Saúde Financeira do E-commerce

A saúde financeira é uma condição fundamental para a estabilidade de qualquer negócio. Afinal, esse é um dos fatores determinantes para você saber em quanto tempo terá retorno financeiro com base nos investimentos iniciais. 

E com o e-commerce não é diferente!

Por isso, nós da JN2 trouxemos algumas dicas para você manter a saúde financeira do seu negócio online. Vamos conferir?! 

Trabalhe com métricas

A primeira dica fundamental para criar um planejamento financeiro e estratégico do seu e-commerce é trabalhar com métricas. Afinal, tudo gira com base na análise e mensuração frequente de resultados.

Algumas métricas básicas para avaliação são:

  1. Faturamento: compare o volume de vendas com o preço unitário do produto; 
  2. Ticket Médio: aqui temos o faturamento dividido pelo número de vendas, onde extraímos a média de quanto seus clientes gastam por compra; 
  3. Lucratividade: analisar a lucratividade do seu negócio é fundamental! Compare o faturamento bruto com o lucro líquido para saber o lucro final;
  4. Rentabilidade: o seu negócio precisa ser rentável. As análises constantes permitirão saber se sua estratégia e e-commerce te trazem retorno.

Com as métricas definidas, começamos a operação!

Tenha um controle de custos preciso

Todo negócio possui custos fixos mensais a serem considerados em seu planejamento financeiro. Ainda que em alguns momentos possam surgir despesas extras com situações inesperadas, esse controle de custos preciso é essencial.

Manter as contas em dia é fundamental para a saúde financeira de um negócio, não há dúvidas. Mas é através desse controle de caixa e fluxo que você poderá precaver possíveis custos. 

Isso porque com o fluxo de caixa organizado, a previsibilidade de receitas e despesas nos permite reservar uma porcentagem (e até mesmo estratégias semi prontas) para esses imprevistos. 

Confira dicas para criar um planejamento estratégico de sucesso para o seu negócio.  

Controle de estoque e monitoramento

O controle de estoque é outro processo primordial para sua loja online. 

Sabe o controle de caixa preciso que mencionamos acima? Ele também deve estar alinhado com o controle de estoque de forma impecável. 

Afinal, quando tudo isto segue de maneira sincronizada, fica mais fácil planejar ações comerciais. Assim, inclusive os setores ganham uma comunicação maior entre si e a empresa opera de maneira conjunta. 

Esta é, com certeza, uma das estratégias mais importantes para que a saúde financeira do negócio seja sempre positiva.

Estipule metas realistas e escalonáveis

A partir do momento que você tem um bom planejamento acerca dos itens anteriores, é possível estipular metas dentro de seu e-commerce. Mas lembre-se: é preciso separar metas realistas das metas que você gostaria de alcançar. 

A grande diferença é que, como o nome sugere, na primeira você conhece o seu e-commerce e sabe qual é o giro de saída mês a mês. Portanto, cria metas que são possíveis de alcançar. Já na segunda é como um desejo do que você espera atingir, mas tem a consciência de que um milhão de reais não se lucra de um dia para o outro, certo?!

Quando você trabalha com essas metas, toda a previsibilidade (olha ela aqui de novo!) de seu e-commerce é ainda mais precisa! Por isso, trabalhe com metas realistas e escalonáveis, mas sem deixar o desejo de crescer de lado.  

Checklist completo para abrir o seu e-commerce

Abrir um negócio – físico ou online – requer atenção em todas as etapas! Portanto, é fundamental estruturar a operação com atenção e mantê-la em perfeita harmonia.

Para isso, a JN2 tem um Checklist completo com todos os passos para criar o e-commerce do seu negócio. Partiu tirar essa ideia do papel? #VemComAGente ?

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