Velocidade do site: 7 ferramentas gratuitas para testar a sua

atualizado em

ferramenta para velocidade do site

Garantir um bom padrão de velocidade do site é indispensável para o sucesso de qualquer e-commerce.

Além do impacto que esse fator tem sobre a satisfação dos usuários, ele também é determinante para garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Se a velocidade do site já era indispensável em termos de SEO, ela se tornou ainda mais relevante quando o critério também passou a ser avaliado em dispositivos móveis.

De acordo com dados do Google, o tempo ideal de carregamento de uma página é de 3 segundos. Nesse tipo de situação, a taxa de rejeição dos usuários é de cerca de 32%. Já em situações em que o tempo varie entre 1 e 10 segundos, as chances de que as pessoas desistam de navegar no site aumentam para 123%!

Viu como é importante testar a velocidade do site para verificar a necessidade (ou não) de otimizá-lo?

Para que você agregue melhores resultados em seu e-commerce e saiba como monitorá-lo com eficiência, a seguir, preparamos uma lista com as principais ferramentas gratuitas de teste de velocidade de site. Confira!

 

Quais as principais ferramentas gratuitas para testar a velocidade do site?

Avaliar os indicadores de desempenho do e-commerce é fundamental para cumprir os OKRs definidos e atingir o sucesso desejado no cenário competitivo online.

Com base nos pontos que destacamos na introdução, a velocidade do site é um dos aspectos mais importantes nesse contexto, já que afeta diretamente o engajamento dos consumidores e o posicionamento da loja em buscadores como o Google.

Além disso, para testar a velocidade do site, algumas ferramentas gratuitas estão disponíveis na internet e são utilizadas por diversos empreendedores que desejam melhorar a performance de suas páginas. As principais delas são:

 

1.   Page Speed Insights

Trata-se de uma ferramenta simples e direta para a avaliação de desempenho de sites, voltada principalmente para e-commerces de pequeno e médio porte.

A ferramenta pertence ao Google, que baseia suas métricas no Relatório do Chrome UX para desktops e dispositivos móveis.

Os testes incluem informações de campo e de laboratório, que incluem insights de performance em tempo real e problemas de desempenho sobre a experiência dos usuários.

 

2.   Pingdom Website Speed Test

Com o Pingdom, é possível monitorar com mais precisão a velocidade do site, inclusive suas eventuais quedas, através de mais de 70 pontos de análise ao redor do globo.

Os testes fornecem avaliações de performance e insights sobre gargalos que comprometem a velocidade de carregamento das páginas.

Em versões pagas, ainda é possível checar transações, informações sobre visitantes, realizar monitoramento de uptime, acompanhar os servidores, entre outras funções integradas.

 

3.   GT Metrix

Além de também oferecer a possibilidade de testar o site a partir de diversos locais do planeta, a plataforma resume os principais indicadores relacionados à velocidade do site.

Com o GTMetrix, também é possível criar testes de throttling, que são baseados em velocidades de conexão reduzidas.

Dessa maneira, os gestores podem verificar como o e-commerce é carregado em diferentes larguras de banda, para determinar a eficiência do site mesmo em conexões mais lentas.

 

4.   Web PageTest

Baseado nos navegadores Google Chrome e Internet Explorer, o WebPageTest também permite a condução de testes gratuitos a partir de diversos pontos ao redor do mundo.

Ao fim das avaliações, a plataforma oferece sugestões de melhorias, verificações de otimização de velocidade do site e tabelas intuitivas que demonstram o padrão de carregamento de recursos na loja.

Suas funcionalidades incluem ainda bloqueio de conteúdo, captura de vídeo e testes de transação com múltiplas etapas.

 

5.   Web Page Analyzer

Trata-se de um recurso que avalia os componentes individuais do site, sua composição, além do cálculo do tempo de download e do tamanho da página.

Com base nos testes, o Web Page Analyzer fornece recomendações personalizadas, para que a performance do site seja aprimorada com base nos principais parâmetros de tamanho e de otimização de páginas web.

 

6.   Site Speed (Google Analytics)

O Site Speed é uma das funcionalidades presentes no Google Analytics, que tem como foco avaliar os fatores que influenciam a velocidade do site.

Para isso, ele se baseia em três pontos fundamentais, que incluem a velocidade de execução das aplicações da página, seu tempo de carregamento, além da duração da análise.

A partir disso, a plataforma oferece análises precisas das páginas individuais do e-commerce e da performance de seus recursos. Também são fornecidos insights personalizados para otimizar o desempenho do site.

 

7.   Google Test My Site

Por fim, vamos abordar outra ferramenta para testar a velocidade do site que pertence ao Google.

Ao contrário das opções já abordadas, o Google Test My Site é totalmente voltado para páginas mobile.

Como mencionamos anteriormente, o desempenho nos dispositivos móveis é cada vez mais importante para o sucesso dos e-commerces.

Assim, a plataforma permite a avaliação da velocidade do site em smartphones e tablets, como relatórios e insights para aprimorar a performance das páginas nesses meios.

 

Conclusão

Monitorar a velocidade do site é indispensável para que os gestores possam reconhecer e corrigir diversos pontos que têm influência direta sobre a performance do e-commerce e seu ranqueamento nos mecanismos de busca!

As ferramentas para testar a velocidade do site são imprescindíveis nesse contexto, pois apontam eventuais gargalos e pontos passíveis de melhorias que guiam as melhores práticas de desenvolvimento e manutenção das lojas online.

A plataforma de e-commerce JN2 é referência nessa área e oferece os melhores experts para a sua empresa, que lhe auxiliam a garantir um site mais leve e com excelência em termos de UX.

Nossas extensões incluem o Boost Commerce, que confere uma otimização capaz de melhorar o tempo de carregamento das páginas, ao carregar os conteúdos e imagens na medida em que o usuário rola o site.

Essa é apenas uma de nossas diversas funcionalidades, que foram praticamente dobradas com a inserção da tecnologia Magento 2. Clique aqui e saiba mais sobre as soluções integradas em nossa plataforma para colocar seu site no ar com máxima eficiência!

Gostou de conhecer os melhores meios para testar a velocidade do site? Quer ficar por dentro de mais informações para reinventar o seu e-commerce e garantir a mais alta performance? 

Então, baixe agora mesmo o nosso e-book exclusivo sobre o tema e amplie suas possibilidades de vendas!

Você também pode se interessar