Saiba como montar uma loja virtual de maquiagem de sucesso

atualizado em

como montar uma loja virtual de maquiagem

As vendas online de produtos de beleza crescem ano após ano no Brasil. O faturamento do setor foi de 67% entre o primeiro semestre de 2018 e o mesmo período de 2019, segundo pesquisa do Compre & Confie. Somados os 5 milhões de pedidos, o faturamento foi de R$ 1 bilhão. Diante de números, alguns empreendedores podem se lançar nesse mercado e, então, surge o questionamento: como montar uma loja virtual de maquiagem e obter sucesso?

Você está nessa situação? Tudo bem! Para ajudar, neste post, reunimos diversas dicas para quem vai entrar ou já está no setor e quer melhorar os resultados. 

Também de acordo com a pesquisa da Compre & Confie, os itens de maquiagem foram responsáveis por 8,1% das vendas, ocupando o 4° lugar do ranking. 

Em primeiro lugar ficaram os itens de perfumaria, com 36,1% do faturamento, depois, os produtos para cabelo, com 26,9%, em seguida, barbearia, com 18%.

Quer saber como como montar uma loja virtual de maquiagem e aproveitar o grande sucesso desse mercado? Siga a leitura! As nossas dicas são especiais para você!

Como montar uma loja virtual de maquiagem

Entre os anos de 2015 e 2016, mesmo no auge da crise econômica do Brasil, o mercado de maquiagem ganhou cerca de 2 milhões de novos consumidores, segundo levantamento do Nielsen/IBOPE.

Mas, para surfar nessa onda, é preciso estruturar bem a loja de maquiagem no meio virtual. Não sabe como? Ensinamos o caminho nos tópicos seguintes!

Crie um modelo de negócios eficaz

O primeiro passo de como montar uma loja virtual de maquiagem é criar um bom modelo de negócios para a empresa. 

Nesse momento, é preciso atenção em aspectos muito importantes, como a definição do público-alvo, dos itens que serão vendidos e dos principais parceiros e fornecedores. 

O modelo de negócios também deve estabelecer os processos mais eficientes para a loja virtual funcionar e prosperar, ou seja, é uma etapa totalmente atrelada a planejamento.

Tenha uma boa precificação

Você precisa entender o mercado de maquiagem antes de ingressar nele. Só depois disso, é possível definir o preço dos produtos. Para acertar na precificação, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Encontre o equilíbrio entre um lucro razoável e valores que cabem no bolso do cliente;
  • Identifique uma margem mínima e segura de lucro para oferecer descontos sem prejuízos;
  • Observe os preços da concorrência para não deixar de ser competitivo;
  • Calcule quanto é necessário ter em caixa para manter o negócio.

Defina o seu mix de produtos

Ninguém gosta de entrar em uma loja de maquiagem online e encontrar apenas duas ou três mercadorias. Por isso, defina com inteligência o mix de produtos.

Para não investir em mercadorias sem giro, mantenha o foco no core business – produto principal – e oferte somente produtos condizentes com seu negócio. 

Outra estratégia que pode funcionar é a seleção de itens complementares aos de maquiagem a fim de ampliar as oportunidades de venda.

Tenha um estoque adequado

Outro cuidado importante para quem está buscando saber como montar uma loja virtual de maquiagem é o estoque.

A maioria dos cosméticos não pode ficar exposta ao calor e a umidade. Sendo assim, antes de adquirir os produtos, reserve um espaço adequado e limpo para guardá-los. 

Quando chegar à casa do cliente, o produto deve ser identificado pela embalagem. O ideal é que sua loja tenha uma etiqueta própria, mesmo que as peças sejam de marcas diferentes. 

O tamanho dos pacotes para os diversos tipos de produto também são importantes. Em hipótese alguma as mercadorias podem quebrar no envio.

Se for viável, mande seus principais produtos pelos Correios — ou outras empresas — para você mesmo a fim de saber se eles correm o risco de quebrar ou amassar nos pacotes.

Planeje as ações nas redes sociais

A atuação nas redes sociais também é muito importante. Mas não basta se lançar em qualquer rede e começar a divulgar seus produtos. É preciso escolher a mais adequada para divulgar seu negócio online. 

No caso dos empreendedores que vão montar uma loja virtual de maquiagem, o Instagram é a melhor opção.

Escolha a plataforma correta

Uma das decisões mais importantes de quem vai começar a fazer vendas online é a escolha da plataforma. Você tem que encontrar o melhor serviço para obter sucesso. 

Neste tópico, apresentamos funcionalidades que a plataforma e-commerce deve ter para facilitar a vida do cliente e a sua!

O primeiro aspecto — e um dos mais importantes — é que não haja demora e nem muita burocracia para que o cliente finalize a compra.

Quando o usuário inicia uma compra e não a conclui, é fundamental que a plataforma retome o contato. As melhores plataformas têm ferramentas para isso.

A otimização para mobile também é crucial. Você deve ter uma plataforma que garanta a melhor experiência aos clientes em todos os dispositivos, mas principalmente nos celulares.

Segmentação é mais um aspecto que faz diferença. Deve ser feita de acordo com as características principais dos produtos. É muito importante, porque facilita a procura do cliente e traz mais controle para o lojista.

As melhores plataformas auxiliam, ainda, no controle do estoque. Um dos piores erros de um e-commerce é ofertar ou vender um produto que já não está mais disponível.

Para ajudar na gestão de pedidos, por exemplo, informando ao cliente onde está o produto que ele comprou, as melhores plataformas disponibilizam um código de rastreamento.

E, para a gestão de vendas, as melhores plataformas e-commerces possuem um dashboard, onde é possível acompanhar de perto todas as vendas e resultados da loja virtual.

 

Planejamento, precificação, mix de produtos, gestão do estoque, divulgação e escolha da plataforma. Quem vai montar uma loja virtual de maquiagem precisa acertar em todos esses aspectos para aproveitar o crescimento do setor e faturar.

Quer saber ainda mais sobre a criação de uma loja virtual? Navegue no blog da JN2 e confira outros conteúdos com dicas para e-commerces.

Você também pode se interessar