O que é vídeo marketing e como aplicá-lo no seu e-commerce

atualizado em

Dicas vídeo marketing

Você sabe o que é vídeo marketing? Essa ferramenta é uma poderosa ajuda para alavancar o seu negócio no meio digital.

Afinal, o vídeo é um meio que capta a atenção dos espectadores de forma instantânea. E o melhor: não é preciso investir rios de dinheiro para começar a usar essa estratégia.

Quer aprender mais sobre o vídeo marketing e como ele pode impulsionar o seu e-commerce? Então acompanhe tudo o que a JN2 preparou sobre esse assunto!

O que é vídeo marketing?

Antigamente, a estratégia mais comum para as empresas utilizarem vídeos, além das propagandas, era através de produções com apelo institucional. Ou seja, um curta metragem contando a história da empresa, depoimentos dos funcionários, e etc.

No entanto, a popularização do YouTube mudou essa concepção. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela empresa norte-americana Sandvine indicou que o YouTube é hoje responsável por 37% de todo o tráfego online da internet móvel. É muita coisa!

E com a chegada do Snapchat e dos recursos Stories e IGTV, ambos da empresa de Mark Zuckerberg, o uso dos vídeos tem se tornado cada vez mais popular.

Por isso, é muito importante que as empresas entendam o poder dessa ferramenta e a capacidade de proliferação que ela possui. Hoje é possível usar essa estratégia ao gravar vídeos como cobertura de eventos, divulgação de ações, parcerias com influenciadores digitais e muito mais.

Leia também: Influenciadores digitais: a estratégia de marketing em ascensão.

A relação entre os vídeos e o e-commerce

No meio de tanta concorrência no universo online, é essencial que as lojas virtuais saibam causar impacto e chamar atenção para si. Por isso, nada melhor que usar o vídeo marketing para se diferenciar no mercado e ter mais visibilidade.

Por criar conexões emocionais mais profundas, um vídeo bem trabalhado pode ir além dos efeitos de uma simples propaganda. Quer ver?

Pense no que pode gerar mais resultados: apenas mostrar o seu produto ou colocá-lo dentro de um contexto que é a realidade dos consumidores? É exatamente essa a intenção do vídeo marketing para e-commerce.

Para conhecer mais sobre as estratégias de marketing digital e descobrir como elas podem aumentar as vendas do seu e-commerce, sugiro que baixe grátis o nosso e-book:

Como usar o vídeo marketing no e-commerce

Existem diversas formas de usar os vídeos como estratégia de marketing digital para e-commerce. Abaixo, falaremos sobre algumas delas detalhadamente. Confira!

Vídeos de FAQ

As FAQ (Frequently Asked Questions), ou seja, “Dúvidas Frequentes” são aquelas perguntas comuns que os consumidores têm sobre determinado produto ou serviço.

Para sanar essas dúvidas e esclarecer melhor o seu negócio, uma boa estratégia é utilizar vídeos para responder esses questionamentos de forma mais aprofundada. Assim, o que você está oferecendo fica mais claro e a decisão de compra pode ser tomada com mais facilidade.

Além disso, o legal do vídeo é a versatilidade das produções. Você pode tanto fazer uma animação, quanto ligar sua câmera e, com uma boa luz, começar a responder essas perguntas.

Vídeos de tutoriais

Alguns produtos são mais específicos e precisam de manuseio. No caso de determinados serviços, é necessário seguir alguns passos para cadastrar ou realizar qualquer outro tipo de procedimento.

Em ambos os casos, os vídeos de tutoriais podem ser ótimas opções para ajudar o consumidor, além de aumentar as oportunidades de negócio.

O ideal é contar com explicações detalhadas, edição de vídeo caprichada e uma boa dose de criatividade. Quanto melhor e mais esclarecedor for o tutorial, mais chances ele tem de viralizar e virar referência até mesmo para a concorrência.

Portanto, se esse é o caso do seu produto ou serviço, não ignore a estratégia dos vídeos com tutoriais!

Vídeos Reviews

Os vídeos reviews também são muito úteis para engajar o seu público.

Esse tipo de produção é feito para avaliar um produto – geralmente os lançamentos – e mostra todos os seus atributos. Com apelo mais informativo, ele tem o objetivo de diluir todo o conteúdo sobre o produto, o que ajuda na decisão final de compra do cliente.

Vídeos de análise como esse são ótimos para aumentar a expectativa sobre um lançamento e são capazes de alcançar potenciais compradores.

Com o vídeo marketing, sua loja online pode gerar muito mais resultados

Para aplicar a estratégia de vídeo marketing, analise bem o seu produto ou serviço, em quais plataformas vale a pena apostar e qual será o valor desse investimento. Assim, com um bom planejamento, é possível atrair mais clientes, e consequentemente, aumentar as vendas.

Já tem a estratégia, mas ainda não possui uma plataforma de e-commerce que dá resultados? Então acesse agora mesmo o site da JN2 e fale com um de nossos experts! Nós temos a ferramenta perfeita para te ajudar a alavancar os negócios!

 

Você também pode se interessar