O que é um ChatBot e como ele pode ajudar seu negócio

atualizado em

Chatbot e-commerce

Você pode não saber, mas com certeza já se deparou com um ChatBot ao comprar algum produto pela internet.

Essa ferramenta é uma forma automatizada e atrativa de melhorar seu atendimento online e ajudar seu e-commerce a aumentar as vendas.

Quer saber mais sobre os ChatBots? Então acompanhe todas as informações que a JN2 trouxe para você!

O que é um ChatBot?

O ChatBot é uma espécie de robô conversativo que faz o atendimento online através de uma aba no site. Assim, o cliente que compra em sua loja virtual pode ser atendido em tempo real e tirar todas suas dúvidas facilmente.

É bem simples: quando o usuário manda uma mensagem, o sistema acessa uma base de dados com possíveis respostas para essa pergunta e as envia rapidamente. Esse ChatBot é personalizável e você pode criar um personagem com a identidade da marca para conversar com os clientes.

No geral, o mais indicado é que o próprio site tenha informações bem completas, como descrição do produto, fotos e formas de pagamento. 

Já falamos sobre isso no texto sobre como você pode otimizar as páginas de produto do seu site. Para mais detalhes, acesse aqui

O ChatBot servirá para responder perguntas mais específicas e participar de todo o processo de compra. 

Conheça a seguir mais algumas funções e vantagens de usar um ChatBot na sua loja virtual.

Melhora a experiência do usuário

Com um ChatBot em sua plataforma de e-commerce, a experiência do usuário melhora bastante.

Isso porque o atendimento é mais prático e esse assistente virtual está disponível 24 horas por dia. É uma opção vantajosa se levar em conta que o atendimento por telefone, por exemplo, pode demorar bem mais e possui horários restritos. 

Além disso, esse recurso também ajuda quem não tem tempo de ir até uma loja e comprar um produto. Assim, o cliente economiza tempo e ainda tem suas dúvidas esclarecidas.

Atendimento personalizado

Sabia que mesmo sendo um processo automatizado, o ChatBot pode oferecer um atendimento mais pessoal?!

Isso porque ao desenvolver seu ChatBot, você pode trazer toda a personalidade da marca e criar uma matriz de comunicação para esse personagem. Ele vai acompanhar todo o processo de compra e ainda divulgar promoções, rastrear pedidos e até mesmo evitar abandono de carrinho. 

É uma evolução bem interessante no atendimento online e que tem tudo para agradar os clientes.

Aumento nas vendas

Não é segredo nenhum que o atendimento é um dos fatores determinantes para definir uma compra. 

Quando um consumidor não é bem-atendido, ele se sente desmotivado e pode optar por outra loja que ofereça o mesmo produto. Além disso, essa má impressão pode fazer com que esse cliente nunca mais compre em sua loja.

No entanto, com a atenção especial de um ChatBot, esse cliente se sente mais satisfeito e confiante para finalizar uma compra.

O desafio dos ChatBots

Mesmo sendo um ótimo recurso para aplicar no seu e-commerce, o ChatBot precisa ser muito bem-trabalhado.

Um dos grandes desafios ao usá-lo é acertar na comunicação. Ela precisa ser eficiente e todas as perguntas devem ser respondidas. Também é importante ser claro e assertivo nas palavras para evitar qualquer mal-entendido com o cliente.

Você pode se perguntar “mas, financeiramente, vale a pena usar o ChatBot?” 

Essa é uma dúvida bem válida, afinal é um investimento e há um custo envolvido. Mas, ao trabalhar o seu ChatBot da melhor forma e aprimorá-lo sempre que necessário, você pode obter um ótimo retorno.

Modernize o atendimento do seu e-commerce e adote um ChatBot!

Com o ChatBot, sua loja virtual agrega mais valor junto ao cliente e você tem tudo para vender mais. Por isso, procure adotar uma comunicação assertiva e aprimore sempre o seu software para que ele seja o mais eficaz possível.

Já sabe como será o seu ChatBot? Aproveite e continue acompanhando o blog da JN2! Aqui você confere as melhores dicas de e-commerce para alavancar o seu negócio!

Você também pode se interessar