Quando o site da sua loja está fora do ar, a frustração é inevitável. Além de perder dinheiro, um fato como esse pode manchar a reputação de sua marca e atrapalhar em cheio as estratégias de marketing.

Mas por que erros como esse acontecem e como podemos evitá-los?

Pensando nisso, a JN2 criou um conteúdo especial sobre o assunto. Acompanhe a seguir e veja como deixar sua página de e-commerce sempre em bom funcionamento!

Por que essa instabilidade acontece?

Antes de tudo, é preciso entender quais motivos estão relacionados à falha de um site — e as causas podem ser as mais diversas.

Separamos os principais erros que levam a queda de um site. Confira abaixo!

Erros de programação

Qualquer site da web possui um código-fonte para funcionar e, às vezes, são necessárias alterações para melhorias identificadas. E algumas dessas mudanças podem trazer instabilidade ou erros para o site.

Se por acaso alguma modificação for feita de forma incorreta, seja uma vírgula ou número fora do lugar, pode ocorrer uma incompatibilidade no site. Ou seja, ele sai do ar.

Erro de URL

Existem algumas ações de marketing, como promoções por tempo limitado, que utilizam páginas exclusivas e temporárias para divulgação. Elas podem estar dentro do próprio site, em uma categoria específica ou mesmo fora dele.

E o erro de URL pode estar justamente neste detalhe. Se o redirecionamento para uma outra página não for solicitado quando esta página for desativada, isso pode ocasionar uma falha.

Mensagens de “Erro 300” ou “Erro 301” serão exibidas na tentativa de acesso.

Recurso de hospedagem limitado

Ao contratar um plano de hospedagem para site, a memória e capacidade de processamento já vêm pré-definidas no pacote. E quando você usa os recursos disponíveis até o limite, pode ocorrer uma instabilidade na página.

Como abrir uma loja virtual

Falha no servidor

Um site que recebe alta quantidade de acessos simultâneos pode ficar sobrecarregado e apresentar problemas de funcionamento.

E quando o uptime, ou seja, tempo de atividade do servidor, está com baixa porcentagem (o ideal seria 99,9%) a queda ou instabilidade no site acontece.

Tempo de expiração vencido

Geralmente, os pacotes de hospedagem vendidos no mercado possuem duração de um ano. Por isso, é necessário fazer a renovação anual para que o site continue funcionando normalmente.

A permissão para uso do endereço também deve ser renovada, já que outra empresa pode tentar utilizar o mesmo nome. Se a renovação não for feita e o tempo expirar, você terá um site fora do ar.

Então, como resolver esses problemas?

Identificou o seu caso com algumas dessas situações? Então, saiba o que você pode fazer para diminuir cada vez mais as falhas recorrentes de acesso em sua loja virtual.

Invista no monitoramento

Monitorar o seu site e saber em tempo real se ele apresenta alguma falha é um passo muito importante.

Ferramentas como o Google Analytics podem ajudar a fazer esse mapeamento e a identificar falhas no funcionamento do site.

Além disso, existem outras ferramentas que ajudam a encontrar tais problemas e enviam e-mails para que os responsáveis possam corrigir os bugs, como é o caso da Sentry.

Utilize uma plataforma de e-commerce de qualidade

Trabalhar com uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para que o seu site esteja em pleno funcionamento.

Contar com uma empresa de boa reputação no mercado, alta capacidade de processamento e boa capacidade de armazenamento é de extrema importância para diminuir os riscos e evitar que as quedas sejam frequentes.

Você pode conferir os diversos recursos disponíveis na plataforma JN2, lendo nosso texto 4 motivos para escolher a Plataforma JN2.

Aposte nos servidores em nuvem

Os cloud servers, ou seja, servidores em nuvem também podem ajudar na missão de manter o site sempre no ar.

Este tipo de armazenamento isola o espaço que a empresa utiliza no site e não causa problemas com o hardware. Além disso, ele ainda possui a vantagem de ser escalável, garantindo mais velocidade ao website, bem como preços mais acessíveis.

Tome todos os cuidados possíveis para evitar falhas em seu site

Ter um site fora do ar é muito prejudicial para os negócios. É importante estar atento e trabalhar duro para que o seu site esteja sempre em pleno funcionamento. Além de, é claro, contar com uma empresa parceira de qualidade oferecendo esse serviço.

Quer alavancar sua loja virtual através de uma plataforma de e-commerce de ótima qualidade? Então não perca tempo e acesse o site da JN2! Nossos experts e estão à sua disposição para apresentar a plataforma e te ajudar a vender muito mais!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *