caarinho de compras abandonado

Uma preocupação importante de todo comerciante é o índice de abandono de carrinhos. Afinal, a tarefa de driblar a concorrência fazendo com que o consumidor prefira adquirir um produto em seu e-commerce já foi cumprida, e o fato de ter uma desistência de compra após todo o esforço inicial é angustiante. Contudo, é possível reduzir o número de carrinhos abandonados em uma loja virtual seguindo algumas dicas simples.

1. Identifique o motivo do abandono

Antes de buscar soluções você deve identificar qual o problema responsável pelo abandono dos carrinhos de compra em seu e-commerce. Para orientá-lo nesta identificação, listamos os problemas mais comuns:

  • Valor de frete elevado
  • Registro obrigatório antes da compra
  • Mudança de ideia durante a transação
  • Solicitação de dados pessoais em excesso para realizar a compra
  • O custo total da compra ultrapassar o esperado – devido taxas e fretes
  • Processo de compra burocrático, confuso ou extenso
  • Loja fora do ar ou com problemas técnicos
  • Formas de pagamento restritas
  • Botão de finalização de compra pequenos, mal localizados ou camuflados

Lembre-se que você tem à sua disposição, na plataforma JN2, um recurso para listar os clientes que inseriram itens no carrinho mas não concluíram o pedido. Isso gera uma oportunidade incrível para interagir e obter informações valiosas para redução dos índices de abandono.

O monitoramento e a análise correta do carrinho de compras abandonado permite aproveitar, neste momento, a possibilidade de conversão em vendas de forma efetiva. A análise dos produtos com maior taxa de abandono possibilita a definição de estratégias  para melhorar sua saída.

2. Confira as dicas para solucionar os problemas

2.1. Verifique aspectos de usabilidade

O processo de check out é a área da loja que mais impacta nas vendas, já que é a parte responsável pela finalização da compra pelo cliente. Para reduzir o abandono de carrinhos neste processo, o ideal é simplificar a conclusão da compra para um único passo. Se passar de três, otimize!

Invista em uma interface intuitiva para o check out da sua loja virtual. Certifique-se que o seu botão para conclusão da compra esteja em destaque. Talvez a forma de finalizar a compra esteja muito extensa e este seja o motivo da conversão não ser realizada. Quanto mais fácil para o cliente for esta etapa, maiores serão as chances dele concluí-la.

2. 2. Dinamize o carrinho de compras

Em seu carrinho de compras, inclua a imagem do produto adquirido, bem como o link para sua página, facilitando ao seu cliente confirmar especificações do produto, os itens escolhidos e até mesmo alterar sua escolha. Permita também que ele possa dar continuidade a suas compras após adicionar um produto sem utilizar o botão “voltar” do navegador.

Além de passar transparência e gerar credibilidade, você simplifica o processo para que ele não abandone o carrinho de compras caso opte por começar as compras do zero novamente.

2.3. Disponibilize formas de pagamentos diversas

Quanto mais opções você der, melhor para a finalização da compra. Por isso, fique atento às atualizações do mercado e ofereça formas de pagamento diferentes.

2.4. Melhore as condições de frete

O frete é um dos maiores vilões para as compras online. Por isso, procure alternativas diferentes de entrega e permita que o seu consumidor escolha a melhor opção para atender sua necessidade. Negocie com transportadoras, tente uma negociação por volume para modalidades distintas de entrega pelos Correios e, caso o seu negócio permita, ofereça também a opção de retirada na loja.

2.5. Mostre a disponibilidade de estoque na página do produto

Nada mais desestimulante que chegar no check out e descobrir que o produto a ser comprado está indisponível. Por isso, organize sua loja online de forma que os produtos fora de estoque sejam claramente identificados. Isso pode vir por meio de uma tag, da ordem de produtos disponíveis ou apenas impossibilitando a inserção no carrinho.

2.6. Ambiente seguro gera confiança para a compra

Opte por um sistema de pagamentos com respaldo no mercado. Além disso, selos como e-bit também são uma excelente forma de gerar confiança nas compras online, reduzindo assim os carrinhos abandonados em sua loja por alguma desconfiança durante o processo.

2.7. Descrições detalhadas

Um dos principais motivos para o abandono de carrinhos é a insegurança do cliente com a compra. Quanto melhores forem as suas descrições, mais segurança você passa para o cliente. Fazer descrições detalhadas, com todas as informações relevantes para o cliente pode diminuir o número de desistências.

2.8. Quem não é viso, não é lembrado

Lembrar ao cliente sobre onde parou e orientar quais os próximos passos seguir pode ser uma boa estratégia. Um e-mail marketing pode te auxiliar nisso, e incluindo outras sugestões de produtos nesse e-mail, ainda é possível que a pessoa adicione mais produtos ao carrinho antes de finalizar a compra. Em último caso, você pode enviar um cupom de desconto ou frete grátis, é conversão na certa.

2.9. Personalize o atendimento

Estratégias personalizadas de relacionamento e oferta de produtos a partir do que o cliente já tem interesse pode ser uma boa estratégia, tanto para a recuperação do carrinho, quanto para a fidelização. Por meio de algumas ferramentas, é possível saber o gosto de seu cliente e tentar criar soluções e produtos para que ele volte e compre em sua loja.

A grande dica é: nunca abandone o carrinho de compras abandonado. A conversão das vendas interrompidas pode ser uma excelente forma de aumentar seu faturamento! Para obter mais dicas de como lucrar em seu comércio eletrônico, continue acompanhando o blog. Se você ainda não tem uma loja virtual, clique aqui e faça conheça os planos da Plataforma JN2.

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