As melhores práticas para o cadastro de produtos da sua loja

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Cadastro de produtos no e-commerce

O cadastro de produtos é uma das atividades mais importantes dentro de um e-commerce.

Afinal, na falta de um vendedor para falar dos atributos, a missão de encantar o consumidor e fazê-lo comprar é da página do produto.

Mas como é possível tornar essa página mais atrativa e aumentar as conversões? Acompanhe todas as informações que a JN2 preparou sobre esse assunto e comece a vender mais hoje mesmo!

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A importância de um cadastro feito da forma certa

O cadastro de produtos no e-commerce precisa ser bom o suficiente para chamar a atenção das pessoas e contribuir para que as conversões aumentem.

Portanto, é preciso contar com fotos de alta qualidade, além de descrições completas, incluindo todas as informações relevantes sobre o produto. Mesmo que a peça ou serviço tenha um bom preço, não detalhar o que está sendo oferecido pode diminuir a confiança do cliente no site.

O resultado? Ele finaliza a compra no site do concorrente, que está a apenas um clique de distância.

Com tamanha importância do cadastro de produtos, é fundamental deixar a ansiedade de colocar o site no ar de lado e fazer um planejamento prévio.

Técnicas para otimizar o cadastro de produtos

Existem algumas técnicas que ajudam a otimizar as páginas de produto e a torná-las mais atraentes para os visitantes do site. Confira algumas delas a seguir:

Invista nas descrições detalhadas

Para fazer a descrição de produtos, um bom exercício é colocar-se no lugar do consumidor. Leia suas descrições atuais e note se suas dúvidas foram tiradas com tudo o que foi informado.

Imagine que o seu e-commerce vende perfumes importados ou vinhos. O cliente não consegue sentir o aroma do perfume, muito menos o gosto do vinho. No entanto, ele precisa de um texto atrativo e ter todas as informações do produto bem detalhadas.

Todas as especialidades dessa mercadoria foram destacadas? A garantia ou validade foi mencionada em alguma parte? A forma de manuseio foi incluída? Tudo isso ajuda a deixar o cliente mais confiante para finalizar uma compra, mesmo que ele nunca tenha comprado em sua loja.

Leia também: 4 erros de SEO para você evitar no seu e-commerce.

Imagens e vídeos são destaque

Além de uma boa descrição, a parte visual também ajuda a apresentar um item e pode convencer um cliente a comprá-lo. Por isso, invista em boas imagens para os seus produtos e não limite-se apenas a utilizar as imagens que já vêm dos fabricantes.

Afinal, muitas pessoas ficam na dúvida entre adquirir ou não um produto justamente pela falta de uma foto ou por ela não ser nítida o suficiente. O ideal é contar com pelo menos três boas imagens de diferentes ângulos e, se necessário, uma foto do produto sendo manuseado.

Os vídeos também são muito úteis e autoexplicativos. Eles conseguem trazer mais detalhes sobre um produto e ainda permitem que o consumidor tenha uma melhor noção de tamanho e da forma de uso.

Títulos padronizados

Outra prática que facilita o entendimento sobre o que é o produto e aumenta as chances de compra é produzir bons títulos.

Por isso, a nomenclatura deve ser escolhida de acordo com o que os clientes buscam na internet e seguindo sempre um padrão. É essencial estudar o seu nicho, procurar as palavras-chave do produto e verificar o volume de buscas de cada termo.

Assim, fica mais fácil construir um título ideal e que possa ser encontrado mais facilmente. De acordo com cada segmento, um título ideal precisa ter informações como:

O que é o produto + marca + modelo + característica mais relevante + cor.

Categorias bem definidas

Ao dividir o produto dentro do site, de acordo com sua categoria, a navegação de um cliente costuma ser mais fácil e o cliente consegue encontrar o que procura rapidamente.

Então, fique atento(a) em fazer uma categorização de produtos inteligente e analise se a barra de menu aberta não dificulta a visualização do site, atrapalhando a experiência do usuário.

Atualize seu cadastro sempre que necessário

A falta de atualização em uma página de produto pode ser um dos motivos de reclamações de clientes.

Isso porque é comum que um fabricante mude uma embalagem ou a composição de uma peça ao longo do tempo. E não estar atento a isso pode fazer com que seja realizada uma venda de algo que não condiz com a realidade.

Por isso, é fundamental fazer um pente fino em sua loja virtual de tempos em tempos e verificar se algum produto precisa de atualização de cadastro.

Com um cadastro de produtos feito da forma certa, você pode vender muito mais

Otimizar o cadastro de produtos no e-commerce pode te ajudar a alavancar as vendas e ter mais destaque no seu nicho de mercado. Portanto, conte com alguém na equipe responsável por essa parte do seu negócio e aumente suas conversões.

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