Quem trabalha com qualquer tipo de comércio eletrônico certamente já se deparou com o termo “persona”. Mas você conhece o real significado dessa palavra e qual sua importância para o e-commerce?
A verdade é que ela está diretamente relacionada ao sucesso de um negócio, pois trata diretamente do consumidor final. Portanto, saber quem é sua persona ou como defini-la é um ponto de extrema importância.
A seguir, vamos falar em detalhes sobre esse assunto e como a definição de estratégias baseadas na persona pode ajudar a sua loja virtual. Confira!
Afinal, o que é persona?
A persona é a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ela pode ser definida através das características reais de um consumidor no que diz respeito a seus hábitos e comportamentos, além de toda sua trajetória pessoal e profissional. Afinal, a história e o comportamento do usuário influenciam diretamente na tomada de decisão.
Logo, esta é uma verdadeira imersão para entender quem é o cliente e, através disso, direcionar todas as estratégias de marketing para essa pessoa.
Vale frisar que dificilmente a empresa terá apenas uma persona. Afinal, o produto ou serviço que você vende pode alcançar diferentes perfis de consumidores. Por isso, é importante definir cada um deles buscando obter o máximo de informações possíveis.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Você pode estar se perguntando “mas isso não é o público-alvo?”
E é comum que haja uma confusão entre esses dois conceitos. Quando falamos em público-alvo e persona, a melhor forma de entender a diferença entre ambos é através de exemplo. Olha só:
Público-alvo: Mulheres, idade entre 45 e 65 anos, casadas e com filhos, graduadas e com salário médio de R$10.000,00. Gostam de móveis clássicos.
Persona: Luzia, 55 anos, arquiteta, é casada, tem dois filhos cursando a faculdade e recebe R$9.500,00. Luzia está mudando de apartamento e precisa renovar toda a mobília de casa. Para isso, ela quer móveis clássicos e de alta qualidade.
Para definir o público-alvo, é importante conhecer o mercado e conversar com os clientes, onde pessoas interessadas no seu produto ou serviço podem conhecer melhor sua empresa.
Tudo isso é parte da construção inicial de uma persona. Afinal, só é possível fazer um estudo mais aprofundado do perfil de cliente ideal quando temos um norte de quem ele é.
Agora ficou mais claro? Enquanto o público-alvo abrange mais pessoas, a persona é uma representação personalizada e humanizada de um perfil de cliente.
Ao definir as personas específicas, as chances da comunicação ser assertiva são muito maiores, pois a mensagem ganha o direcionamento certo.
Como definir uma persona?
Se a sua loja virtual já possui uma base de clientes sólida, definir a persona será uma tarefa mais simples. É possível ter muito mais detalhes sobre esse consumidor através de questionários onde você pode solicitar informações como:
- Quais características físicas, sociais e demográficas desse cliente;
- Quais são seus principais objetivos de vida;
- Qual sua posição na empresa que trabalha;
- Quais são seus hábitos de consumo;
- Quais meios de comunicação ele utiliza;
- Qual é a sua relação com a internet e o que ele procura online;
- Quem o influencia na decisão de compra;
- O que ele gosta de fazer durante o tempo livre;
- Quais dores ou problemas esse cliente está tentando resolver (caso houver);
- Como é sua rotina.
Para realizar esse questionário – que pode ser complementado com mais perguntas – você pode solicitar a participação de clientes pessoalmente ou via mensagem. A partir do que for coletado, será possível definir quantas personas têm o seu negócio e trabalhar o marketing direcionado a esses perfis.
Saiba como o marketing pode alavancar o seu negócio em nosso texto 5 segredos do marketing para um e-commerce de sucesso.
Ainda não tenho clientes. Como faço minha persona?
Muitos empreendedores esbarram na criação da persona justamente por estarem no início do seu negócio e ainda não terem uma base de clientes sólida.
No entanto, a criação prévia de uma persona, mesmo se tratando de um negócio ainda em fase inicial, pode ser o diferencial de uma empresa. A partir dela, é possível estabelecer melhor as estratégias de marketing que serão utilizadas, facilitando a alavancagem do produto ou serviço.
Assim, as campanhas podem ser direcionadas ao cliente ideal, reduzindo os custos e otimizando resultados.
Confira a seguir algumas dicas para definir a sua persona e já começar a comunicação de forma certeira:
Antes de tudo, defina qual é o seu negócio. Entender e dominar bem a sua área de atuação lhe ajudará a postar os primeiros conteúdos com qualidade, mostrando que você entende do assunto. Dessa forma, você poderá ver quem são as primeiras pessoas interessadas em seu conteúdo e no que você tem a oferecer;
Procure interagir com pessoas interessadas no seu nicho. O Facebook possui ótimos fóruns dos mais diversos assuntos e ali você pode entender o que o seu possível cliente deseja;
Utilize recursos como o Audience Insights. Essa ferramenta do Facebook dá um panorama de pessoas que estão interessadas no produto ou serviço que você oferece e mostra quais conteúdos ela consome.
Aplicando as personas nas estratégias de marketing
Seguidos todos esses passos, é o momento de colocar a mão na massa.
Então, ao ter em mãos as personas definidas, procure traçar ações de marketing voltadas para os hábitos, comportamentos e interesses desses perfis.
O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma delas. Você pode criar um conteúdo rico para a sua persona e trabalhar palavras-chave buscando solucionar os problemas que ela está tentando resolver.
Os anúncios de mídia paga também podem ser baseados na persona. As informações coletadas podem ajudar a segmentar o público que será impactado e fazer com que a mensagem chegue em quem realmente interessa.
Bônus: Geradores de Personas
Para te ajudar ainda mais a desenvolver a persona ideal do seu negócio, aí vai uma dica: você pode utilizar os geradores de personas.
A Rock Content possui modelos de persona muito interessantes. Por lá é possível preencher diversos dados, além de criar um nome e avatar desse perfil. É uma ferramenta gratuita e bem eficaz que pode facilitar o seu trabalho.
Definir a persona pode ser o segredo para o sucesso do seu negócio
Se comunicar da forma correta com as pessoas certas é a chave para qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida. Portanto, não deixe de definir a persona ideal do seu negócio e direcione toda a sua comunicação para esse tipo de consumidor específico.
Ficou mais fácil trabalhar os potenciais clientes de sua loja virtual, não é mesmo? Agora, só falta uma plataforma de e-commerce de qualidade! Para isso, acesse o site fale agora com um de nossos experts e conheça a plataforma JN2! Temos a ferramenta perfeita para você vender cada vez mais e melhor!