Por que investir em presença digital em momentos de crise

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Quem imaginou uma pandemia capaz de preocupar governos em todo mundo, afetando não somente a Saúde, como a Economia dos países em 2020? Provavelmente, ninguém. Por outro lado, há muitos anos, profissionais de marketing imaginaram uma estratégia capaz de transformar as crises em oportunidades: o marketing digital. Neste artigo, explicamos como a presença digital em momentos de crise pode ajudar sua empresa no desafio das vendas.

O período de quarentena ocasionado pelo combate ao novo coronavírus mostrou a relevância e, mais do que nunca, a força do meio digital. Se por um lado as pequenas empresas foram altamente impactadas com a falta de movimento, negócios com presença online encontram alternativas para vender, enquanto lojas físicas permanecem fechadas por decretos governamentais.

Você não entende por que o digital oferece oportunidades para ter uma presença online? Segundo o Sebrae, 70% dos pequenos negócios usam as redes sociais para ações de marketing. Mas você não quer ser mais um!

A pandemia de Covid-19 aumentou o tráfego online a ponto de sobrecarregar a banda larga. Alguns serviços de streaming com exibições em qualidade superior precisaram ser retirados do ar temporariamente. Em casa, as pessoas consomem notícias, trabalham usando computador, conversam com a família e os amigos, pedem comida por deliveries e estão em constante busca por entretenimento.

O resultado: os pequenos negócios também dependem do digital para encontrar o público neste momento. Sem tais recursos, a comunicação simplesmente não acontece. Então, você pode ter em mente que: neste exato instante, milhares de pessoas estão em casa, online, procurando ou precisando dos produtos ou serviços da sua empresa.

Quer entender como a presença digital em momentos de crise pode ajudar a pagar as contas da sua empresa? Siga a leitura!

Por que as empresas devem investir em presença digital

Para muitas empresas, o marketing é encarado como uma despesa a mais, que serve sobretudo, para agradar os clientes  e promover a marca. Alguns acreditam até que o marketing não tem a menor capacidade para trazer retorno. Ledo engano.

Primeiramente, marketing não é um custo, mas, sim, um investimento. Tem o potencial de trazer resultados positivos no curto e no longo prazo. Uma estratégia de marketing pode ter diversos objetivos:

  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Fidelizar clientes;
  • Fazer a empresa crescer;
  • Gerar autoridade para a marca.

O marketing digital também atua nesse sentido, mas com ações concentradas na queridinha do momento: a internet. Ele segue uma linha estratégica, acompanha métricas, monitora resultados e considera que toda ação deve surgir para trazer retorno.

Há vários motivos para a sua empresa investir ou melhorar a presença digital em momentos de crise. A seguir apresentamos alguns deles. Veja!

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A concorrência investe em marketing digital

Uma rápida pesquisa vai deixar isso claro: procure seu produto ou serviço no Google e verifique se algum dos concorrentes está investindo em marketing digital. Eles continuam atuando, mesmo durante a crise? Se você não investir em presença online, o caminho está aberto para eles. Sua empresa tem que virar o jogo e parar de desperdiçar oportunidades de venda. 

Você precisa ocupar o lugar certo

O investimento em presença digital em momentos de crise como este pode colocar sua empresa como opção para quem está procurando seus produtos. Para isso, você tem que planejar bem as ações nas redes sociais, oferecer conteúdo relevante para blog e ter uma plataforma adequada para os acessos via mobile. Atendendo esses requisitos, sua empresa fica a um palmo dos potenciais clientes, no lugar onde eles preferem estar. 

É importante evidenciar a sua marca

Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a ficar em evidência. Para isso, é preciso elaborar conteúdos que agregam valor ao público. Você pode entreter, informar, ensinar algo e solucionar problemas. A divulgação de conteúdo relevante transforma sua presença digital em momentos de crise em relacionamento e cria uma percepção positiva no público sobre a sua marca. Entre os benefícios: atrair, reter e fidelizar clientes.

O custo é mais baixo

O chamado marketing tradicional – como anúncios de jornal e TV – exige um investimento muito alto e, mas épocas de escassez de recursos, pode ser inviável, ainda mais no caso das pequenas e médias empresas. Além disso, nem sempre, ele funciona. Investir em presença digital sai mais barato e a empresa consegue acertar onde mira. Então, além de o custo ser mais baixo, é mais efetivo.

Você pode investir em um e-commerce

Uma das maiores oportunidades que o meio digital oferece é a possibilidade de criar um e-commerce, ou seja, uma loja virtual. Neste momento, em que muitos estão evitando sair de casa e boa parte do comércio está fechado, o consumo migrou para o meio online. Quem estava apenas no ponto físico deve aproveitar o momento para se concentrar na viabilização do canal de venda e-commerce para continuar faturando, afinal, ainda há incerteza sobre o fim do período de isolamento social no país.

Como a presença digital impacta nos negócios

Na era da tecnologia, é quase uma obrigação que as empresas estejam presentes no meio online, porque elas conseguem se beneficiar do marketing digital e aumentar as vendas. 

Em tempos de crise, a presença da sua empresa na internet deve ser ainda mais forte, pois existe uma oportunidade única para obter retorno rápido e crescimento – tudo isso investindo muito menos do que no marketing tradicional.

É fato que empresas investem menos nos períodos de recessão a fim de cortar gastos, mas no caso do marketing digital é muito diferente! Empresas de marketing digital seguem crescendo. Além de contratar colaboradores fixos, com experiência na área, a contratação de freelancers em trabalho home office também é oportuna.

Essa é a sua chance de construir uma equipe forte em marketing digital. A área vem se expandindo no Brasil, mas ainda é uma relativa novidade por aqui. Por isso, comece agora e posicione sua empresa à frente da maioria dos concorrentes.

Chegou a hora de atender todos que demonstram interesse em comprar seus produtos ou serviços, utilizando uma abordagem certeira com um atendimento rápido e eficaz. Para isso, sua empresa precisa garantir presença digital em momentos de crise e deixar sua marca no exato lugar onde o público se encontra e se sente à vontade para ficar.

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