A aplicação de estratégias de marketing é uma atitude antiga no mercado. A Coca-cola, por exemplo, sempre investiu nessa ciência, transformando-se ao longo dos anos em uma multinacional reconhecida pelos produtos que comercializa. Atualmente, essa prática ganhou um nome, brand awareness, e é uma excelente maneira de criar vínculos com público e entrar no imaginário dos consumidores.

Mas, afinal, você sabe o que é brand awareness? Veja como essa estratégia é uma nova forma de criar a identidade e marca de um negócio, as principais técnicas para para aplicá-la em sua empresa, além da distinção dela em relação ao branding e brand equity.

Para você que ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.  

Identidade e marca: uma forma de reconhecer as empresas

No mercado mundial, muitas empresas famosas são reconhecidas por meio de seus logotipos, letreiros e demais identidades visuais. O Carrefour é um excelente parâmetro, em que as pessoas identificam a rede pela cor azul e vermelho, além do símbolo que representa a marca do hipermercado.

No entanto, criar esse vínculo com o público não é fácil. O empreendedor precisa trabalhar principalmente ao lado de profissionais de conteúdo (arte e escrita) para que a imagem da empresa seja construída por meio de cores, fontes, designers, entre outros elementos. E uma prática que também faz parte dessa realidade é a brand awareness.

Ao invés de ser reconhecido por elementos visuais que remetem à empresa, essa estratégia faz com que o seu negócio se destaque pelo produto propriamente. A marca Bic investe cada vez mais nessa formulação, tentando criar no imaginário do consumidor que as canetas de qualidade são somente da marca Bic. Muitos comerciais chamam o produto pelo próprio nome da empresa.

Ainda, a Mon Bijou é um exemplo claro de sucesso nessa prática: ninguém chama o produto Bombril de esponja de aço, apenas de Bombril.

O que são branding, brand equity e brand awareness?

Uma discussão bastante pertinente e que confunde muitos empresários na hora de começar a aplicar estratégias de identidade e marca é sobre as diferenças entre branding, brand equity e brand awareness. Mesmo que os nomes e conceitos sejam parecidos, a aplicação é totalmente diferente e varia na hora de aplicar em um processo de vendas

O branding, em geral, trata-se de uma estratégia a longo prazo, que busca criar tudo que envolve o desenvolvimento de uma marca e para que ela seja reconhecida por meio disso. Ou seja, elementos visuais, comunicativos, logísticos, entre muitos outros estão dentro dessa prática e refletem o que uma marca é. 

Em contrapartida, enquanto o branding se trata do geral de uma marca, o brand equity está relacionado apenas ao que diz respeito à identidade do negócio, sobre como as pessoas enxergam a empresa. O conceito de brand awareness é próximo, mas se limita às pessoas enxergarem um negócio pela representatividade de um produto.

Um grande exemplo que pode te ajudar a entender essas distinções é da Chilli Beans. Todos os elementos visuais e comunicativos são a branding, enquanto a jovialidade no atendimento e proximidade com o público é a brand equity. Porém, os óculos ray ban são a marca registrada da empresa e representam a brand awareness

Estratégias de brand awareness

Agora que você já entendeu os conceitos mais importantes sobre a definição de uma marca no mercado, vamos ensiná-lo como colocar em prática estratégias de brand awareness  em sua empresa de forma simples e eficaz.

É importante lembrar que esse processo é longo e que multinacionais não são os melhores exemplos. A Coca-cola, como introduzimos, existe há mais de 100 anos e sempre investiu nessa modalidade de divulgação. Precisamos, então, estudar meios mais ágeis, mas que funcionem para o seu público e que melhorem as vendas de seu e-commerce ou loja física.

Experiência do cliente

Em primeiro lugar é extremamente importante que a experiência do cliente seja satisfatória e que o pós-atendimento ofereça ainda mais aconchego. Por meio de uma boa recepção, o consumidor cria no seu imaginário que a empresa é de qualidade e que os produtos, consequentemente, também.

Identidade visual

A identidade visual, como em qualquer outra estratégia de criação de marca, é o pote de ouro para que o consumidor enxergue a sua empresa pelo produto. O Band Aid é uma mercadoria, que se sobressaiu entre os concorrentes e que seu design serve de inspiração para outros curativos. 

Parcerias

Já que falamos sobre inspiração, a brand awareness necessita também de parcerias no mercado. Esta é uma forma não somente de criar vínculos com outras empresas que buscam reconhecimento, mas de levar o sentimento de amizade entre marcas e concorrência saudável. 

Produção de conteúdo

Gerar engajamento é uma nova maneira de ganhar reconhecimento sobre a sua marca e sobre os seus produtos. Por isso, uma maneira de colocar o brand awareness em prática é produzindo conteúdo para redes sociais, blogs e demais fontes de comunicação com os consumidores. 

Prova social

A prova social é, sem dúvidas, uma das práticas mais antigas, mas que muitas pessoas gostam. Quem nunca viu no Youtube influenciadores comparando dois produtos de diferentes marcas? Essa é a prática de prova social, que faz o cliente olhar a sua mercadoria por meio das vantagens que ela oferece, em vez de buscar a marca propriamente. 

Programas de indicação

Por fim, uma estratégia bastante interessante é oferecer a opção de programas de indicação. 

Caso um consumidor faça que outro cliente consuma o seu produto, você, como empresa, dá a eles uma vantagem em relação aos outros. Isso pode acontecer com brindes, descontos e outros serviços adicionais. O importante é gerar uma base de indicações para que aumente o engajamento da empresa.

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Conclusão

Concluímos, então, que o brand awareness pode ser uma estratégia bastante eficaz para você, empresário, que está a fim de consolidar não somente a identidade de sua empresa, mas a representatividade de seu produto no mercado. E para você que curtiu o assunto, continue em nosso blog e veja mais assuntos discutidos por nós da JN2!

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