Métricas de e-commerce

No mundo do comércio online, a medição de resultados é algo de suma importância empreendedor que pretenda crescer e se estabelecer nesse meio. É por meio dessas medições, conhecidas como métricas de e-commerce, que é possível perceber e acompanhar qual estratégia está surtindo efeito e qual não está funcionando tão bem quanto deveria, permitindo a manutenção da estratégia para que o resultado alcançado seja o mais próximo do ideal.

Dito isso, vamos dar uma olhada em algumas dessas métricas para entendermos melhor como cada uma delas funciona e qual poderá auxiliar e responder melhor às suas necessidades. Confira:

1. O Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Como o próprio nome já diz, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica que calcula quanto de dinheiro você deverá investir para que consiga adquirir um cliente. Por exemplo, um post patrocinado no Facebook aumenta sua visibilidade e, consequentemente, o número de visitantes no seu site, mas você precisa comprar o post patrocinado — logo, consome seu capital.

A lógica está em como aumentar o tráfego do site, seja por meio de posts patrocinados ou campanhas publicitárias para aumentar a visibilidade do seu negócio e transformar os visitantes do seu site em seus clientes. O CAC é quem vai ajudar você a calcular e avaliar a melhor forma de aumentar a visibilidade e o número de clientes da forma mais econômica possível.

2. A métrica de e-commerce do Carrinho Abandonado

Uma métrica de e-commerce que ajuda bastante é a do carrinho abandonado. Ela funciona quando alguém adiciona um item ao carrinho de compras do site, mas por algum motivo desiste da compra, deixando o produto abandonado no carrinho.

Isso acontece por causa de alguns motivos. Por exemplo: preços muito mais altos que o da concorrência, prazo de entrega muito elevado, frete caro, entre outros. Essa métrica indica que houve a intenção de compra, mas, possivelmente, um desses exemplos ocasionou a desistência do cliente. Logo, tente manter a taxa de abandono do carrinho baixa.

3. Taxa de Conversão (TC) de visitantes

Quanto mais pessoas visitam seu negócio, maior a chance de que uma venda seja concretizada. A Taxa de Conversão (TC) serve exatamente para isso. Ela faz uma porcentagem para ver quantas das pessoas que visitam sua loja acabam comprando seus produtos.

Imagine a seguinte situação: uma loja tem uma média de 100 visitantes, mas só 10% das pessoas que entram nessa loja acabam comprando algum produto. Então, das 100 pessoas que podiam ter realizado alguma compra, apenas 10 realmente compraram. Portanto, fica óbvia a importância de manter seu TC sempre o mais alto possível.

4. A Rentabilidade do Produto

Essa métrica é bastante útil, pois mostra quais produtos são os mais procurados no seu site e quais são os mais vendidos e que geram mais lucro. Isso ajuda a selecionar melhor os itens mais vendidos na hora de colocar em destaque, seja na home do site ou um post patrocinado, para que aproveite o sucesso e impulsione ainda mais suas vendas.

5. Taxa de Reclamação e sua importância

Para obter sucesso em qualquer tipo de comércio, deve-se sempre tentar agradar ao máximo seu cliente correspondendo da melhor maneira possível às necessidades dele. A Taxa de Reclamação pode impedir seu sucesso na internet, tendo em vista o receio ainda existente em boa parte das pessoas com as compras online.

Desse modo, sempre tenha em mente a importância dessas métricas de e-commerce, tente manter uma boa reputação para o negócio e foque em melhorar progressivamente a confiança dos seus clientes para conquistar cada vez mais consumidores.

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