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Criar uma loja virtual significa ampliar os negócios e ter mais possibilidades de lucrar. E, para isso, melhorar o tráfego orgânico do seu e-commerce é fundamental.

Afinal, toda marca precisa ser vista e acessada pelos clientes e potenciais consumidores.

No entanto, não pense que é impossível competir com grandes empresas que investem pesado em anúncios patrocinados. Com dedicação e seguindo boas práticas, você consegue melhorar o tráfego orgânico do seu site e ter mais visibilidade.

Ficou interessado(a)? Então confira as dicas que a JN2 trouxe sobre esse assunto e prepare-se para alavancar suas vendas!

O que é tráfego orgânico?

Antes de tudo, é importante entender o que é tráfego orgânico e saber diferenciá-lo dos outros tipos de tráfego.

Esse nome é dado a todos os acessos de um site feitos através de mecanismos de busca, como o Google. A grande vantagem é que para este tipo de acesso o custo para as empresas é praticamente zero.

No entanto, é importante aplicar algumas técnicas de SEO e estar bem posicionado nos sites de busca para que isso aconteça. Assim, o site tem mais chances de obter visitantes – e a métrica de taxa de conversão de vendas pode aumentar.

Por sua vez, o tráfego pago é o resultado de visitas em um site que vieram de anúncios pagos em plataformas como o Facebook Ads e o Google Adwords. Esse tipo de tráfego pode trazer resultados mais rápidos, mas a diferença é a necessidade de investir dinheiro para atrair esses usuários.

Confira a seguir algumas práticas que podem ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce:

Otimize seu site

O primeiro passo é trabalhar para otimizar o seu site como um todo.

Seja nas páginas de categoria ou nas de produto, procure utilizar bons títulos e meta-descrição eficientes.

Também é importante atualizar sua plataforma de e-commerce, sempre pensando em melhorar o acesso do consumidor. Isso pode ser feito distribuindo os produtos de forma simples e organizada no site, a fim de que tudo o que for pesquisado seja encontrado com mais rapidez.

Essas são estratégias que ajudam os motores de busca a encontrar o seu site e melhoram o ranqueamento do seu e-commerce.

Confira muito mais sobre esse assunto no nosso texto 15 ferramentas de marketing para otimizar o seu e-commerce.

Dê atenção ao mobile

Uma pesquisa do SPC Brasil realizada em todas as capitais do país em 2018 indicou que 74% dos brasileiros utilizam o celular em algum dos processos de compra.

Seja para pesquisar, comparar preços ou mesmo finalizar um pedido, o smartphone é hoje um item indispensável para os consumidores. E pensar nesses usuários é essencial para qualquer e-commerce que deseja vender.

Por isso, busque garantir uma experiência agradável em seu site para quem acessar pelo tablet ou smartphone. E isso inclui layout responsivo, carregamento de página rápido, além de botões de atalhos para acesso.

Simplifique o processo de compra

Muitas pessoas abandonam o carrinho por ter que preencher cadastros gigantescos para finalizar uma compra.

Então, para mudar essa realidade, é importante mudar o sistema de compra da sua loja e simplificar esse processo ao máximo.

Uma boa dica é conferir métricas de abandono de carrinho e verificar onde é possível descomplicar esse procedimento. Além disso, também é válido conversar com os próprios consumidores para obter um feedback sobre o que é possível melhorar em todo esse processo.

Invista em conteúdo

Um bom conteúdo também tem o poder de trazer tráfego orgânico para sua loja virtual. Esse conteúdo pode vir em diferentes formatos, como um blog ou as próprias redes sociais da empresa.

O blog tem poder de atrair mais pessoas para a loja virtual e conferir autoridade para sua marca. E isso deve ser feito através do marketing de conteúdo, que trabalha na produção de conteúdo relevante e que realmente interessa o seu público.

Já as redes sociais possuem enorme alcance e também são ótimas ferramentas para divulgar uma marca e converter em vendas. Neste caso, também é essencial trabalhar com pautas interessantes, boas imagens e buscar interação com o público nos posts.

Para disseminar todo esse conteúdo, é importante incluir “convites” para o site ou página de produto através de links com encurtamento de URLs.

Investir em tráfego orgânico é essencial para o seu negócio

O tráfego orgânico é um meio perfeito para atrair leads para sua loja virtual, principalmente se o orçamento de tráfego pago já está no limite. Portanto, aplique cada tópico acima e não se esqueça: nessa estratégia, os resultados são graduais e levam algum tempo para aparecer.

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