O número de empresários que adotaram o e-commerce cresceu exponencialmente no mercado brasileiro. Em 2020, devido à pandemia do COVID-19, esse processo trouxe cerca de 69 bilhões de reais a mais em lucros do que era esperado para o ano. E o Google Shopping foi um grande aliado nesse negócio.

Mas, você sabe o que é essa ferramenta e como anunciar no Google Shopping? Entenda neste blog post a importância desse instrumento na internet, principalmente para os empresários que querem investir pesado na comercialização em e-commerces.

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

O que é Google Shopping?

O Google, sem dúvidas, é um dos sites mais acessados na internet. Muitas pessoas não conseguem desassociar essa empresa da web, pensando até mesmo que elas são inseparáveis. Com essa crença, entende-se que tudo que aparece nessa ferramenta é mais visualizado entre os consumidores.

De certa maneira, isso é verdade. Em 2018 foi constatado que o número de buscas nesse site chegava até mesmo a trilhões em um único dia. Com esse grande fluxo, a empresa desenvolveu diversas ferramentas, inclusive para divulgar vendas.

Por isso, para você que está a fim de comercializar um produto é possível vinculá-lo e anunciar no Google Shopping. Quanto mais estratégias forem combinadas e mais acessíveis forem os itens, maiores as chances de aparecerem na primeira página de pesquisa. Por isso, esse é um instrumento importante para o comerciante na internet.

Uso de imagens nos anúncios

O uso de imagens na hora de anunciar no Google Shopping também é uma técnica bastante atrativa. Quanto mais o leitor entender que aquele produto foi feito para ele, maiores são as chances de você transformar um lead em uma possível venda.

Dessa forma, não basta somente anunciar nesse site, mas também entender como funcionam os esquemas que auxiliam na divulgação de seus produtos. Essas técnicas são fundamentais para gerar mais lucro para a sua empresa.

Quais as vantagens de utilizar essa plataforma?

Se você está pensando em como anunciar no Google Shopping, não fique com medo! Mesmo que o nome dessa ferramenta não seja tão conhecido como do site, ele é bastante pesquisado entre os consumidores principalmente no momento de realizar uma comparação de preços e no marketplace de uma grande loja.

Para isso, listamos aqui 5 vantagens de usar essa plataforma para ajudar o seu e-commerce nas vendas. Confira!

1. Mais tráfego e conversão

Em primeiro lugar, ao anunciar no Google Shopping, certamente o seu número de visualizações é maior do que outras formas de divulgação.

Com isso, o seu site ganha mais tráfego e, consequentemente, mais conversões em compras.

2. Integração de catálogo com sites parceiros

Os produtos disponibilizados nessa ferramenta aparecem no catálogo junto a sites parceiros devido às palavras-chaves escolhidas. 

Imagine que você tenha uma loja online de calçados infantis: na hora de escolher a tag, coloque uma que faça referência ao seu produto, como #tenisinfantil, #sapatoparacrianca, entre outros.

3. Maior exposição dos produtos

O maior benefício, sem dúvida alguma, é a exposição que essa ferramenta dá para a sua empresa. 

Ao analisar como anunciar no Google Shopping, se você seguir as regras corretamente para postagem, muito provavelmente seu produto irá aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.

4. Possibilidade de encontrar o consumidor no momento da compra

Ao colocar uma palavra-chave para divulgar o seu produto, a possibilidade de encontrar esse cliente é ainda maior. 

Não é necessário correr atrás dele e muito menos vender de porta em porta para esse consumidor. Muitas vezes, a procura parte dele e é encontrada por meio das tags.

5. Mensuração eficiente dos resultados/Relatório de performance

Por último, um benefício bastante atrativo para o empresário após anunciar no Google Shopping é a possibilidade de fazer a mensuração dos resultados. 

Com esse relatório de performance é possível analisar quais são os erros dessa divulgação e quais são os acertos na hora de divulgar o seu produto.

Dicas de como usar e vender mais no Google Shopping

Agora que você já entendeu os benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa, vamos mostrar como anunciar no Google Shopping de maneira descomplicada, para que você lucre ainda mais em seu e-commerce.

Aproveite para pegar uma caneta e um papel, pois as informações a seguir são muito importantes!

Ative seu usuário

Para anunciar no Google Shopping é preciso ativar o seu usuário. Para isso é preciso, primeiro, ter um domínio próprio para o seu site, e ser verificado no Google Adwords e Merchant Center.

Configure o feed de produtos

Feita essa ativação inicial, configure o seu anúncio de acordo com as seguintes estratégias: 

  • um título chamativo; 
  • uma descrição que contenha a palavra-chave do produto; 
  • a escolha da categoria ideal para que seu produto chegue ao público certo;
  • e uma imagem com boa resolução.

Dê lances no Google Ads

Realizada essas duas etapas, aproveite para integrar a sua ferramenta Shopping com o Google Adwords. 

Ao unir esses dois instrumentos (ou também ao Google Analytics), você consegue dar lances iniciais e melhorar a sua posição entre as pesquisas do site. Isso faz com que as vendas aumentem e que você deslanche dentro do Google.

Texto também converte em lucros

É importante salientar que, mesmo que as descrições do Google Adwords sejam pequenas, é possível usar dessa linkagem para redirecionar a um texto rico, que forneça todas as informações sobre o produto.

Essa é uma maneira bastante eficaz, que converte até mesmo os leads mais indecisos, que estavam com medo de apostar na compra de seu produto.

Conclusão

Por fim, entendemos que os e-commerces estão, sim, em crescimento no mercado e que podem aumentar ainda mais as suas vendas ao anunciar no Google Shopping. Essa é uma ferramenta muito importante no mercado e que auxilia até mesmo os pequenos empresários.

Para você que curtiu o assunto, saiba mais sobre o nosso Webinar “Como começar a vender em marketplaces e quais canais escolher”. Até a próxima!

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