Vídeos para e-commerce: saiba como usar essa tendência a seu favor

atualizado em

mulher fazendo Vídeos para e-commerce

Vídeos para e-commerce são recursos cada vez mais importantes para que as lojas virtuais consigam aumentar seus índices de tráfego e conversão.

O consumo de conteúdo em vídeos está crescendo em todo o mundo e vem ganhando cada vez mais a preferência dos usuários, tornando os recursos audiovisuais indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital.

Para se ter uma ideia, a sexta edição da pesquisa Video Viewers, promovida pelo Google, apontou que o número de vídeos assistidos na web aumentou 135% entre 2014 e 2018. Em comparação, o crescimento da TV nesse período foi de apenas 13%.

Portanto, é indiscutível que esse tipo de mídia é fundamental para o sucesso de qualquer posicionamento online, e os comércios eletrônicos que não se alinharem a essa realidade podem perder uma vantagem competitiva relevante em relação a seus concorrentes.

Muitas são as possibilidades do uso de vídeos para e-commerce, seja em estratégias de lançamento, divulgação, na própria apresentação dos produtos, entre outras situações semelhantes.

Para que você saiba como empregar os vídeos para e-commerce em prol de melhores resultados de vendas, neste blog post entenda sua importância, benefícios e melhores maneiras de utilização. Boa leitura!

 

Por que vídeos para e-commerce são importantes?

Para compreender a influência que os vídeos para e-commerce têm sobre as vendas, é importante analisar alguns dados a respeito de seu impacto sobre os consumidores que estão na web.

O primeiro ponto a ser ressaltado é o alcance do audiovisual no ambiente online. De acordo com estudo do eMarketer, 86% de todas as pessoas que estão na internet consomem vídeos online.

Em relação ao impacto, 80% dos internautas lembram-se de ter assistido a algum anúncio em vídeo nos últimos 30 dias. Desses, 46% realizou alguma ação após seu contato com o conteúdo.

Assim, toda essa influência promete ser crescente e cada vez mais relevante: de acordo com o Cisco Annual Internet Report, 82% do tráfego de toda a internet será gerado por vídeos já no ano de 2021!

Por fim, alguns dados do Internet Retalier, levantados em matéria especial do blog San Internet sobre o tema, reforçam ainda mais a importância dos vídeos para e-commerce:

  • Vídeos nas páginas de produto aumentam o tempo de permanência do usuário e favorecem as chances de venda em até 64%;
  • 92,6% dos visitantes confiam na aparência de um produto mostrado em vídeo no ato da compra;
  • Quem vê um vídeo na página de produto tem 144% mais chances de adicioná-lo ao carrinho.

A relevância dos vídeos para e-commerce está justamente no fato de que eles aumentam o engajamento dos clientes com o site e reforçam sua confiança, aumentando significativamente as taxas de conversão. No próximo item, confira mais detalhes sobre seus benefícios! 

 

Quais os principais benefícios dos vídeos para e-commerce?

Agora que você já conhece os dados que comprovam a importância dos vídeos para e-commerce, vamos destacar algumas características próprias desse tipo de mídia que garantem mais eficiência em termos de engajamento e conversões. Confira:

  • Com vídeos nas páginas de produtos, é possível mostrar as mercadorias em mais detalhes e reforçar a confiança dos consumidores;
  • Demonstrações audiovisuais permitem que informações sejam passadas em menos tempo e com mais clareza do que os dados em texto;
  • A interatividade garantida nos materiais em vídeo aumenta o engajamento e as interações das pessoas com a marca;
  • No mesmo sentido, os compartilhamentos do material da loja são incentivados e se tornam mais naturais;
  • Com informações mais completas, claras e interativas, a tomada de decisão dos consumidores é favorecida e facilitada;
  • Os graus de conhecimento e confiança em relação às compras também aumentam com os vídeos, favorecendo a credibilidade da marca;
  • O conteúdo audiovisual aumenta o interesse e o tempo de navegação dos usuários nos e-commerces, o que também aumenta as conversões.

Portanto, quanto mais completas forem as informações sobre determinada mercadoria (e até do próprio e-commerce que a vende), maiores serão as chances de as pessoas se sentirem confiantes para comprá-la.

Além de comunicar informações importantes de forma mais simples e clara, os vídeos também são capazes de engajar e transmitir emoções com muito mais facilidade, aproximando o público da loja e incentivando as conversões.

Para que a comunicação com os consumidores realmente seja efetiva, porém, é preciso conhecer as diferentes estratégias de vídeos para e-commerce e como aplicá-las em cada situação específica. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

 

Como fazer vídeos para e-commerce?

Muitas são as formas com que sua loja virtual pode gerar resultados através de conteúdo audiovisual. Confira alguns dos principais tipos de vídeos para e-commerce e como eles são capazes de gerar mais valor junto ao público:

 

Reviews

Ao realizar reviews de determinados produtos, você incentiva sua audiência a conhecer mais sobre a solução vendida por sua loja e reforça a qualidade da mercadoria em questão.

Além de incentivar a compra entre aqueles que já conhecem sua loja, os reviews também são ótimos para atrair novos clientes, já que os interessados no produto encontrarão o seu conteúdo assim que pesquisarem mais detalhes sobre o mesmo.

 

Dicas e tutoriais

Para quem pensa em criar vídeos para e-commerce, as dicas e tutoriais são conteúdos com alto potencial de viralizar na internet, uma vez que eles são voltados a resolver determinados problemas dos usuários ou desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas.

Por meio de vídeos explicativos, você pode fornecer informações valiosas para seu público, que farão o mesmo valorizar sua marca e enxergá-la como referência na área em que atua.

Se você vende roupas, por exemplo, ao invés de simplesmente mostrar suas ofertas, procure criar conteúdo como “5 looks para a estação”, “como combinar peças X”, e assim por diante.

Dessa maneira, as pessoas não enxergarão apenas uma empresa tentando vender produtos, mas sim um material informativo, de valor e realmente preocupado em auxiliar os internautas em suas dúvidas ou “dores”.

 

Página do produto

Os vídeos para e-commerce também são muito valiosos no layout das próprias páginas dos produtos.

Ao comprar na internet, as pessoas querem conhecer todos os detalhes possíveis sobre determinada mercadoria, já que não podem ter elas em mãos antes da compra.

Com os vídeos, é possível ser muito mais minucioso, demonstrando todo o item em uma perspectiva mais real e completa, de forma que as pessoas realmente se sintam seguras em adquiri-lo.

 

FAQ

O FAQ de um e-commerce também é muito importante em termos de conversão, afinal, as pessoas não desejam ter nenhuma dúvida antes de comprar determinada mercadoria.

Ao resolver as questões mais comuns dos consumidores através de vídeos, não só a confiança é reforçada, como também as informações são transmitidas com muito mais agilidade e de maneira mais natural, sem as dificuldades geradas por muitos textos.


Depoimentos

Vídeos de depoimentos são excelentes para demonstrar como sua loja tem qualidade e é segura sobre a perspectiva de pessoas reais.

Por meio de uma abordagem mais pessoal, real e individualizada, é muito mais fácil criar empatia entre o público, que se reconhece nos indivíduos que prestam seus depoimentos.

Dessa maneira, ao desenvolver vídeos para e-commerce, procure engajar clientes satisfeitos para que façam parte do seu conteúdo audiovisual ou mesmo aposte em influencers para que compartilhem experiências positivas com sua marca.

É inegável que os vídeos são indispensáveis para melhorar as estratégias de marketing digital de e-commerces e impulsionar suas taxas de conversão.

Ao prezar por um conteúdo de qualidade, confiança e realmente capaz de engajar, é possível ir além do aumento das vendas, fortalecendo ainda mais a presença da marca na web e melhorando significativamente a experiência dos usuários.

E você, quer descobrir como montar uma loja virtual com base nessa estratégia indispensável para seu sucesso na internet?

A JN2 é a plataforma ideal para quem deseja utilizar vídeos para e-commerce e desfrutar das funcionalidades que são referência em comércio eletrônico! Conheça nossos recursos e descubra como impulsionar seus resultados conosco! 

Você também pode se interessar