Loja Virtual Amazon

A Amazon, gigante do e-commerce, é um ótimo exemplo de empresa que soube usar o universo online ao seu favor.

Praticamente uma pioneira no modelo de loja virtual, hoje ela é uma marca que cria tendência no mercado e serve como referência para seus concorrentes.

Mas o que torna a Amazon tão única no varejo online e o que sua empresa pode aprender com ela? A JN2 trouxe todos os detalhes desse case de sucesso para você. Confira!

Não tenha medo de baixar os preços

Um dos diferenciais da Amazon sempre foi o preço. Estar um passo à frente da concorrência e vender por valores menores é uma tática que até hoje a marca utiliza.

Para que essa estratégia seja possível, a empresa usa um sistema que atualiza os preços em tempo real. O objetivo é oferecer produtos por valores competitivos, sempre mais baratos que a concorrência – nem que seja por um centavo a menos.

Por isso, dentro da sua realidade, não tenha medo de criar promoções e tornar sua loja virtual cada vez mais referência nesse quesito. É importante realizar estudos e saber até onde é possível dar descontos para que as contas fiquem equilibradas no final do mês.

Busque inovação sempre

A Amazon também é mundialmente renomada por trazer inovação em tudo o que se propõe a fazer. E isso acontece desde o início da empresa, quando o fundador, Jeff Bezos, lançou a empresa em 1994.

A empresa possui a melhor infraestrutura do mercado e sua organização na gestão de produtos é modelo para as outras empresas do ramo. Não é à toa que hoje a Amazon é o maior marketplace do mundo.

Além disso, ao se aventurar pelo mundo dos e-books, a empresa também criou um novo hábito de consumo. O Kindle, leitor de livros digitais criado por uma das empresas da companhia, permite aos usuários comprar, baixar, ler e pesquisar conteúdos como livros, revistas, jornais e muito mais.

Então, use sua criatividade para apostar em novas ideias para sua loja virtual. Por mais que ela possa parecer impossível de realizar ou até mesmo ruim, ser ousado é algo visto com bons olhos no mercado. E, quem sabe, sua estratégia pode virar um novo case de sucesso no futuro.

Dê atenção ao seu sistema de entregas

Outra característica da Amazon é a sua preocupação em realizar as entregas de forma rápida e com o menor custo para o cliente. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu os seguintes sistemas de entregas:

  • Last mile: Para facilitar a entrega do produto e torná-la mais rápida, foram criados centros de triagem em mais localidades. Além disso, as entregas são feitas com veículos menores e também através de parcerias com outras empresas. Assim, a mercadoria chega mais rápido e o tempo de espera é menor;
  • Lockers: Quem mora em locais restritos tem a opção de retirar o produto em pontos autorizados da Amazon. Eles são armazenados e o cliente retira com o código de barras do produto em mãos;
  • No mesmo dia: Existem alguns produtos específicos onde a entrega pode ser feita no mesmo dia da compra. Isso é possível porque alguns produtos são previamente embalados e já ficam prontos para entrega. Assim, de acordo com a hora em que a mercadoria foi comprada e nos locais autorizados, essa entrega-relâmpago pode ser feita;
  • Drones: A entrega do futuro, feita por drones, já é uma realidade na Amazon. O equipamento poderá realizar entregas longas e percorrer até 24km. No entanto, trata-se de um recurso ainda em fase de testes.

Ou seja, a satisfação do cliente, que inclui uma entrega rápida e barata, sempre foi vista como uma prioridade para a Amazon. Pensando nesse contexto, busque formas de facilitar o seu sistema de entregas e preocupe-se sempre em realizar esse processo da forma mais eficaz possível.

Invista pesado no marketing

A Amazon também entendeu que, para ser lembrada, ela precisaria antes ser vista. Por isso, não economizou ao longo dos últimos anos no quesito marketing e branding.

Nos EUA, a empresa está presente em praticamente todos os meios: TV, rádio, outdoor, internet, além de patrocínios dos mais diversos tipos.

No Brasil, apesar de ter os trabalhos iniciados de forma lenta, hoje ela já é uma das lojas mais queridas, não só pelos serviços de qualidade, mas também pelo seu nome.

Portanto, pense no impacto que sua marca pode ter e invista em marketing para alavancar os negócios. Com boas ações e estratégias certeiras, sua loja virtual tem tudo para crescer.

Você pode aprender mais sobre esse assunto no nosso texto 5 tendências de e-commerce que um gerente de marketing não pode ignorar.

Trabalhe sua equipe

Jeff Bezos sempre defendeu a ideia de que times menores são melhores. Tanto que um de seus lemas é: um time ideal é aquele que duas pizzas são suficientes para alimentar.

Segundo ele, isso acontece porque equipes menores conseguem trabalhar com mais sinergia e envolvimento. Assim, tudo sai de forma organizada e o alinhamento nas tarefas é maior.

Isso não quer dizer que empresas grandes e com muitos funcionários em um mesmo time não dão certo. A mensagem aqui é preocupar-se com uma boa gestão de pessoas e uma liderança eficiente para que todos estejam em sintonia e apaixonados pelo que fazem.

E isso serve para o seu e-commerce, seja ele grande ou pequeno.

Assim como a Amazon, o seu negócio pode ser referência no mercado!

Pensar naquilo que o público quer e trabalhar duro para melhorar sempre é essencial para o sucesso do seu negócio. Vale a pena usar a Amazon como referência e analisar os pontos acima para que a sua loja virtual possa ser cada dia melhor.

E se você precisa de uma plataforma de e-commerce de qualidade para alavancar seus negócios, fale com um dos experts da JN2! Aqui nós contamos com a tecnologia Magento para dar um up nas suas vendas!

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