No disputado mercado de comércio eletrônico, é fundamental que as lojas virtuais saibam usar diferentes táticas para conquistar clientes. E uma dessas alternativas, muitas vezes até ignorada por lojistas e suas equipes, é a produção de conteúdo de forma organizada, sistêmica e atrativa. Afinal, aplicando as melhores estratégias de inbound marketing, é possível obter grandes resultados.
Como anda esse trabalho em seu e-commerce? Você ainda não utiliza o marketing de atração em seu negócio? Se não, saiba que está perdendo ótimas chances de conquistar mais clientes, por meio da produção de conteúdos informativos, de qualidade e que têm o poder de cativar os consumidores.
Agora, se você já utiliza essa estratégia, mas ainda não obteve sucesso, é preciso avaliar o que pode ser feito para mudar esse cenário. Contudo, seja qual for a situação em que seu e-commerce esteja, referente à prática ou não do marketing de atração, este artigo será de grande utilidade para você.
Neste texto, vamos falar mais sobre o conceito de inbound marketing e qual a sua diferença para o marketing tradicional. Depois, você saberá como aplicar as melhores estratégias de inbound marketing em sua loja virtual. Continue a leitura e aproveite este conteúdo!
O que é inbound marketing
Para quem ainda não conhece essa estratégia, o inbound marketing — também chamado de marketing de atração — é uma técnica que visa atrair o público-alvo para a sua empresa. Trata-se de uma ação que tem o poder de gerar resultados a médio e longo prazos, uma vez que trabalha com a produção de conteúdos educativos e informativos para os clientes.
O que acontece é que muitos dos potenciais consumidores do seu produto não estão prontos para efetivar uma compra naquele momento. Isso porque essas pessoas ainda estão pesquisando, procurando saber mais detalhes sobre a mercadoria de interesse, para então ter convicção do que realmente é melhor para elas.
É aí, portanto, que entra o marketing de atração. Por meio de conteúdos no blog da empresa, redes sociais e em outras plataformas digitais, você tem uma oportunidade valiosa de fornecer informações de qualidade, que de fato respondam às dúvidas que os clientes têm antes de adquirir um produto.
Por meio dessa estratégia, as pessoas encontram o seu conteúdo, descobrem a sua marca e têm grandes chances de ver, na sua empresa, o parceiro ideal para fechar um negócio. Diferentemente do marketing tradicional (também chamado de outbound marketing), que tem uma postura mais ativa e faz com que uma marca vá atrás dos clientes, no inbound marketing é o contrário, já que esses consumidores é que vão ao encontro das empresas.
As melhores estratégias de inbound marketing
Por mais que seja altamente vantajoso trabalhar com o inbound marketing, é preciso muito trabalho e um planejamento eficiente. Como já destacamos, é necessário também ter paciência e não desanimar, já que os resultados não aparecem como a maioria dos empreendedores desejam, isto é: de maneira imediata.
E para que você colha os frutos quando chegar o momento certo, seu trabalho precisa ser contínuo e de qualidade. Para te ajudar nessa missão, listamos a seguir as sete melhores estratégias de inbound marketing para o seu e-commerce. Confira!
1 – Produza sempre conteúdos de qualidade
Ao encontrarem o seu e-commerce e clicarem em um de seus conteúdos, os consumidores precisam de informações que, de fato, os agradem. Afinal, de nada adianta produzir blog posts, por exemplo, com assuntos que não são do interesse do seu público-alvo. Em vez de atraí-los, atitudes como essa podem causar um efeito contrário, afetando a credibilidade da sua loja e afastando o cliente.
Por isso, não faça conteúdos apenas por fazer. Pesquise as dores dos seus consumidores, seus principais problemas e os benefícios que o seu produto pode oferecer a eles. Procure também por dados confiáveis, estudos já realizados sobre determinados assuntos e estatísticas. As pessoas gostam de saber números referentes ao que estão procurando, o que pode inclusive fazer com que elas se decidam pela compra.
De posse dessas informações, não se esqueça de fazer um planejamento detalhado e definir o que vai abordar em cada conteúdo. Depois, organize as ideias e fale sobre temas de interesse do seu público. Assim, ele verá grandes vantagens no seu trabalho e terá mais confiança no que você está divulgando.
2 – Marque presença nas redes sociais e aproveite esses canais
No tópico acima, demos um exemplo de produção de conteúdo por meio de blog post, certo? Contudo, é preciso aproveitar todas as possibilidades que as plataformas digitais oferecem, como as redes sociais. Marcar presença nesses canais, fazendo postagens relevantes e promovendo o engajamento com o público, é crucial para uma estratégia de sucesso no inbound marketing.
E a ideia para a produção de posts, para as redes sociais, é bem semelhante ao que vimos no tópico anterior. Assim, será preciso também pesquisa, planejamento e criatividade na produção dos conteúdos, principalmente para entender de que forma seus clientes gostam de consumir informações nessas redes.
Lembre-se também de explorar todas as ferramentas de cada rede social, diversificando o conteúdo ali divulgado. Por exemplo, no Instagram e no Facebook, além do feed tradicional de postagens, é possível fazer publicações nos Stories, Reels e até mesmo vídeos. Dessa forma, você consegue agradar seu público de diversas maneiras, fazendo mais uma vez com que ele enxergue valor no que seu e-commerce está produzindo.
3 – Disponibilize seus conteúdos em diferentes formatos
Com a variedade de canais e formatos existentes nas plataformas digitais, é natural que, dentro do seu grupo de potenciais clientes, existam pessoas com preferências diferentes. Por exemplo, alguns consumidores gostam mais de ver vídeos com informações sobre produtos; outros preferem ler artigos de blog; e tem ainda quem prefere os podcasts.
Ciente disso, é fundamental que os donos de negócio ofereçam seus conteúdos em formatos diferentes, a fim de agradar o maior número possível de consumidores. Atualmente, existem ferramentas que possibilitam essa diversificação, inclusive permitindo que o mesmo conteúdo seja disponibilizado em mais de um formato.
Portanto, reúna sua equipe e leve em consideração as melhores estratégias de inbound marketing, principalmente no que diz respeito aos formatos dos conteúdos. Afinal, quanto mais facilidades uma loja oferece a seus potenciais clientes, maiores as chances de promover a sua satisfação.
4 – Utilize técnicas de SEO
Para que o público-alvo de um e-commerce encontre aquela marca e consuma os seus conteúdos, evidentemente essa empresa precisa aparecer para ele. E para que isso aconteça, é necessário fazer bom uso das técnicas de SEO e trabalhar de forma estratégica, a fim de posicionar a marca nos melhores resultados dos buscadores.
Para quem não sabe, as técnicas de SEO têm como objetivo direcionar as pessoas, de maneira orgânica, para o site de uma empresa. Para que isso aconteça, é necessário, entre outras estratégias, usar palavras-chave que seus potenciais consumidores utilizam para pesquisar por produtos de seu interesse.
Dessa forma, sua página tem grandes chances de aparecer logo nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas, com o Google. Como a maioria das pessoas, geralmente, acessa os primeiros sites que aparecem, sua loja virtual tende a receber um número maior de visitantes, caso o SEO seja feito de forma eficiente.
5 – Faça parcerias e divulgue sua loja para mais pessoas
Uma ótima maneira de atrair mais consumidores para o seu negócio é por meio de parcerias. Isso porque certamente existem outras empresas, que não são suas concorrentes, que oferecem produtos complementares ao seu. Dessa maneira, é de grande importância promover parcerias com esses empreendimentos, a fim de obter maior alcance para ambas as marcas.
Por exemplo, você pode sugerir a produção dos chamados guest posts. Nessa ação, você cria um conteúdo da sua loja para ser divulgado no blog da outra empresa, e em contrapartida você divulga um artigo dessa outra marca no seu próprio site.
Assim, ambos os empreendimentos vão atingir um número maior de pessoas que, por meio de links que serão colocados nos textos, podem visitar os sites das empresas e se tornarem futuros clientes.
6 – Promova lives e webinars, e convide outros especialistas para participarem
Mais uma grande oportunidade para atrair seu público, e fazer com que ele veja cada vez mais valor em sua marca, é promovendo transmissões ao vivo na internet, como lives e webinars. Trata-se de um formato de conteúdo que ganhou ainda mais força durante a pandemia, e que é amplamente utilizado.
Para se obter números melhores, convide outros especialistas sobre os assuntos que serão temas desses encontros virtuais. Com essas participações, e sabendo abordar o que de fato seus clientes têm interesse, é possível atingir grandes audiências e cativar bastante o público.
7 – Produza boletins informativos e os envie para sua base de leads
Para fechar as nossas dicas, é fundamental que você mantenha uma base de leads ativa e sempre bem informada com seus conteúdos. E uma das melhores maneiras de fazer isso é produzir e enviar boletins informativos, as chamadas newsletters.
Para se ter sucesso com essa estratégia, é importante definir uma periodicidade para o envio dessas notícias, a fim de orientar melhor o público sobre quando ele receberá seus e-mails. Com relação ao conteúdo desses boletins informativos, você pode dar dicas rápidas sobre determinado tema, divulgar os posts do blog feitos na semana, criar glossários, entre outros tipos de assunto.
E então, gostou de aprender sobre as melhores estratégias de inbound marketing para a sua loja virtual? Para que você consiga otimizar seu trabalho e pôr em prática todas essas técnicas, é crucial que trabalhe com uma plataforma de e-commerce moderna, tecnológica e integrada com inúmeros recursos. Você já conhece as soluções da JN2?
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