Mix de produtos: 6 dicas incríveis para inovar no seu e-commerce

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venda de itens interessante para o mix de produtos

Ter um bom mix de produtos é essencial para qualquer loja virtual que queira se destacar perante os seus concorrentes. Além de colocar sua marca em posição de destaque e se apresentar como uma solução completa para aquele mercado específico, ter uma boa variedade de itens garantirá que seu cliente tenha acesso a novidades do mercado, sem ter de procurar por seu concorrente.

No entanto, manter o mix de produtos de uma loja virtual sempre atraente e atualizado é um desafio para o gestor. Por isso, listamos neste post 6 dicas incríveis para inovar e encantar a todos os seus consumidores neste quesito. Confira!

Busque sempre atender as necessidades do seu cliente

Para ter sucesso em seu empreendimento é preciso que você tenha sempre o foco no seu cliente, buscando compreender quais são os seus objetivos e os problemas que eles desejam solucionar ao adquirir seus produtos.

Conhecendo profundamente o público de sua loja virtual você poderá descobrir oportunidades que ainda não foram exploradas, mas que podem gerar mais vendas. Poderá também identificar a possibilidade de oferecer novos produtos que atendam a outras necessidades de seu cliente, diversificando ainda mais o seu mix de produtos.

E para conhecer seus clientes é indispensável que você ouça a opinião deles. Isso pode ser feito no momento após as compras, enviando questionários para serem preenchidos por e-mail. Se for preciso, você pode coletar os dados de seus clientes realizando pesquisas. Ferramentas como o SurveyMonkey ou mesmo o Google Forms são excelentes opções para reunir essas informações.

cliente comprando algo do mix de produtos

Faça uma análise completa de seu mercado

Antes de tentar inovar no mix de produtos oferecidos em sua loja virtual é necessário conhecer bem o mercado em que você atua, compreendendo todos os riscos do negócio e as oportunidades que podem ser exploradas para se obter melhores resultados.

Conhecendo bem seu mercado você será capaz de se antecipar possíveis problemas, sem prejudicar sua loja. Além disso, poderá oferecer alternativas baseadas em novas tecnologias ou mesmo novos fornecedores.

Para te ajudar a conhecer todos os detalhes de sua área de atuação, recomendamos que você utilize a matriz SWOT, também conhecida como FOFA, avaliando as forças e fraquezas de sua loja, assim como as oportunidades e ameaças que a sua área de atuação apresenta.

Essas informações irão ajudá-lo a encontrar os pontos fortes do seu e-commerce que podem ser explorados e potencializados, além de novas tecnologias e produtos que podem ser comercializados, aumentando o seu mix de produtos.

Isso permitirá que você inove com segurança, sem correr o risco de ser surpreendido por uma mudança repentina no mercado. Você pode ir além e fazer um planejamento estratégico campeão para sua loja virtual!

Acompanhe as tendências do mercado

Qualquer loja virtual de sucesso precisa ter um mix de produtos atual, que acompanha as principais tendências do mercado. Ainda que você faça uma análise completa do seu mercado de atuação, seguir as novas tendências pode ser ainda mais eficiente para inovar em seu mix de produtos.

Aproveite e acompanhe as novidades tecnológicas e de design e aplique-as em seus produtos. Essa é uma estratégia eficiente para atrair os clientes que são ávidos por novidades e querem acompanhar as principais inovações do mercado.

monitor de análise do mix de produtos

Conheça bem cada um de seus concorrentes

De nada adianta acompanhar o mercado sem conhecer o mix de produtos oferecido por seus concorrentes, bem como as características de cada um deles.

Para que você consiga inovar na variedade dos seus itens com segurança é preciso que você saiba quais são os produtos vendidos por seus concorrentes, compreendendo todos os seus detalhes e identificando quais opções que você ainda não comercializa em sua loja.

Além disso, acompanhando as ações de seus oponentes, você poderá identificar possíveis fornecedores e parceiros, ajudando a ampliar seu mix de produtos, bem como descobrir nichos de mercado e outras oportunidades que não estão sendo exploradas por eles.

Uma ótima oportunidade para sair na frente e ter ainda mais sucesso com seu e-commerce!

pesquisa do mix de produtos do concorrente

Invista em novas práticas de produção

Inovar é fazer algo novo, diferente do que foi feito até o momento. Se você busca inovar em seu mix de produtos, é preciso sair da zona de conforto e investir em novos métodos de produção, agregando valor ao que é comercializado em sua loja virtual e se diferenciando dos concorrentes.

Investir em novas práticas de produção vai além da troca de matérias-primas e ajustes no processo de produção. Isso envolve também a forma de embalar e exibir seus produtos ou até mesmo na oferta de serviços agregados a cada um deles.

Além de gerar mais valor aos produtos comercializados por você, investir em novos processos de produção e entrega dos produtos pode ser uma boa maneira de expandir seu mix de produtos.

transporte como inovação do mix de produtos

Acompanhe de perto suas vendas para inovar o seu mix de produtos

De nada adianta ter uma gama variada de mercadorias, com várias novidades que não são encontrados nos concorrentes, se o número de vendas está abaixo do esperado.

Por isso, é essencial que você acompanhe de perto a comercialização cada um dos itens, identificando se as metas comerciais estão sendo batidas ou se o investimento na aquisição e produção destes produtos não está sendo recuperado nas vendas. Caso isso esteja acontecendo, o futuro de sua loja virtual estará em cheque.

Sendo assim, avalie com cuidado cada uma das mercadorias em seu mix, fazendo perspectivas reais de suas vendas antes de incluí-las em sua loja. E depois de oferecê-las a seus clientes, acompanhe de perto o número de vendas de cada item.

Caso identifique um produto com vendas baixas, realize promoções, ofereça descontos, diminua a quantidade em estoque e em último caso remova o item de sua loja.

Mais importante do que um mix variado de produtos é ter itens que realmente sejam de interesse de seu cliente e que garantam o retorno do investimento e lucro para o seu negócio.

Inovar o mix de produtos de sua empresa não é tarefa fácil, mas aplicando cada uma destas dicas em sua loja virtual você terá ótimos resultados em seu número de vendas.

Quer ir além de somente inovar? Neste post falamos sobre a  psicologia das cores no e-commerce para vender mais. Deixe um comentário nos contando o que achou desse post

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