A organização interna de comércios vai muito além da precificação, da relação com os fornecedores e da venda propriamente. Assim, para que tudo esteja em dia, principalmente quando falamos sobre planejamento, é necessário cadastrar um código SKU a fim de controlar o estoque e deixá-lo sempre organizado. 

Contudo, nem todos os empresários (principalmente aqueles que estão em início de carreira) conhecem esse termo. E você? Sabe o que é e a sua importância? Entenda neste artigo tudo sobre código SKU, além de sua necessidade dentro de qualquer comércio e para a organização de estoques.

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

O que é código SKU?

No ramo empresarial muitas siglas confundem os empresários e acabam sendo deixadas de lado pela falta de informação sobre a sua necessidade. Por isso, vamos destrinchar tudo a respeito do código SKU para que não reste nenhuma dúvida e para que você aplique-o da maneira correta em seu negócio.

A sigla SKU surgiu por meio da expressão em inglês Stock Keeping Unit e remete à tradução literal “Unidade de Controle de Estoque”. Ela nada mais é que um código criado por você mesmo, para a sua empresa, a fim de identificar um produto de acordo com as suas características e modelo.

Se você revende, por exemplo, camisetas com a mesma frase na internet, é possível criar um código SKU que se refere ao modelo, mas que mude apenas a sinalização em relação ao tamanho da peça e cor. Essa relação é fundamental para organizar o estoque de um negócio, principalmente em relação à entrada e saída de produtos. 

Como funciona esse código?

Esse planejamento é mais simples do que se imagina! Então, para que você identifique os produtos que comercializa basta utilizar números ou letras que façam referência à marca, modelo e cores. Por exemplo, se você revende smartphones da empresa Xiaomi e Motorola, uma forma de criar a ID dessas duas multinacionais é utilizando X ou M (iniciais das empresas).

Além disso, é importante ressaltar que o código é funcional tanto para o empresário como para o consumidor quando ele possui uma boa operação omnichannel, ou seja, uma experiência única em todos os canais de venda. Portanto, tanto a loja presencial como a virtual precisam do mesmo código SKU

Qual a importância do código SKU para o estoque de lojas?

Já entendemos até aqui qual a importância desse código, mas por que ele é tão importante principalmente para a logística de estoque das lojas?

Essa pode parecer uma afirmação óbvia para alguns empresários, mas para aqueles que estão abrindo principalmente um negócio online, essa é uma dúvida latente. Por isso, separamos aqui 6 motivos que vão fazê-lo enxergar a necessidade de implementar essa estratégia organizacional em seu comércio. 

  1. Melhor organização

Em primeiro lugar, ao adotar esse método de identificação de mercadorias dentro do estoque de sua loja é possível organizar o espaço e até mesmo visualizar de forma mais clara quando determinados produtos estão acabando ou sendo comprados em excesso. Isso reflete principalmente na economia da empresa.

  1. Facilidade na comunicação

Além disso, com o código SKU é possível facilitar a comunicação interna e externa da loja, já que os funcionários conseguem identificar mais rapidamente cada produto e os consumidores entendem sem grandes dificuldades quais são os modelos, marcas e até mesmo demais características da mercadoria. 

  1. Fácil integração com sistemas

A fácil integração é outra grande vantagem na criação de códigos de identificação para os produtos de seu estoque. Muitas vezes, as empresas possuem um ou mais sistemas e precisam torná-los interativos entre si para que haja o processo completo de produção e revenda. Com um código SKU implementado, a relação entre softwares é descomplicada. 

  1. Agilidade na localização de produtos

Não poderíamos deixar de falar, é claro, sobre a agilidade na localização de produtos! Sem números e letras definidas, o colaborador responsável pela organização não consegue identificar um produto sem ter o nome completo e sua marca. Porém, com pequenos códigos é possível achá-los e ainda identificar outros que fazem parte do mesmo grupo. 

  1. Maior produtividade

Sim, é isso mesmo que você leu: o código SKU é um dos responsáveis por aumentar a produtividade dentro de uma empresa! Com essa organização, o funcionário não precisa mais gastar horas procurando e fazendo relatórios sobre entrada e saída de produtos. Ele consegue perceber cada movimentação sem grandes dificuldades e somente fazendo uma pesquisa com o código. 

  1. Facilidade na identificação de lotes

Por fim, para quem trabalha diretamente com o planejamento e organização de lotes, o código SKU é a opção ideal para identificá-los dentro do estoque. Imagine que você adquira uma caixa de mercadorias com defeito e que precise avisar a fornecedora sobre o problema: com essa numeração é possível achar qual é o lote mais facilmente e retirá-lo de comercialização. 

Como criar um código SKU?

Para você que chegou até aqui, vamos mostrar o caminho para o pote de ouro: como criar um código SKU para a sua empresa! 

Mesmo que existam modelos prontos na internet é muito importante adaptá-los para o seu negócio e criar uma numeração responsiva, que sirva tanto para uma loja virtual, como também para o comércio presencial, entre outros.

Além disso, é essencial que no instante de definir qual vai ser o código de identificar, que não se utilize caracteres como hífen, barra, arroba e até mesmo vírgula. Esse tipo de informação dificulta a memorização e até mesmo alguns sistemas não aceitam.

Também é necessário que haja uma tabela de nomenclatura que se repita em produtos do mesmo grupo. Se você vende geladeiras, por exemplo, uma forma interessante de criar o código SKU é de separar uma letra para a marca, como Electrolux (E) e Consul (C), além de outras referências para cor, modelo e até mesmo geração. 

  • Código SKU com operação omnichannel (que se repita em todas as experiências);
  • Evitar caracteres como hífen, barra, arroba e vírgula;
  • Usar um padrão para marca, modelo, cor e geração. 

Conclusão

Para você que está pensando em criar a sua loja online e aplicar o código SKU como uma estratégia de organização para estoque, conte com a JN2! Somos uma empresa especialista em desenvolvimento de e-commerces e pioneiros no uso de Magento no Brasil.

Aproveite também e veja o nosso check list: Passo a passo para criar o e-commerce do seu negócio!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

2 thoughts to “Código sku: entenda o que é e sua importância para o estoque!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *