servidor dedicado ou semi-dedicado

Um ponto fundamental para o sucesso da sua loja virtual é a escolha do servidor em que o e-commerce será hospedado. A JN2 oferece duas opções: servidor dedicado ou semi-dedicado. Conheça os dois tipos, as diferenças entre eles e escolha a opção mais adequada para hospedar seu e-commerce:

1. Servidor semi-dedicado

1.1 Para iniciantes

É a melhor opção para e-commerces menores e que não têm tráfego intenso de clientes. Apesar de ter configurações mais limitadas, o investimento é mais em conta, por isso é recomendado para negócios que estão começando. Além disso, o gerenciamento de hospedagem é feito por meio do Cpanel e o cliente tem à sua disposição: dois bancos de dados MySQL, um subdomínio adicional, dois domínios estacionados e SLA com disponibilidade de 99,5%.

Por ser tratar de um modelo mais simples, tem algumas limitações, como a memória de 4 GB compartilhada, 20 GB exclusivos de espaço em disco para Magento e e-mails, cota de transferência mensal de 665 GB exclusivos e 30 contas de e-mail disponíveis. No entanto, essas configurações atendem perfeitamente às lojas que estão começando agora no varejo online.

1.2. Para quem já está há algum tempo no mercado

É ideal para lojas virtuais que, apesar de não terem muito tráfego, estão em crescimento e tem um pouco mais de dinheiro para investir. Neste caso, o modelo pró, tem algumas configurações mais robustas.  As características do serviço, em geral, são as mesmas do iniciante, mas com algumas alterações que podem fazer a diferença na operação da sua loja virtual.

Conta com 8 GB de memória compartilhada, espaço em disco para Magento e e-mails de 40 GB exclusivos, transferência mensal de 1330 GB exclusivos e possibilidade de 60 contas de e-mails. Ou seja, é uma opção adequada para e-commerces que contam com uma equipe maior e transferem dados com maior frequência. Quem opta por qualquer um dos modelos de servidor semi-dedicado conta ainda com o serviço de migração do servidor e otimização do seu desempenho.

2. Servidor dedicado

Esta é a opção adequada para lojas virtuais que buscam uma performance superior em hospedagem. E-commerces com grande tráfego de clientes têm um melhor desempenho ao optar por um servidor dedicado, apesar do investimento ser mais alto. Entre as principais diferenças em relação a um servidor semi-dedicado está a disponibilidade de uptime – 99,9%. Ou seja, caso ocorra algum problema com sua loja virtual, você tem certeza que ele será rapidamente corrigido por um profissional capacitado.

Além disto, com o crescimento das operações do e-commerce, e consequente aumento do tráfego no site,  a utilização de bases de dados extensa e aplicações com consumo intenso de memória e CPU são necessários. O resultado é que muitas vezes um servidor semi-dedicado pode não dar conta, já que há a necessidade de dividir estes recursos entre outras contas.

Apesar do servidor semi-dedicado oferecer uma excelente relação custo-benefício, optar por um servidor dedicado é a melhor opção quando seu e-commerce começar a crescer consideravelmente. Por isso, caso você prefira poupar o trabalho de migração no futuro e até mesmo alguns problemas, o mais recomendado é iniciar com um servidor mais robusto.

E você, qual tipo de servidor utiliza para hospedar o seu e-commerce? Tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer ou experiências para compartilhar? Aproveite os comentários abaixo!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *