O uso do código de barras é fundamental para facilitar e otimizar a logística de qualquer estoque.
Afinal, por meio dele, os controles das entradas e saídas de produtos se tornam mais ágeis e precisos.
Criado originalmente para supermercados, o código de barras é capaz de identificar produtos de forma imediata. Com isso, seu uso passou a se estender por todo o comércio, tanto na venda, quanto na catalogação e armazenamento de mercadorias.
Graças à possibilidade de automação, o leitor de código de barras também se tornou uma importante ferramenta para otimizar setores, tornando-se um diferencial competitivo para os negócios.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, entenda a importância do código de barras, suas vantagens e como gerar código de barras online!
Por que o código de barras é tão importante para o e-commerce?
No mercado atual, é impensável imaginar qualquer tipo de estoque sem algum tipo de controle que otimize o recebimento, categorização, integração e armazenamento dos produtos.
Assim, quando tratamos sobre e-commerce e seus centros de distribuição, o código de barras serve para aprimorar e acelerar todo o controle, garantindo uma qualidade mais elevada no atendimento aos clientes.
Graças à sua rastreabilidade, os gestores também podem identificar mais facilmente quais são os gargalos do estoque, quais produtos têm maior saída, como diminuir o tempo das entregas, e assim por diante.
Isso significa que, de forma simples e prática, os códigos permitem uma visão completa sobre os processos, desde a saída dos produtos do armazém, até sua entrega aos clientes ou eventuais devoluções.
Em poucas palavras, com mais produtividade e maior controle em prol da satisfação dos clientes, o código de barras tem impacto direto sobre as vendas e desempenho do e-commerce no mercado!
Quais os principais benefícios do leitor de código de barras?
Além dos pontos mencionados no item anterior, o código de barras também é de suma importância para ampliar a visibilidade de seus produtos na internet!
Isso porque, nos marketplaces, por exemplo, o verificador garante que as mercadorias sigam as melhores práticas de cadastro e tenham um maior alcance entre os consumidores, o que consequentemente gera mais vendas.
Até mesmo nos portais comparadores de preços, o código de barras padronizado faz com que os itens apareçam nas ofertas, seguindo os filtros aplicados.
Muito além de melhorar o alcance e suas conversões, a tecnologia ainda agrega vantagens como:
- Mais agilidade na conferência de informações e processamento de dados;
- Garantia do melhor custo-benefício operacional, já que os processos são otimizados, com seus respectivos gastos de tempo e trabalho reduzidos;
- Mais agilidade para os processos, seja na localização de itens, no seguimento logístico, no gerenciamento de marketplaces, e assim por diante;
- Melhor cooperação entre diferentes negócios, uma vez que o padrão de identificação de produtos pode seguir modelos internacionais e permitir parcerias entre empresas de todos os portes.
Ainda, tudo isso é possível através de uma implementação muito simples. O leitor de código de barras é acessível, popular e muito difundido entre as empresas. Já o código demanda apenas sua inserção na embalagem, sendo discreto e sem impacto sobre a identidade visual da mercadoria.
Depois de conferir a importância e os principais benefícios do código de barras, no próximo item, veja como é feita a sua geração!
Como gerar código de barras online?
Antes de nos aprofundarmos sobre como o código de barras é gerado, é importante explicar o que é EAN.
Todos os códigos de barras que encontramos nos produtos na verdade são EANs, sigla para European Article Number. Trata-se de uma padronização internacional formada por 13 dígitos.
Por padrão, todos os produtos precisam ter seu próprio EAN. Ou seja, uma mesma mercadoria deve ter códigos distintos para suas variações de tamanho, cor, modelos e assim por diante.
Dessa maneira, para criar o código de barras de determinado item, é necessário buscar uma ferramenta voltada à definição do EAN.
Por meio dos melhores recursos na área, você garantirá uma categorização mais precisa, com códigos específicos para cada item.
No caso dos e-commerces, é preciso gerar código de barras online. Para isso, existem alguns serviços disponíveis na internet voltados ao EAN.
Porém, o mais indicado é que essa geração seja feita na própria plataforma da loja, de forma que os controles e categorizações do estoque sejam alinhados com os itens disponíveis para vendas.
Dessa maneira, é ideal buscar pelas soluções que são referência no segmento, já que suas tecnologias já disponibilizam geradores de códigos de barras EAN dentro do próprio sistema, facilitando a vida dos gestores.
Se você procura por uma plataforma para lojas virtuais que atenda a essas necessidades, a JN2 é sua melhor opção, já que ela se adapta a todos os segmentos do mercado e atua para crescer junto com o seu negócio.
Nossa solução é repleta de funcionalidades, que também incluem a geração integrada de códigos de barras.
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Com todos os pontos destacados até aqui, é evidente que os códigos de barras para e-commerces são indispensáveis em termos de logística e qualidade de serviços.
Por meio dele, as operações se tornam mais ágeis, contam com um controle mais rígido e evitam erros.
Além disso, o aprimoramento da tecnologia e o uso de plataformas integradas garante que o controle de estoque seja automatizado.
O resultado são clientes mais satisfeitos, procedimentos mais viáveis e a possibilidade de que os gestores se dediquem mais ao core do negócio, sem precisar se preocupar com tarefas repetitivas de controle.
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