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Clube de assinaturas no e-commerce: 5 dicas para implantá-lo em sua loja virtual

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Não é segredo para ninguém que o consumo online cresce a passos largos no país. Impulsionado pelas necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico é uma realidade para milhões de brasileiros, e as lojas virtuais têm aproveitado isso. Nesse sentido, o clube de assinaturas no e-commerce é um modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Você já ouviu falar em clube de assinaturas? Embora não seja algo recente, ele ainda é desconhecido para muitos lojistas, que podem estar perdendo boas chances de ampliar seus canais de vendas. Por isso, decidimos falar sobre o assunto neste texto.

Ao longo deste post, vamos apresentar o conceito de clube de assinaturas e mostrar a importância desse modelo de negócio. Além disso, elencaremos cinco dicas para que você saiba como implantá-lo em sua loja virtual. Acompanhe! 

O que é clube de assinaturas?

Já pensou no seu cliente recebendo, periodicamente, uma caixa com produtos da sua loja selecionados para ele? De forma geral, o clube de assinaturas é isso, já que o consumidor paga por um plano mensal de sua preferência e recebe produtos de seu interesse, com toda a comodidade e de maneira exclusiva.

Assim, esse modelo de negócio oferece aos clientes (chamados de assinantes) vantagens exclusivas, como preços mais em conta, praticidade e a curadoria de profissionais que selecionam as melhores mercadorias. Em contrapartida, os lojistas também ganham, com a garantia de uma renda mensal, a possibilidade de lançar produtos e enviá-los aos consumidores, além da fidelização de clientes.

Tradicionalmente, esse tipo de serviço era (e ainda é) usado para produtos como jornais e revistas. Além destes, os livros também são bons exemplos de itens muito comercializados por meio do clube de assinaturas. 

No entanto, no mercado atual, as lojas virtuais têm usado o clube de assinaturas para diversos produtos, de diferentes segmentos — e isso tem surtido grande efeito. Só para se ter uma ideia, esse modelo de negócio cresceu 32% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. 

Dessa forma, os donos de lojas virtuais têm visto no clube de assinaturas uma grande chance de aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Para quem ainda não sabe o que fazer para implantar esse modelo de negócio em seu e-commerce, no tópico seguinte daremos boas dicas para você criar o seu clube de assinaturas.


Dicas para criar o clube de assinaturas no e-commerce

A maioria das empresas que oferecem o clube de assinaturas já possui uma loja virtual própria. Assim, é perfeitamente possível que você também faça isso e comece logo a vender esse serviço. Contudo, com as orientações a seguir, seu e-commerce terá mais chances de obter sucesso. Confira! 

1. Avalie se o seu produto ou serviço se encaixa nesse modelo de negócio 

O primeiro passo que o lojista deve dar, assim que decidir implantar o clube de assinaturas no e-commerce, é fazer uma análise do seu produto ou serviço. Ele tem mesmo potencial para se encaixar nesse modelo de negócio? 

De fato, aquele tempo em que o comércio utilizava somente jornais e revistas para esse tipo de serviço, já não existe mais. Vários outros setores ganharam espaço e aderiram ao clube de assinaturas, mas isso não quer dizer que todos os produtos, de qualquer segmento, podem fazer isso.

Portanto, faça essa análise e entenda sobre a aceitação da sua mercadoria. Lembre-se que esse modelo de negócio não é para produtos que são facilmente encontrados por aí. É preciso se destacar, promover exclusividade e oferecer itens que são novidade, que causem surpresa no cliente.

2. Pesquise sobre seus clientes e entenda o interesse deles pelo clube de assinaturas 

Uma vez feita a análise sobre o seu produto ou serviço, agora é a vez de pesquisar sobre o seu público. Ninguém melhor do que você para saber sobre seus consumidores, suas preferências e seus gostos. Ainda assim, utilize recursos disponíveis no mercado e faça pesquisas para aprofundar o seu conhecimento sobre o cliente.

Dessa forma, você saberá se as pessoas que compram em sua loja virtual teriam interesse em um clube de assinaturas. Outra ação para te auxiliar com relação a isso é enviar e-mails para sua base de clientes, com um pequeno questionário para eles responderem. Podem ser perguntas como:

  • Você já ouviu falar em clube de assinaturas?
  • Teria interesse em receber, mensalmente, produtos exclusivos e selecionados para você?
  • Estaria disposto a pagar um valor mensal para ter acesso a esses produtos e outras novidades da nossa loja?
  • Gostaria de dar alguma sugestão sobre a criação do clube de assinaturas em nossa loja online?

Com toda certeza, essas respostas mostrarão o caminho a seguir, com relação a esse modelo de negócio.

3. Disponibilize diferentes planos e preços

Você já pesquisou e viu que seu produto tem aceitação para ser oferecido em um clube de assinaturas, e seu cliente tem interesse nesse modelo de negócio. Portanto, agora é o momento de definir os planos e preços para esse serviço. Geralmente, os clubes de assinatura oferecem condições distintas, justamente para atender a todos os perfis de compradores.

Por isso, organize diferentes kits de produtos, variando os preços. Kits com itens exclusivos e em maior quantidade, tendem a ter um valor de assinatura maior. Contudo, é importante oferecer também kits mais básicos, com menos produtos ou com algum lançamento que você queira promover.

O mais importante é que o cliente tenha opções distintas para fazer sua escolha e experimentar esse tipo de serviço.

4 . Surpreenda seus clientes na entrega do produto

Uma ação que pode render muitos ganhos com seu público é surpreendê-lo na entrega dos produtos. Para isso, envie pequenos brindes junto às mercadorias, ou até mesmo mensagens mostrando o quanto esse cliente é especial para sua loja.

Além disso, você também pode fazer bom uso da unboxing experience; já ouviu falar nesse termo? Trata-se de uma ação que visa surpreender o cliente na chegada do produto, por meio de embalagens criativas, recadinhos personalizados, brindes, cupons de desconto, entre outras. Sem dúvida alguma, é uma excelente forma de causar surpresa e conquistar o cliente.

5. Tenha uma plataforma de e-commerce com integrações que possibilitem esse modelo de negócio

Para a implantação de um clube de assinaturas, o lojista pode se perguntar: terei de criar mais uma loja virtual, só para esse tipo de serviço? A resposta é: não! Mas, para isso, você precisa contar com uma plataforma de e-commerce que possua integração com um sistema de pagamento recorrente.

Assim, você administra tudo de forma simples, prática e rápida. Por meio dessa integração, é possível cadastrar diferentes preços e planos, podendo ser mensais, anuais, diários semanais e trimestrais. 

Esperamos que nosso texto tenha te mostrado a importância do clube de assinaturas no e-commerce e como implantá-lo em sua loja virtual. Tão importante quanto esse modelo de negócio, é contar com uma plataforma de e-commerce que possibilite aumentar seus canais de vendas e oferecer diferentes tipos de serviços, como o clube de assinaturas.

A Boost Commerce, plataforma de loja virtual da JN2, é desenvolvida com a tecnologia Magento 2, e possui integrações com empresas que são referência no mercado, inclusive para você vender muito por meio do clube de assinaturas. Tudo de forma fácil, organizada e com o suporte de especialistas sempre prontos para te auxiliar.

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