Marketing Estratégico: o que é e como ele vai alavancar as vendas do meu e-commerce?

atualizado em

O maior desafio para um e-commerce não é desenvolvê-lo e sim planejá-lo. E isso envolve uma estratégia de marketing matadora.

Há muita informação na internet de como promover seu e-commerce (SEO, AdWords, Inbound Marketing, YouTube, entre muitos outros recursos). Mas não adianta divulgar em todos os canais disponíveis sem um bom marketing estratégico.

Ter uma estratégia de marketing sólida é crucial para o sucesso de todos os negócios on-line. E o maior desafio é encontrar um equilíbrio entre o marketing estratégico e o operacional.

Confira a seguir a diferença entre eles, mais informações sobre o marketing estratégico e a importância dele para a sua loja virtual!

O que é marketing estratégico?

Projetado pelo Freepik

As organizações usam marketing estratégico para criar um plano visando conquistar e satisfazer clientes e aumentar a rentabilidade e a produtividade. Ele é usado, principalmente, para identificar as necessidades dos clientes, o que orientará todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.

O marketing estratégico determinará quais as ações e recursos serão feitos em um período determinado de tempo. Ele também pode ajudar uma empresa a se tornar mais inovadora e assim obter maior inserção no mercado.

É no marketing estratégico que são definidos quais os canais que a empresa usará para a promoção e as metas e os prazos para atingir os objetivos estabelecidos.

Confira os elementos essenciais que devem constar nesse planejamento:

  • definir objetivos realistas;
  • criar táticas de negócios mais eficazes;
  • analisar as falhas do plano de marketing anterior;
  • propor ações para melhorar o desempenho das ações estabelecidas.

Quais as diferenças entre o marketing estratégico e o marketing operacional?

A diferença entre marketing estratégico e marketing operacional não está clara para muitos donos de e-commerces e empreendedores no geral. Isso é bastante percebido pelos profissionais da área, que prestam serviços para essas empresas.

Muitos gestores “pulam” a parte do planejamento e partem diretamente para a ação, o que traz prejuízos em longo prazo.

O marketing de uma empresa deve ser uma estratégia completa: começando pelo planejamento, passando para a execução e terminando na análise de dados dos resultados.

O marketing estratégico é o primeiro e fundamental passo das ações de marketing. Depois de tudo planejado (público-alvo, ações, resultados esperados e prazos), entra em cena o marketing operacional.

Resumidamente, o marketing operacional executa as ações que foram planejadas pelo marketing estratégico. Ele é responsável por moldar o mercado e atrair novas oportunidades.

Enquanto o marketing estratégico se ocupa em delinear o mercado e entender a compreensão do produto por parte dos clientes, o marketing operacional está diretamente envolvido com a promoção do produto. É o setor que produz o material necessário para atrair clientes e dar suporte às vendas.


Qual a relevância do marketing estratégico para o e-commerce?

Marketing Estratégico 2

O marketing estratégico é de suma importância não apenas para o e-commerce, como para qualquer negócio. Porém, o e-commerce lida, principalmente, com o marketing online, e muitas vezes as pessoas acreditam que assim promoverão os seus negócios nos diversos canais. Na verdade, elas estão fazendo um terço do esforço do marketing.

Uma estratégia de marketing sob medida para o e-commerce começa com a compreensão de como o negócio de fato funciona. E isso inclui até mesmo entender toda a cadeia industrial e a concorrência.

Em seguida, o plano de marketing deve ir além da total familiarização do negócio e dos produtos oferecidos por ele. Deve-se também identificar os pontos fortes e fracos, ou seja, as forças e as fraquezas que a empresa possui. Essa compreensão dará um bom panorama do que ofertar aos clientes.

Confira a seguir mais alguns aspectos importantes do marketing estratégico para e-commerce.

Conhecimento maior sobre o público-alvo

Toda estratégia de marketing eficiente deve começar buscando definir e compreender o público-alvo, ou seja, os potenciais compradores. Isso é importante não apenas para direcionar o tráfego do site (definição de público-alvo e nichos de mercado), como também para conquistar conversões/vendas (a compreensão das necessidades desse público).

Novos produtos versus produtos existentes

Novos produtos requerem uma estratégia de marketing digital especializada, que se concentrem na construção da consciência de marca e das necessidades. Nesse momento é interessante realizar uma boa pesquisa com o público-alvo, a fim de inferir como será a recepção desse novo produto e quais as expectativas dos potenciais clientes.

Com isso, fica mais fácil mensurar a quantidade de esforço para a promoção e até mesmo como construir a consciência de marca.

Já os produtos estabelecidos exigem uma estratégia diferente: deve-se buscar torná-los mais competitivos e aumentar a percepção de valor deles pelo público. Recursos como SEO, Google AdWords, segmentação, layout, e-mail marketing e campanhas em redes sociais podem e devem ser otimizadas através do marketing estratégico, gerando, assim, mais valor para a loja virtual.

Quais os pilares do marketing estratégico para e-commerces?

Marketing Estrategico Pilares

Quando se trata de definir uma nova estratégia de marketing estratégico, é importante ter em mente quais os pilares dela. Confira.

  • compreender o seu negócio e o que o torna único em seu mercado;
  • determinar se a sua capacidade e o seu posicionamento estão em sincronia com os objetivos de marketing;
  • sensibilizar e conquistar boa presença digital para a sua marca, produtos e serviços;
  • direcionar o tráfego para o seu site por meio de SEO, publicidade on-line, referências de blogs e sites frequentados pelo público, redes sociais, entre outros recursos;
  • converter visitantes em clientes pagantes identificando o público-alvo que está interessado no que você tem para oferecer. Depois de identificados, otimizar a experiência on-line para eles;
  • analisar os resultados e continuamente a procura de formas de melhorar o desempenho das ações de marketing.

Fazer o marketing estratégico para e-commerce não é difícil, apenas demanda um pouco de esforço. Porém, se feito da maneira correta, ele trará grande retorno para a empresa em médio e longo prazo.

Com um plano de marketing traçado e implementando as estratégias certas, você conseguirá criar uma base sólida para a sua loja online. Depois, basta testar novos recursos e aprimorar a estratégia definida para acompanhar o crescimento da empresa.


Você também pode se interessar