monitor com uma seta e utilizando um dos temas magento

O setor de e-commerce está crescendo, isso é um fato. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o segmento deve crescer 12% em 2017.

Para se destacar nesse cenário, é preciso conquistar o consumidor. Nesse sentido, oferecer a melhor experiência ao cliente significa ganhar sua confiança e, posteriormente, fidelizá-lo. Para isso, algumas plataformas podem ser a garantia de sucesso da loja online, e o sistema Magento é uma delas.

Aprenda, no post de hoje, como escolher os melhores temas magento para o seu e-commerce!

Afinal, o que é Magento e por que ele é importante?

O Magento é um sistema voltado para o e-commerce, desenvolvido em módulos de código aberto. Atualmente mais de 240 mil negócios online utilizam a plataforma e as principais funcionalidades dos grandes players no mercado.

Tudo começa pelos temas Magento: a partir daí, é possível criar e-commerces completos, de acordo com as necessidades do mercado.

Trata-se de uma solução que permite utilizar diferentes estratégias e ferramentas. Algumas de suas principais características são:

  • Otimização de SEO;
  • Plugins para aperfeiçoar o e-commerce;
  • Base de programação sólida e modular;
  • Plataforma segura e escalável;

Em linhas gerais, o Magento oferecerá toda a estrutura necessária para tornar o carregamento mais rápido, manter a loja virtual no ar, funcionando adequadamente, além de fornecer ferramentas para a divulgação de ofertas, entre outras possibilidades que visam tornar o negócio mais atraente e conhecido.

A ideia é que qualquer pessoa possa gerir o negócio on-line, adicionando fotos de qualidade, fazendo descrições interessantes e tudo mais o que for preciso para o sucesso do e-commerce.

É uma plataforma que entrega um elevado padrão visual e que possui layout intuitivo. Para isso, é interessante escolher um tema Magento que se adeque à proposta do negócio.

Conheça, a seguir, alguns modelos interessantes de temas Magento e saiba como escolher o ideal para você!

tela de configuração de temas magento

Quais são os temas Magento mais interessantes?

Alguns temas (tanto clássicos quanto mais novos) são os preferidos pelas marcas, por oferecerem mais funções e possibilidades de personalização. São eles:

1 Grayscale

Esse é um dos temas Magento mais populares entre os gratuitos. O usuário só precisa carregar os produtos, fazer alguns ajustes e pronto: já pode vender! Ele oferece a opção de ativar módulos e extensões que permitem adicionar recursos facilmente, como banners, categorias, espaço para newsletter etc.

Com design minimalista e layout limpo, o tema oferece uma variedade de efeitos, todos responsivos.

Recursos:

  • Apresenta documentos e instruções;
  • 5 modelos disponíveis;
  • Totalmente responsivo;
  • Contém extensões incluídas;
  • Possui suporte.

2 Free Absolut

O Free Absolut é um tema compatível com a maioria dos navegadores, apresentando ótimo desempenho. Ideal para empreendedores iniciantes.

Recursos:

  • Apresenta documentos e instruções;
  • É fácil de atualizar e personalizar;
  • Possui suporte e atualizações gratuitas;
  • Possui módulo de Previsão do Produto;
  • Oferece facilidade para personalizar, mudar de cor e atualizar.

3 HelloWired

Tema totalmente personalizável, que conta com um design simples, mas eficiente. Possui algumas extensões gratuitas, como carrossel na página inicial para destacar os produtos.

Recursos:

  • Apresenta documentos e instruções;
  • É fácil de personalizar;
  • Possui atualizações e extensões grátis;
  • Módulo de carrossel;
  • Responsivo.

4 Mobile Shoppe

Esse tema apresenta um layout agradável e eficiente. Com cores e alinhamento impecáveis, o Mobile Shoppe é gratuito e proporciona um ótimo visual para a loja virtual. Também é responsivo e rápido para a maioria dos navegadores.

Recursos:

  • Apresenta documentos e instruções;
  • Seu foco é na experiência do usuário;
  • Fácil navegação em todos os dispositivos;
  • Carregamento rápido;
  • Fácil personalização.

5 Easy Template Path Hints

O Easy Template Path Hints é um tema cuja maior vantagem é a facilidade de gestão, por isso os incríveis mais de 10 mil pontos de popularidade no site da Magento Connect. Ele é gratuito, e assim como os demais temas Magento apresentados neste post, possui toda a documentação de instalação e instruções de uso.

Recursos:

  • Apresenta documentos e instruções;
  • É fácil de configurar;
  • Possui as opções ativar/desativar;
  • Possui alguns módulos inclusos;
  • É responsivo e de fácil gestão.

Como escolher temas Magento?

Os temas Magento precisam ser aplicados de forma correta, para tornar a loja virtual mais atraente e com maior credibilidade e facilidade de navegação, o que impacta diretamente nas vendas.

Como mencionado, a grande sacada do Magento são os módulos, também conhecidos como extensões, que podem ser gratuitos ou pagos. Elas servem para trazer alguma funcionalidade ou alterar o design da página do site.

Os temas foram desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo da história do Magento. Anteriormente, os desenvolvedores levavam um certo tempo para colocar tudo em ordem e entender o fallback e os locais onde os arquivos deveriam ser adicionados. Depois, começaram a surgir temas prontos ― gratuitos e pagos ― que apresentavam diversas funções e módulos adicionais.

É preciso avaliar se o tema escolhido vai se adequar às preferências e às necessidades dos gestores e do negócio para que as customizações sejam mínimas. Veja algumas sugestões de como escolher um bom tema:

empresário segurando prancheta com opções de temas magento

O tema é responsivo?

Inicialmente, é importante avaliar se o tema é responsivo, ou seja, se ele se adapta às diferentes resoluções de tela, independentemente se desktop, smartphone ou tablet. Mas é necessário atenção, porque ser responsivo não quer dizer que o tema precise apenas reduzir suas dimensões, imagens e fontes para caber em uma tela menor.

É preciso que ele se molde ao layout conforme o dispositivo, permitindo que o usuário faça compras e cadastro, entre em contato e realize todas as funções disponibilizadas pelo site.

A versão do tema é a mais moderna?

Dependendo da proposta, ela não precisa ser a mais moderna, mas sim a que mais se adeque ao projeto. Acontece que algumas versões também podem não ser compatíveis com a sua versão do Magento. Muitas delas são estáveis e funcionais, a exemplo das versões 1.4.x, 1.7.x e 1.9.x. Daí a necessidade de verificar se o tema que está adquirindo foi desenvolvido para a sua versão.

Qual a tecnologia do tema?

As tecnologias utilizadas para a construção do tema são HTML 5, CSS 3, Ajax com jQuery, PHTML, entre outras. É importante saber qual a linguagem do tema e se ela é compatível com todos os navegadores e a versão que possui do Magento.

Como visto, os temas Magento podem ser fáceis de se utilizar, mas demandam certo tempo de estudo sobre suas funções. Os manuais e documentos auxiliam em todas as necessidades, mas caso surjam dúvidas, há sempre tópicos, profissionais especializados e serviços para assessorar sua implementação/gestão.

E então, resolvemos a sua dúvida? Se algo não ficou claro com relação à implementação dos temas Magento ou caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Fale com um consultor

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *