Soluções de pagamento para e-commerce: qual a melhor opção?

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solução de pagamento para e-commerce

Dedicando a mesma importância dada a definição do produto e da plataforma, todo dono de e-commerce deve se atentar ao leque de opções de pagamento que irá fornecer aos seus clientes. Isso, pois, no momento em que consumidor está prestes a fechar a compra, as opções podem determinar se o negócio realmente vai acontecer. Dependendo das condições oferecidas, o cliente pode ficar sem alternativa, por isso, o ideal é ter mais de uma solução de pagamento para e-commerce.

O pagamento é o último passo do cliente na jornada de compra. É, também, um custo operacional que precisa ser colocado na balança. 

Nesse contexto de meios de pagamento, sabemos que o mundo vem mudando constantemente, a cada dia surge alguma inovação para facilitar a vida do consumidor. Com isso, também surgiu uma série de alternativas e tecnologias para que os lojistas sigam vendendo.

Com isso, permanece intacta a importância de o e-commerce oferecer um ambiente seguro, que transmite total confiança ao cliente na hora de encher o carrinho e finalizar suas compras.

Além disso, no meio online e nas compras com cartão pela internet, é fundamental ter certificados digitais para proteger as informações do cliente, evitar fraudes e o vazamento de informações pessoais e/ou bancárias.

Quer avançar no assunto? Se a resposta for sim, este artigo é pra você. Nele, elencamos as principais formas de pagamento usadas atualmente e compartilhamos dicas para acertar na escolha. Confira!

Soluções de pagamento para e-commerce

Cartão de crédito

Nesta forma de pagamento, o cliente digita os dados do seu cartão e, após a aprovação do crédito, a compra está concluída. É a opção favorita de muitos consumidores, por diversos fatores:

  • Rapidez;
  • Facilidade;
  • Flexibilidade;
  • Utilidade em compras online.

Ainda, algumas lojas virtuais permitem que o cliente salve os dados do cartão após a primeira compra, facilitando uma futura transação. 

Como resultado, o e-commerce consegue fidelizar mais clientes, pois os consumidores costumam valorizar o fator comodidade. Além disso, como a aprovação do crédito costuma ser rápida, o envio do produto também é ágil.

Boleto bancário

O boleto bancário também é uma solução de pagamento para e-commerce. Basta que o cliente o imprima no final da compra e efetue o pagamento da forma que preferir:

  • Internet banking; 
  • Aplicativo bancário; 
  • Casas lotéricas.

Cabe lembrar que o  boleto facilita a vida de quem não usa cartão de crédito. No Brasil, é uma solução fundamental, pois o país é formado por diversas classes sociais e algumas pessoas possuem um limite baixo ou nem sequer têm cartão de crédito.

Assim, após a realização do pagamento via boleto, o dinheiro chega para o lojista, em média, entre dois a três dias úteis. O envio do produto fica condicionado ao recebimento do valor pelo lojista.

Débito em conta

O débito em conta é uma transferência entre contas. O cliente digita seus dados, senha e o banco autoriza, ou não, a transferência do valor correspondente a compra para a loja.

A operação é mais rápida que o pagamento com boleto e a liberação do produto para envio também. Em média, essas transações levam um dia útil e o envio do produto acompanha esse ritmo.

Gateways

Os gateways pertencem a nova era. Essa solução possibilita que a loja ofereça todos os meios de pagamento no mesmo sistema, otimizando a performance do e-commerce.

A grande vantagem é que o cliente vai escolher qual a melhor forma de pagamento para ele, entre boleto, cartão de crédito ou débito em conta. Depois disso, o próprio sistema transfere o valor na conta do lojista. 

Os gateways também permitem que o lojista aprove cada compra e decida quais serão as condições de parcelamento para o cliente.

Como escolher a melhor opção de pagamento

A definição sobre as formas de pagamento oferecidas ao cliente, como já mencionado, pode determinar o sim ou o não na hora da compra. 

Portanto, assim como nas demais decisões gerenciais do e-commerce, você deve pesar uma série de fatores antes de chegar a uma conclusão. No próximo tópico, falaremos mais sobre o assunto. 

Público

Conhecer  o perfil do seu público é o melhor jeito de saber quais são os meios de pagamento mais utilizados por seus clientes ou potenciais clientes nas compras online. 

Depois disso, veja se é possível incluir todas as opções de pagamento, ou a maioria delas, no seu e-commerce.

Taxas

Nesta decisão, também deve ser considerado o valor das taxas praticadas pelas empresas parceiras e intermediadoras de pagamento. 

Busque preços competitivos para não queimar o caixa e pagar a mais por uma solução que não serve ao público e, consequentemente, às vendas da loja.

Prazos

Confira, também, as taxas praticadas e a forma de cobrança da intermediadora no caso das compras a prazo. 

Muitos pagamentos podem ser concluídos nesta modalidade, por isso, fique atento. Algumas soluções – que gerenciam as opções de pagamento – permitem que o lojista decida se a cobrança de juros incidirá sobre a empresa ou sobre o cliente.

Integração

A facilidade de integração da solução de pagamento para e-commerce e da plataforma usada pela loja também é importante. 

Os gateways de pagamento, por exemplo, podem aparecer na interface da loja virtual e isso melhora a experiência do usuário. Além disso, eles fazem a integração entre a plataforma, instituições financeiras e as operadoras de cartão de crédito.

Por exemplo, com a plataforma JN2 que é referência no segmento de comércio eletrônico, você já conta com diversas soluções de pagamento integradas diretamente ao sistema. 

Dessa forma, de maneira prática e simples, seus clientes podem utilizar todas as bandeiras de cartão de crédito e débito, optar por opções de transferência, boletos ou até mesmo pagamentos no ato da entrega! 

As facilidades desse recurso são garantidas pela parceria entre a JN2 e a solução de pagamentos Stone – que integra seus recursos na própria plataforma de e-commerce. Saiba mais sobre os diferenciais da Stone no próximo item. 

Diferenciais da Stone

A Stone é uma solução de pagamento para e-commerce, que abrange as principais opções disponíveis atualmente. 

É uma empresa com tecnologia de ponta, que ajuda seus parceiros a vender mais. A maquininha da Stone facilita seu dia a dia e conecta seus clientes ao futuro, pois aceita pagamentos por aproximação.

Cabe destacar que, com a maquininha você define as tarifas considerando as particularidades do seu negócio, como o segmento e volume de vendas.

Outra vantagem da Stone que merece destaque é o Pagar.me. Uma solução de pagamento para e-commerce que faz com que você venda na internet com alta conversão e segurança para crescer. 

A solução é certificada pelo Payment Card Industry Data Security Standard (PCI-DSS) e está em conformidade com as regras de manuseio de dados sensíveis de cartão.

Nesse sentido, o papel da tecnologia é tornar os pagamentos cada dia mais fáceis e acessíveis. Usando o Pagar.me, sua loja virtual vai receber pagamentos no site ou app de um jeito prático para o cliente.

Esqueça a preocupação com a burocracia! Deixe que a Stone, com uma equipe que trabalha desde 2014 para mudar a história dos pagamentos na internet e melhorar a vida do empreendedor brasileiro, vai cuidar disso. 

E, então, quer aumentar as vendas também? Visite o site e conheça nossos planos e soluções.

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