Que o mercado virtual é a nova tendência, todos sabemos. A transformação digital já era estudada, mas teve um aceleramento após a pandemia do COVID-19, como mostra uma pesquisa realizada pela ABCom, registrando cerca de 400% de aumento do comércio online. Porém, para manter a estabilidade desse negócio é preciso apostar em estratégias de marketing, como a brand voice

Você conhece esse termo? Caso esteja em busca de abrir o seu e-commerce e queira investir na visibilidade entre os demais concorrentes, entender como a brand voice é importante é fundamental. Além disso, é preciso buscar formas para criá-lo com autoridade no mercado e realmente usufruir das vantagens que essa técnica traz para o negócio.

Ficou curioso? Continue em nosso artigo e leia mais! Boa leitura. 

O que é brand voice?

O termo brand voice é traduzido literalmente como “voz da marca”. E é uma maneira que a empresa encontra de criar a identidade de seu comércio por meio do comportamento visual, comunicação e outros aspectos. 

Além disso, a brand voice é uma técnica bastante interessante para os empresários que buscam crescimento e autoridade de sua loja no mercado por meio da imagem que a sua marca passa para os consumidores. 

Imagine, por exemplo, os anúncios da empresa Chilli Beans: com as cores vermelho e preto, além do estilo visual e linguagem predominante é possível associar o marketing à empresa. A Magazine Luiza e sua assistente virtual também possuem a mesma estratégia. Ou seja, com pequenos elementos visuais e auditivos, o cliente consegue identificar de onde é o produto e se ele realmente é de boa procedência. 

Qual a importância do brand voice?

Neste momento você deve estar se perguntando: mas a brand voice serve apenas para criar a identidade da minha empresa? Qual a verdadeira importância dessa técnica? Para além de construir uma imagem, essa estratégia visa adaptar o seu negócio ao público-alvo, aumentando as chances de concretizar uma relação.

Estamos tratando aqui prioritariamente de e-commerces. Adotar essa estratégia é uma maneira de personalizar e adequar a sua loja virtual para o público certo, convertendo os leads em verdadeiros consumidores de seu comércio. Ao invés de apostar no segmento errado, você cria um verdadeiro laço com o cliente e faz com que ele se fidelize.

Por isso, podemos afirmar veemente que a maior importância da brand voice é a de impulsionar vendas. Além de criar, é claro, uma identidade para o seu negócio, ele ajuda na comunicação com os consumidores e faz com que eles se sintam representados por meio de sua loja, adquirindo produtos da mesma. 

Como criar um brand voice?

Agora que você já entendeu a importância da brand voice para a sua loja online, precisamos seguir para o passo mais importante: como criar essa estratégia de maneira eficaz e concisa. 

Para isso, separamos 4 dicas fundamentais, que irão ajudá-lo a desenhar essa técnica e colocá-la em prática para o seu e-commerce bombar na internet! Confira:

Conhecer o público-alvo

Em primeiro lugar é fundamental que você conheça o público-alvo. Para isso, é necessário realizar pesquisas sobre os elementos visuais que mais atraem esse segmento, além da linguagem predominante, uma vez que a comunicação é uma forma de persuadir o consumidor e fazer com que ele compre um produto de sua loja. 

Caso você descarte essa opção, pode ocorrer uma falha no relacionamento com os leads e não levar à verdadeira conversão. Muitos empresários acabam desistindo do ramo digital por errarem nessa etapa. 

Escolher os canais de comunicação corretos

As campanhas de sua loja virtual devem estar no canal de comunicação correto. Mesmo que a internet ofereça inúmeras opções, apostar em todas elas não significa necessariamente criar um público de qualidade. É preciso saber segmentar o que melhor representa a sua empresa e onde se encontram os verdadeiros interessados pelos seus produtos.

Um exemplo bastante expressivo é sobre a adoção do LinkedIn, uma vez que sua loja não trabalha com autoridade corporativa. Além de não ser compatível com a rede, a brand voice se torna bastante confusa e faz que muitos leads desistam de adquirir produtos de seu negócio. 

Ter uma tabela para definir o tom de voz

Um ponto bastante interessante para que o seu e-commerce construa uma brand voice de qualidade é por meio de tabelas com tons de voz. Mesmo que você tenha um público variado é de suma importância segmentá-los e criar uma linguagem adaptada para eles. 

Para isso, desenhe uma pequena lista do que pode ser falado com esses consumidores e o que não pode, de maneira alguma, entrar nessa comunicação. Essa é uma maneira de garantir que não aconteçam erros que influenciem na imagem da empresa perante o público.

Adotar uma linguagem mais humanizada

Por fim, é primordial que a brand voice seja humanizada! Mesmo que o seu setor de vendas seja formal é muito importante manter um relacionamento de qualidade com os consumidores, fazendo com que eles se sintam importantes para a empresa.

Quanto maior for o reconhecimento que esse cliente recebe, mais próximo ele se sente do negócio. Essa atitude gera um relacionamento saudável, criando características positivas sobre a loja online (e da identidade desse negócio). 

Relação emocional com o consumidor

Podemos dizer até aqui, então, que a maior característica da brand voice é a representatividade que essa estratégia leva para os consumidores. Ao entregar uma linguagem adaptada, elementos visuais agradáveis e produtos que realmente atendam às expectativas do lead, ele certamente realiza a compra e o empresário chega à conversão.

Isso ocorre pela relação emocional criada com o consumidor. Ele se sente representado pela marca e vê a entrega de tudo que ele está em busca. Por isso, é essencial usar a sua empresa como uma forma de dar voz ao cliente e criar uma conexão saudável com o mesmo. Essa atitude certamente melhora as vendas de seu comércio!

Conclusão

Para você que chegou até aqui, temos apenas uma conclusão: a brand voice é uma estratégia fundamental para qualquer empresário. Se você está pensando em começar no mercado online, aproveite para aderir a essa técnica e também contar com as soluções da JN2!

Só aqui você encontra o verdadeiro apoio para empreendedores digitais por meio de uma plataforma e-commerce de qualidade, com planos bastante interessantes e que variam de acordo com a necessidade de cada negócio.

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Imagem de Free-Photos por Pixabay

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