O número de lojas virtuais em todo o mundo cresce de forma bastante interessante para os empresários. Em 2020, devido à pandemia do COVID-19, essa estatística se acelerou ainda mais, mostrando um aumento de 40% nos e-commerces em relação ao início do segundo semestre de 2019. Nesse meio, como criar um blog foi uma das pesquisas mais frequentes entre os empreendedores.

Mas, afinal, você sabe o porquê dessa busca ter crescido tanto? Entenda como criar um blog pode ser uma forma bastante benéfica para a sua loja virtual. Além disso, veja estratégias para colocar essa página no ar com qualidade e oferecendo conteúdo relevante para os consumidores.

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Blog para e-commerce: uma porta de entrada para novos consumidores

Você, empresário, sabia que o blog para e-commerce pode ser uma porta de entrada para novos consumidores? Essa é uma maneira que muitos empreendedores encontram de um possível lead se interessar pelo produto da loja virtual e realmente se transformar em um cliente. 

Assim, de certa forma, podemos dizer que os conteúdos relevantes que falam sobre os pontos positivos e demais características de um produto que o e-commerce comercializa, ajudam no aumento dessas vendas e fazem com que seja uma porta de entrada para novos consumidores.

Por isso, é importante entender como criar um blog, pois é um passo fundamental, visto que essa página pode ajudar principalmente no crescimento de seu negócio e na consolidação de sua marca. 

Aumento de tráfego de pessoas

Neste momento você deve estar pensando: “mas como as pessoas acham o meu blog e associam ao produto comercializado?”. Caso você ainda não entenda de tráfego, vamos explicar como funciona!

Ao pesquisar qualquer coisa no Google, existem palavras-chaves que vão direcioná-lo a um blog ou site específico. Esse termo é diretamente ligado ao tema do post ou até mesmo ao produto que está sendo comercializado.

Portanto, quanto mais certeira for a palavra-chave, mais chances você terá de estar entre os 10 primeiros links de pesquisa do Google. O blog ajuda nessa relevância, já que o termo pode ser repetido mais vezes. Mas, é importante salientar que existe uma estratégia atrás disso, que ainda vamos entender melhor. 

Como criar um blog para e-commerce?

Para você que está pensando em como criar um blog para o seu e-commerce, temos as melhores dicas e conselhos! Para isso, fizemos uma pequena lista com 6 formas de tornar essa página um sucesso para a sua loja virtual, além de configurá-la de forma que dê mais visualizações para o seu negócio.

Por isso, aproveite este momento para pegar uma caneta e um papel, pois as informações a seguir são fundamentais para a estratégia do seu e-commerce!

  1. Hospedagem do blog

Em primeiro lugar é preciso entender que para ter um blog é necessário uma página extra, que esteja de fora da hospedagem de sua loja virtual. A JN2 oferece a opção de linkar esse novo endereço a qualquer modelo de site, seja WordPress, Wix ou outros, para que você construa esse ambiente de leitura.

Existe apenas uma exceção, com o Magento, de construir um blog dentro do próprio e-commerce. Porém, essa opção traz menos engajamento e tráfego para o empresário, não sendo uma escolha muito aconselhável.

  1. Escolher o nome ideal para o blog

O nome também é um passo muito importante na hora de pensar em como criar um blog. É necessário buscar as principais palavras-chaves mais procuradas no Google e ver como criar um endereço com o que foi escolhido.

Nesse sentido, evite usar símbolos como hífen e demais acentuações, pois isso pode além de bloquear o link, também reduzir o número de buscas. Portanto, faça sempre um nome otimizado e fácil de encontrar na internet (quanto mais complexo, menor o tráfego). 

  1. Definir um objetivo e conhecer o público

É fundamental que você, empresário, tenha em mente qual o objetivo da sua empresa e entenda qual é o seu público-alvo. Criar uma persona e um planejamento com metas é essencial nesse meio, pois dá o trajeto certo para que a loja virtual siga na internet.

Imagine, por exemplo, que você venda bijuterias, mas escreve com uma linguagem voltada para crianças e adolescentes. Certamente essa decisão, além de diminuir as visitas no seu blog, faz com que algumas pessoas enxerguem até de forma negativa. Portanto, esteja sempre alinhado com os objetivos e público. 

  1. Selecionar temas relevantes para publicar

Na hora de pensar em como criar um blog é fundamental fazer também um calendário editorial com temas relevantes para publicar. Mesmo que todos os assuntos envolvam algum produto que você comercializa em sua loja online é importante despertar a curiosidade dos leads e fazer com que eles se sintam cada vez mais interessados.

Evite assuntos repetitivos e até mesmo chatos. Isso pode repelir um possível cliente e sujar a imagem do e-commerce. Esteja sempre atento às principais novidades e o que atrai o público na internet. Algumas ferramentas como a Biblioteca de Anúncios do Facebook podem ajudar nisso. 

  1. Criar conteúdos focados em SEO

O SEO é a solução para você que está planejando em como criar um blog. Essa expressão vem do inglês Search Engine Optimization e é uma estratégia de marketing digital extremamente importante para qualquer site. 

Por meio das palavras-chaves mais pesquisadas, como já falamos anteriormente, e um posicionamento certeiro nos conteúdos, é possível aumentar o número de visitas e até mesmo transformar um lead em cliente.

Para isso, é necessário buscar sites que realizem esse tipo de pesquisa, como o Ubersuggest, e saber quais são os termos mais procurados da internet. Com isso, somado a outras técnicas, muito provavelmente o seu conteúdo irá parar na primeira página do Google!

  1. Fazer a divulgação do blog

Por último, mas não menos importante, para que o blog realmente tome proporções positivas é necessário fazer a divulgação em outras redes. Utilize o marketing de mídias sociais para auxiliar nesse ponto, principalmente o Instagram e Facebook. 

Essa atitude pode aumentar o tráfego do seu blog e fazer com que ele até mesmo duplique o número de visualizações mensais. Porém, para que isso aconteça é essencial criar uma estratégia eficaz, com horários de postagens e quantidade de stories e posts pensados e que realmente tragam retorno. 

Conclusão

Portanto, entendemos até aqui que a pergunta “como criar um blog para seu e-commerce” é mais fácil de ser respondida do que muitas pessoas imaginam. Para isso é preciso se alinhar, em primeiro lugar, a uma empresa que ofereça uma plataforma de loja virtual integrada ao blog como a JN2. A empresa pode te ajudar a seguir algumas estratégias para que você aumente seu tráfego e tenha bons resultados para o seu negócio.Se você curtiu o assunto, aproveite para baixar o nosso ebook como alavancar sua loja virtual e vender mais com o Marketing Digital e conhecer um pouco mais da JN2!

Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *