O momento é oportuno para o crescimento das vendas no e-commerce. De acordo com o Compre & Confie, só no mês de abril as vendas online tiveram um crescimento de 81%. Se o mercado digital já está em alta, o Dia dos Namorados promete movimentá-lo ainda mais no mês de junho! Mas, como construir uma campanha de sucesso para o Dia dos Namorados no e-commerce?
Se você está diante desse desafio na sua loja virtual, chegou a hora de resolver o problema! Neste artigo, falamos sobre o que precisa ser feito na hora de criar campanhas de e-commerce para sua empresa obter sucesso nas futuras ações. Além disso, apresentamos algumas iniciativas que funcionaram e podem inspirar seu trabalho. Siga a leitura!
Tenha uma plataforma robusta para o e-commerce
O primeiro passo é a escolha da plataforma, um cuidado fundamental para o sucesso das campanhas de e-commerce. A plataforma é a base onde você desenvolverá o negócio e as campanhas seguintes.
Atenção aos preços! Embora um pacote custe menos, pode ser que não tenha os recursos necessários. Leve em consideração os seguintes fatores na contração de uma plataforma para sua loja virtual:
- Quanto está disposto a pagar?
- Como é a categorização dos produtos?
- É possível personalizar a página em datas comemorativas?
- Diversas opções de pagamento estão disponíveis na plataforma?
Prepare seu estoque
O sucesso das campanhas de e-commerce depende da disponibilidade dos produtos. É muito frustrante para o cliente fazer um pedido que chegaria em 15 dias e está há mais de um mês atrasado. As campanhas de publicidade devem considerar o que a loja tem no estoque. Por isso, a integração é tão importante.
Além disso, tenha mente que, ao fazer investimentos em divulgação, não se deve gastar toda a verba de mídia nas primeiras horas. Concentrar todos os anúncios somente em um produto também é uma estratégia errada e tende a enfraquecer a promoção.
Amplie o alcance das campanhas
Se você vai fazer uma campanha no e-commerce, seja de Dia dos Namorados ou qualquer outra, as pessoas precisam saber dela. Neste caso, em vez de fazer como as lojas físicas e anunciar em outdoors, ou jornais, o ideal é usar o marketing digital. Há diversas ferramentas disponíveis e você pode recorrer aos links patrocinados, estratégias de e-mail marketing, SEO, Google AdWords e redes sociais.
Aqui, não adianta comprar palavras-chaves, ou entrar em todas as redes sociais. É preciso seguir uma estratégia bem definida, por isso, o marketing digital é o caminho mais indicado. Todos os conteúdos gerados para os diferentes canais têm um propósito e surgiram após os estudos da fase de planejamento.
Simplifique o checkout
Quanto menos complicado o processo de checkout, menor a probabilidade de abandono dos carrinhos. Reduzir a taxa de pessoas que chega perto da compra e desiste é um desafio.
Para aumentar as chances de sucesso da sua campanha no e-commerce, evite exigir que os clientes se registrem antes de finalizar uma compra. Além disso, peça o menor número possível de informações ao cliente.
Logística de transporte e devolução de produtos
Quando se trata de um e-commerce, a logística para entrega e devolução de produtos também é um ponto de atenção. Tudo deve estar organizado no fluxo de produtos para movimentação, armazenagem no estoque, vendas e entregas.
A chegada do produto a casa do cliente é o fator mais importante. Se algo der errado, o custo para o empreender pode ser bastante alto. Se prometeu entregar em 5 dias, cumpra! Você tem que ser fiel aos prazos, especialmente em momentos de pico de venda, como o Dia dos Namorados.
É possível resolver a entrega com frota própria, ou contratando parceiros para não depender apenas dos Correios. Além disso, a empresa precisa estruturar a logística reversa, ou seja, aqueles pedidos que retornam porque deixaram o consumidor insatisfeito ou têm defeitos.
Atendimento e pós-venda
Excelência no atendimento ao cliente é o mantra de muitas empresas. Entretanto, na prática, algumas falham no tratamento ao cliente. O sucesso da sua campanha de e-commerce também depende disso.
Diante de uma data com forte apelo emocional, como o Dia dos Namorados, existem infinitas possibilidades de fidelizar seu cliente. Algumas delas são:embalagens de presente, recados escritos a mão ou a disponibilidade de cartões comemorativos, que podem fazer toda a diferença no processo de decisão do consumidor.
Fez campanhas para aumentar as vendas e usou os canais digitais para apresentar as ofertas? Então, lembre-se de monitorar. Você deve verificar, com frequência, se os clientes estão perguntando sobre os produtos, usabilidade e opções de pagamento. Alguns vão precisar de ajuda até para finalizar a compra.
Além disso, atenção com o pós-venda. O cliente pode ser fidelizado se tiver boas impressões da sua empresa na primeira compra.
Otimize as páginas de produtos
A página de produtos deve ser otimizada para aumentar a taxa de conversão das campanhas no e-commerce. Esse é mais um caminho percorrido por quem consegue transformar simples usuários em clientes fiéis.
Além de incluir descrições de produtos detalhadas e imagens atraentes, com alguns ajustes, é possível melhorar o desempenho da sua campanha. A seguir, veja alterações rápidas e fáceis:
- Inclua vídeos sobre os produtos;
- Disponibilize uma FAQ;
- Use a navegação com guias;
- Inclua avaliações dos clientes;
- Aposte em upsell ou venda cruzada.
Ofereça diversas opções de pagamento e frete grátis
O consumidor se sente mais confortável comprando em uma loja que oferece várias formas de pagamento. A maioria pode até preferir o cartão de crédito ou débito, mas outros podem querer uma opção alternativa.
Seu papel é oferecer o maior número de opções de pagamento. Se tiver apenas uma, o consumidor pode entender que sua campanha de e-commerce não é confiável.
O preço do frete pode ser mais um atrativo. Você consegue estabelecer um valor mínimo nas compras e oferecer frete grátis. Essa medida pode incentivar muitos clientes a aumentar o ticket médio.
Campanhas de Dia dos Namorados bem sucedidas no e-commerce
A Skazi, cliente da JN2 e uma das marcas de maior expressão na moda nacional da atualidade, está apostando em gift cards para impulsionar suas vendas. Uma forma simples de presentear a pessoa amada sem medo de errar! Os cartões de presente têm ganhado popularidade no e-commerce e fortalece a relação da sua marca com quem, talvez, não seja o consumidor final.
Outra que pode ser lembrada é a Constance, a maior rede de calçados com conceito self shoes no Brasil. Nesse caso, o destaque é a forma como eles utilizam as redes sociais. O canal é o Instagram, onde a empresa está construindo um portfólio de opções para presentear quem se ama. A cliente da plataforma JN2 também optou por oferecer entrega em até 24h no site, através do serviço de delivery, onde também preparou uma seleção exclusiva de produtos com descontos exclusivos para o Dia dos Namorados.
Diversas abordagens podem ser usadas para desenvolver uma campanha de e-commerce implacável no Dia dos Namorados. A única regra é que você deve ajustá-la a sua marca e aos interesses dos seus clientes. Gostou da leitura? Continue acompanhando o blog da JN2 e encontre mais conteúdo relevante para o crescimento do seu e-commerce.