Para quem tem loja virtual, o envio de mercadorias para fora do Brasil é uma maneira interessante de alcançar novos mercados e aumentar o potencial de vendas da empresa. Contudo, calcular frete internacional não é tão simples e exige um pouco de pesquisa para entender, se de fato, vale ou não a pena oferecer esse tipo de serviço.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com todas as informações sobre como funcionam os envios para fora do país, quais empresas oferecem este serviço e como calcular o frete internacional.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto! 

Como funcionam os envios internacionais no Brasil?

No Brasil, é comum enviar e receber encomendas por meio dos Correios ou empresas particulares. Entregadoras como Loggi, JadLog ou Total Express são particularmente populares entre as lojas virtuais e costumam aparecer como opções possíveis para transporte de mercadorias em território nacional.

Já o envio internacional possui ainda mais opções de prestadoras de serviço e uma variação maior entre preços e prazos de entrega. Contudo, antes de escolher um fornecedor de frete para outros países, é importante listá-los e comparar custos, modalidades e formas de entrega existentes. 

Para início de comparação, vale conhecer um pouco melhor as opções de envio internacional dos Correios.

Modelos de envio Internacional dos Correios

Premium

É um modelo de entrega extremamente rápida e consequentemente, o serviço mais caro para envio internacional dos Correios. Esta é uma opção indicada para quem está comercializando produtos de alto valor agregado e precisa oferecer excelentes prazos de entrega. O peso máximo para despacho é de até 30kg e o aviso de recebimento do produto já se encontra incluso no pacote.

Expresso

Em seguida, temos a entrega expressa. Por ser uma opção rápida de envio, também tem um custo elevado, embora não tão alto quanto o Premium. Os prazos de entrega são ligeiramente maiores.  Por isso, também indicamos para produtos com valores altos. O peso máximo para despacho é também de 30kg, mudando apenas o aviso de recebimento do produto, em que o lojista precisa pagar uma taxa de R$7,75.

Standart

O Stardart é uma opção bastante viável para os e-commerces, pois essa forma de entrega é normal (pensando na logística internacional e no tempo de deslocamento para outro país) e o preço mediano para envio. Ou seja, um método indicado para mercadorias de médio valor. O peso máximo é de também 30kg, com adicional de R$7,75 para saber se o produto foi entregue.

Econômico

Por fim, o modo Econômico é aquele que demora mais tempo para chegar no destino, mas também é o mais barato entre todos os modelos. Indicamos o uso dessa opção apenas quando se trata de uma mercadoria de valor baixo e que não seja de urgência para o consumidor. O peso suportado é de apenas 2kg e não há como rastrear a entrega do pedido.

Como calcular frete internacional?

As formas de calcular frete internacional são diferentes das empresas particulares ou que os Correios Nacional fazem dentro do Brasil.

As multinacionais que fazem o envio internacional trabalham com o método courier. O cálculo funciona da seguinte maneira:

  • (60% custo da mercadoria) + [(custo da mercadoria + (60% custo da mercadoria)] x ICMS) + tarifa.

Sim, este cálculo não é tão barato como as entregas nacionais. Infelizmente, os métodos de envio Courier normalmente seguem o modelo Expresso e acabam saindo mais caros dentro da logística de entrega. Mas, em compensação, existem muitas outras vantagens, como prazo curto para envio, segurança para a mercadoria e burocracia reduzida.

Algumas das empresas que trabalham com esse método são:

  • USPS – priority e express: taxa única para despacho e envio de até 9kg;
  • Fedex: taxa de acordo com o valor do produto despachado e envio de até 68kg;
  • DHL Express: taxa para despacho de acordo com o peso e envio de até 30kg;
  • China post: taxa de despacho grátis (ou um valor bastante reduzido) e envio de até 2kg;
  • Sweden post: taxa para despacho com valor reduzido e sem informações sobre peso de envio. 

Dicas essenciais antes de despachar o seu produto

Antes de finalizar esse artigo, não poderíamos deixar de mostrar sobre as normas de despacho de produtos. Mesmo que você contrate o serviço de alguma das empresas que citamos acima, existem regras básicas antes de enviar qualquer produto para fora do Brasil.

Não basta calcular frete internacional, mas também conhecer sobre as legislações de importação e exportação para que a sua mercadoria não fique retida no outro país (ou até mesmo no Brasil).

  1. Lista de restrições dos Correios

Mesmo que os Correios não sejam os únicos responsáveis em fazer a entrega para fora do país e calcular frete internacional, no próprio site da empresa é possível conferir quais são as restrições para envio. Essas normas abrangem tipos de embalagem, produtos que não podem ser comercializados internacionalmente, entre outros. É possível conferir no site oficial

  1. Página de exportações dos Correios

A página de exportação dos Correios mostra como funciona o envio de mercadorias pelo Exporta Fácil, serviço oferecido por eles. Caso você queira despachar um produto para fora do país, é possível simular qual o prazo de entrega para a região e também fazer o registro de exportação em situações que a mercadoria ultrapasse o valor de 1.000 dólares. 

  1. Manual de exportações da Receita Federal

Por fim, é fundamental que você faça o download do manual de exportações escrito pela própria Receita Federal. Este órgão é responsável em conferir as suas encomendas e avaliá-las antes de realizar o envio. Portanto, entender quais são as legislações que envolvem esse modelo de entrega é fundamental para que a sua encomenda não fique presa.

Conclusão

Para você que chegou até aqui, entendemos que calcular frete internacional é completamente diferente dos envios nacionais. Por isso, é fundamental que você entenda como funcionam as normas que envolvem o despacho para outros países para implementar o melhor sistema em sua loja virtual.

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One thought to “Calcular frete internacional: veja como funciona em loja virtual!”

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