Como a segmentação de clientes vai aumentar sua taxa de conversão

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A segmentação de clientes pode ser o grande trunfo da sua loja virtual para aumentar a taxa de conversão. Segmentando os clientes de seu e-commerce, você conhecerá melhor o público e poderá direcionar ações específicas para seus consumidores de forma inteligente.

A Plataforma JN2 conta com recursos robustos, que vão lhe auxiliar no trabalho de segmentação de forma assertiva. Contudo, é preciso utilizar estas ferramentas de forma correta. Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos algumas dicas para aumentar a taxa de conversão de sua loja virtual, utilizando a segmentação como estratégia.

1. O poder dos relatórios avançados

Antes de tudo, é importante que você saiba que a Plataforma JN2 conta com uma ferramenta que vale ouro na hora de definir suas estratégias comerciais. Por meio dos relatórios avançados, é possível monitorar todas as ações realizadas por clientes fixos e clientes em potencial dentro de sua loja virtual.

Com este relatório, você terá acesso ao histórico dos pedidos de seus clientes, itens que estão colocando em seus carrinhos de compras, listas de favoritos, entre outras informações. A partir disso, é possível conhecer os perfis dos seus clientes e o comportamento de compra deles em sua loja.

2. Grupos de clientes para cada ação

Com os dados comportamentais e os perfis de seus clientes bem definidos, o próximo ponto de sua estratégia de segmentação no e-commerce é, alem de monitorar, direcionar sua verba e esforços de venda com base em ações reais de compra em sua loja.

Dessa forma, será possível organizar os diferentes tipos de clientes em grupos e ter uma excelente forma de alavancar suas vendas. Por meio da definição dos grupos de clientes, você terá um conhecimento específico de cada um deles, classificando-os e direcionando suas estratégias de venda de forma específica.

3. Ações de marketing bem planejadas 

É possível exportar listas de contatos e informações detalhadas dos clientes como nome, data de nascimento, cidade, sexo, entre outras informações. Você pode filtrar a partir do dado que lhe interessa e estas listas serão as fontes de sua base de dados para ações de marketing.

Segmentando os clientes de seu e-commerce, ficará mais fácil definir os canais e os métodos adequados para cada grupo de clientes e direcionar o envio de e-mail marketing. Outra vantagem da plataforma é que ela permite a criação destas listas avançadas de forma completa e possui extensões que integram ferramentas especializadas no envio para estas bases, tornando seu marketing mais efetivo,  eficiente e direcionado.

4. Diferencie os preços para cada cliente

Se você vende para atacado e varejo, por exemplo, pode restringir a visualização completa do catálogo de produtos aos clientes que se cadastrarem previamente em sua loja, realizando login para efetuar as compras. Neste caso, é fundamental que a abordagem seja diferente para cada grupo, assim como a disponibilidade em estoque e os valores para compra.

Segmentando seu e-commerce, você pode definir, através de configurações avançadas da plataforma ou implementação de módulos adicionais, estas duas frentes de venda em sua loja virtual. É possível oferecer também frete grátis ou prazo diferenciado de entrega por região, o que pode ser uma grande estratégia comercial para aumentar as vendas.

5. Promoções por segmento 

Através dos grupos de clientes é possível definir também regras de promoção, descontos específicos e métodos de pagamento e envio. É possível trabalhar de forma mais estratégica, levando em conta as características de cada grupo de cliente. É possível enviar códigos de desconto para determinado grupo, considerando sexo, idade, região, dentre outros critérios. A segmentação permite aumentar a taxa de conversão por meio de promoções específicas e direcionadas, portanto, mais atrativas.

Quanto mais informações você tiver sobre o seu cliente, melhor. Contudo, é preciso ser estrategista, aplicando as informações às suas ações direcionadas, otimizando a performance de sua loja virtual. E você, já utiliza a segmentação como estratégia para aumentar as taxas de conversão em sua loja virtual? Compartilhe suas experiências e dúvidas através dos comentários. Podemos ajudá-lo a aumentar a performance e a lucratividade do seu negócio.

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