Migração de plataforma de e-commerce: como escolher a tecnologia certa

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migração da plataforma de e-commerce

Você tem uma loja e-commerce, mas considera que as vendas poderiam ter resultados melhores? Uma das causas do problema pode ser o desempenho da plataforma. Quando os clientes têm dificuldades para ver os produtos, ou não se sentem seguros para cadastrar seus dados financeiros, diversas vendas deixam de acontecer. Em qualquer uma dessas situações, o ideal é planejar, agora mesmo, a migração da plataforma de e-commerce.

Esse post tem três grandes objetivos. O primeiro você já sabe: a migração de plataforma vai trazer ganhos para o seu e-commerce.

O segundo é um pouco mais técnico: vamos ensinar como o procedimento é feito.

O terceiro objetivo é apresentar uma plataforma para e-commerce usada por grandes empresas, como a Samsung.

 

Quer garantir a estrutura ideal da sua loja online e contribuir para aumentar as vendas? Então, siga a leitura, nós vamos mostrar o caminho pra você!

Como funciona a migração de plataforma e-commerce

A migração da plataforma e-commerce é um procedimento muito importante e exige a atuação de especialistas. Por isso, o primeiro passo é buscar ajuda profissional.

Uma empresa com expertise para fazer a migração será responsável por repassar todas as orientações necessárias durante o processo. Além disso, deve auxiliar na escolha da plataforma ideal, considerando o perfil e as demandas do seu negócio.

Geralmente, esses profissionais também fazem o backup dos dados da atual plataforma. Com isso, fica garantida a continuidade dos serviços e o cadastro de clientes da loja é mantido. 

Depois, a migração começa a acontecer e você não pode abrir mão de alguns aspectos. Veja nos tópicos a seguir!

Manutenção da URL

Os usuários da internet buscam facilidade quando pesquisam em lojas virtuais. Na hora de fazer a migração de plataforma e-commerce, é preciso redirecionar as URLs da plataforma antiga para a nova. Uma empresa com especialistas saberá cumprir essa tarefa com facilidade e total eficiência.

Responsividade e SEO

Essa é uma estratégia que vale ouro. A nova plataforma para o seu e-commerce tem que permitir integração com o Google Analytics e aplicação de Search Engine Optimization, o famoso SEO.

Agora, uma informação que vale ouro: ela precisa ser responsiva, pois isso faz toda a diferença nos critérios de ranqueamento do Google.

Em outras palavras, é mais uma tarefa que precisa ser cumprida para fazer sua empresa aparecer entre as primeiras nas páginas do Google sempre que um potencial cliente procurar produtos como os que você vende.

Marketing

As melhores empresas que fazem o serviço de migração também ajudam o empreendedor a criar um plano estratégico de marketing para as redes sociais. 

Elas conhecem os canais mais efetivos para o trabalho de divulgação, ajudam a atrair e reter clientes, além de trazer resultados expressivos para as vendas em lojas virtuais.

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Suporte especializado

Seu fornecedor também deve oferecer suporte depois de terminar a migração da plataforma, pois, no início, podem surgir dúvidas sobre as funcionalidades do novo sistema. 

Uma empresa determinada a ajudar saberá resolver eventuais dificuldades e tirar todas as dúvidas para garantir o bom funcionamento da sua loja virtual.

A migração da plataforma e-commerce deve ser confiada a um parceiro comercial com essa capacidade. E o mais importante: deve ser aliada do crescimento da sua empresa. 

Como funciona a plataforma Magento

Agora que você entende a importância de fazer a migração da plataforma e-commerce com ajuda profissional, chegou a hora de apresentar aquela que melhor pode acompanhar o crescimento da sua loja virtual. 

Nesse tópico, vamos falar sobre a plataforma Magento e seus recursos. Confira!

Código aberto

O Magento é uma plataforma e-commerce de código aberto, ou seja, os desenvolvedores conseguem acessar o código-fonte para criar a loja virtual. Por causa dessa característica, o Magento é muito flexível, cada lojista pode modificar as funcionalidades e adaptar a loja virtual de acordo com a necessidade.

Plataforma robusta

Até a versão mais modesta do Magento garante uma plataforma robusta. Em convergência com uma hospedagem de sites de ponta, o Magento praticamente não tem limites e pode suportar diversos produtos em quantidade e variedade. Usando a plataforma Magento, é possível armazenar incríveis 500 mil produtos.

Interface amigável

A interface do Magento é intuitiva e fácil. É bastante complexa na programação, mas não é complicada no uso. Com o Magento, seu cliente terá uma ótima experiência de compra e você acompanhará o ritmo de crescimento das vendas.

Marketplace e plugins

O Magento tem uma boa variedade de recursos na pré-instalação, porém, fica ainda melhor com extensões. Há recursos pagos e gratuitos para melhor atender às necessidades de cada loja virtual, como plugins para pagamentos, métodos de faturamento e de marketing.

Aparência

O tema básico da plataforma Magento é bem produzido, porém, se você quiser mudar a aparência do site, pode acessar o marketplace e escolher um dos tantos temas, alguns pagos, outros gratuitos. Um dos grandes benefícios do Magento é justamente esse, customizar a aparência em diferentes datas comemorativas, como o Natal, e deixar sua loja virtual sempre atualizada.

Mobile

O Magento foi uma das primeiras plataformas a se adaptar aos aparelhos móveis. As lojas virtuais que utilizam esse sistema são responsivas ao mobile e têm ótima aparência para aqueles consumidores que preferem fazer compras online usando o celular.

Checkout customizável

A plataforma Magento permite a customização do checkout, além da elaboração de formulários. Com isso, é possível melhorar bastante a experiência dos usuários. Um checkout ruim, vale lembrar, é uma das principais causas de abandono de carrinho em lojas virtuais.

Relatórios

O Magento também pode ajudar na elaboração de relatórios e informações importantes para o seu e-commerce. A plataforma tem uma integração com o Google Analytics, então, consegue monitorar o tráfego de visitas da loja virtual, além de detalhes sobre o desempenho das vendas e comportamento dos usuários nas diferentes páginas.

 

Essas são algumas das funcionalidades do Magento, a plataforma ideal para lojas virtuais com alta demanda e sem limites para crescer.

 

Agora que você sabe como funciona a migração da plataforma e-commerce, é hora de buscar um fornecedor que ofereça todo o suporte e as melhores funcionalidades.

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