua marca tem para oferecer. Depois de identificados, otimizar a experiência on-line para eles;
  • Analisar os resultados e procurar continuamente formas de melhorar o desempenho das ações de marketing.

Trabalhar com o marketing estratégico é o segredo para o seu negócio crescer!

Fazer o marketing estratégico para e-commerce não é difícil, apenas demanda trabalho, dedicação e conhecimento do assunto. Se feito da maneira correta, ele pode trazer grande retorno para a empresa em médio e longo prazo.

Assim, com um plano de marketing traçado e implementando as estratégias certas, você conseguirá criar uma base sólida para a sua loja online. Depois, basta testar novos recursos e aprimorar a estratégia definida para acompanhar o crescimento da empresa.

Agora ficou mais fácil trabalhar o marketing estratégico da sua empresa, não é mesmo?! Acesse nosso site e fale com um dos nossos experts para conhecer um pouco mais sobre a Plataforma JN2! O upgrade que seu site precisa para vender mais!

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