ERP-para-loja-virtual-JN2

Você tem um sistema ERP na gestão do seu negócio? Ele está integrado à sua loja virtual?

ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning, Sistema de Integração de Gestão Empresarial. Esse sistema, quando integrado ao e-commerce, reúne todos os dados operacionais e processos gerenciais de sua loja virtual em uma única ferramenta.

Como gestor de e-commerce, seu objetivo é administrar o negócio de maneira ampla e completa. Portanto, o sistema de ERP viabiliza isso ao permitir que você acompanhe todos os processos de sua loja on-line em uma única ferramenta.

Controle de dados, gestão de estoque, emissão de nota fiscal e outras atividades passam a funcionar em um ambiente integrado, o que é fundamental para que você e sua equipe economizem tempo e dinheiro, otimizem processos e reduzam as margens de erro.

Vamos conversar mais sobre a importância do e-commerce integrado ao ERP? Continue a leitura e veja como essa solução é essencial para sua loja on-line crescer.

Qual é a importância do ERP para e-commerce?

É enorme e diversa a quantidade de informações que um e-commerce produz. Mesmo que você tenha uma equipe altamente produtiva, é impossível lidar com a velocidade com a qual elas são produzidas, principalmente se suas vendas estão em ascensão.

O desafio da gestão de uma loja on-line envolve organizar essas informações de maneira que elas estejam sempre prontas para serem consultadas ou utilizadas. No entanto, é muito comum a separação delas em bases de dados distintas.

Isso acontece porque seu e-commerce trabalha com vários softwares de gestão que são independentes e que nem sempre atuam em conjunto. É como um corpo humano, mas sem o cérebro para coordenar e fazer correlações.

O sistema de ERP para e-commerce foi desenvolvido justamente com foco na solução desse problema. Por isso, ele funciona como o cérebro da sua operação e centraliza todas as informações e dados obtidos em diferentes frentes da loja virtual.

Como vantagem, você amplia sua capacidade de gestão, pois o e-commerce integrado ao ERP possibilita o cruzamento de dados de maneira fácil e prática, com respostas mais precisas e obtidas em menos tempo.

Nesse aspecto, é possível tomar decisões estratégicas com mais velocidade e garantir, por exemplo, que sua loja on-line não fique atrás de um concorrente que fez uma ofensiva repentina e que pode impactar negativamente as vendas.

Outro ponto importante é que o ERP possui uma ligação intrínseca com a capacidade de sua loja on-line crescer, pois contribui com a escalabilidade do negócio.

Aquele desafio de lidar com a quantidade e a diversidade de informações permanece e, sem um sistema de ERP, seu e-commerce tende a crescer de forma desordenada. Já imaginou o trabalho que seria tomar qualquer decisão em uma loja on-line de grande porte sem o auxílio de uma ferramenta que centralizasse informações e permitisse o cruzamento delas? Pense nisso.

Como o ERP faz sua loja on-line crescer?

Acompanha as atividades gerenciais e operacionais

O sistema de ERP para e-commerce consegue armazenar, tratar, integrar e automatizar informações e tarefas de diferentes setores. Isso possibilita o fluxo ininterrupto de dados entre os departamentos e torna mais fácil o controle da operação.

Facilita o cadastro de produtos

Os dados cadastrais dos produtos e informações como marca, fabricante, características e outros registros, que vêm das empresas quando os itens dão entrada no estoque, podem ser integrados a essa unidade de manutenção e também ao cadastro deles no site. Desse modo, é possível administrar os pedidos de maneira mais rápida e eficaz e manter as informações unificadas.

Emite notas fiscais

Quando não é automatizado, o processo que envolve a emissão de notas fiscais leva mais tempo e ainda fica suscetível a erros humanos. Contudo, com o e-commerce integrado ao ERP, o cálculo é feito de maneira automática — agilizando as vendas e liberação dos pedidos para entrega.

Controla o estoque com precisão

Ao integrar seu e-commerce a um sistema de ERP, será possível emitir relatórios de vendas com mais rapidez e identificar, por exemplo, os produtos que têm maior ou menor demanda. Isso possibilita uma melhor organização no departamento de compras, que ganha tempo para se organizar e adquirir com antecedência os itens que estão saindo com mais frequência.

Ajuda no cumprimento das obrigações fiscais

Sabendo que a legislação brasileira não facilita muito a vida dos empresários, é preciso garantir o cumprimento de todas as obrigações fiscais. Por meio do ERP, sua equipe consegue emitir e entregar documentos obrigatórios como CT-e, MDF-e e as notas ficais eletrônicas. Tudo é automatizado e os dados ficam armazenados no sistema.

Agiliza o monitoramento e a análise de KPIs

Para que os indicadores de performance (KPIs) estejam sempre alinhados com os objetivos do seu e-commerce, é necessário acompanhá-los frequentemente. Isso possibilita mensurar resultados e definir ações que contribuem com os resultados desejados. E como o ERP armazena todos os dados do negócio, fica mais fácil e ágil monitorar e analisar os KPIs.

O que devo considerar na escolha do ERP?

A escolha de um sistema ERP para sua loja on-line deve ser feita com cuidado e atenção. Tenha em mente as necessidades do negócio e avalie quais recursos ele pode entregar ao seu. Lembre-se de que se trata da solução que contribui com escalabilidade.

O ERP deve se integrar à plataforma de e-commerce e criar um ambiente único para que você e sua equipe consigam gerenciar todos os processos, da atualização de estoque ao controle fiscal. Essa facilidade garante o destaque do seu negócio no mercado.

Para te ajudar a escolher a plataforma ideal para a sua empresa, sugiro que faça o download grátis do nosso e-book:

Perceba que o e-commerce integrado ao ERP não é uma opção para quem deseja ver o negócio crescer e prosperar. Trata-se de uma necessidade, pois sem escalabilidade a loja online tende a ficar desorganizada e prejudicar o próprio crescimento.

Considere um ERP para e-commerce e avalie as possibilidades para encontrar o parceiro ideal. Se a sua plataforma for Magento, existem vários sistemas de ERP que são muito bons e que permitem atender as necessidades do negócio.

Na dúvida sobre qual ERP escolher? Fale um de nossos experts, pois a nossa Plataforma JN2 é baseada em Magento e possui todos os recursos que você precisa, somos integrados com diversos sistemas, como Bling, Tiny, eMillenium, Microvix Linx, Softvar, Eliptec, Data Classic, Dr. Snoppy e Siggma. Se você já possui outro ERP na sua loja física e quer ingressar no e-commerce, contamos com uma consultoria de integração para unir qualquer solução ERP  à sua loja virtual!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *