Duas mãos puxando uma corda, cada uma para um lado

É fato que o comércio eletrônico é um dos segmentos que mais cresceu nos últimos anos. E junto com essas grandes oportunidades que surgiram para lojistas de todos os setores, ampliou-se também a concorrência no mercado. Daí você, certamente, deve ter se perguntado inúmeras vezes: “como diferenciar meu e-commerce e obter sucesso no negócio?

Realmente a concorrência está muito acirrada nesse segmento, situação que ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19. Com as lojas físicas todas fechadas, a saída para muitos donos de negócio que ainda não tinham entendido a importância de vender online foi comercializar seus produtos no ambiente digital.

Assim, o número de lojas virtuais aumentou bastante, também por causa da crescente demanda dos consumidores, que, não podendo sair de casa, aderiram fortemente às compras online. Portanto, se por um lado há uma grande concorrência a ser vencida, por outro há novos clientes sedentos em adquirir produtos nos canais digitais, fato este que serve de motivação para todos os lojistas.

Para que você saiba valorizar alguns pontos do seu negócio e faça com que isso se torne um grande diferencial para sua loja, fizemos este texto. Nas próximas linhas, será possível entender algumas estratégias que são fundamentais e que podem te ajudar a responder perguntas do tipo: como diferenciar meu e-commerce e ter sucesso nas vendas? Acompanhe!

O atual cenário do e-commerce

Conforme destacamos na introdução deste texto, as consequências provocadas pela pandemia de Covid-19 foram determinantes para um crescimento considerável do e-commerce. Não que o segmento estivesse estagnado antes da pandemia, muito pelo contrário; já há alguns anos que as compras online vinham conquistando cada vez mais consumidores.

No entanto, nada se compara ao período em que as medidas de isolamento e distanciamento social tiveram de ser adotadas. A única saída para que lojistas, que antes só vendiam seus produtos em pontos físicos, não fechassem seus negócios, era aderir ao comércio eletrônico. 

E levando em consideração que, pelos mesmos motivos, as pessoas não podiam sair de casa para comprar, naturalmente elas também tiveram de aprender a adquirir produtos pelo meio digital. E não foi só isso; junto a esse aprendizado, também vieram novos comportamentos de compra dos consumidores, que passaram a ser ainda mais exigentes e a procurar mais facilidades.

Portanto, um dos principais fatores para se diferenciar da grande concorrência do universo dos e-commerces é entender o seu público. Saber seus gostos, suas preferências e o que mais o agrada durante a jornada de compra possibilitará que você trabalhe focado nessas características, chamando assim a sua atenção e ganhando destaque frente a outras lojas.

Como diferenciar meu e-commerce e ser bem-sucedido

Vamos, então, entender o que pode ser feito para diferenciar seu e-commerce e conquistar a confiança dos consumidores. A seguir, listamos algumas dicas importantes para que você avalie a sua aplicação no negócio e colha os frutos dessa estratégia. Confira!

Apoie-se na cultura da sua empresa e mostre isso ao público

Uma das coisas mais valiosas que sua loja virtual possui, além da qualidade dos seus produtos, é a cultura da empresa. Isso porque você e sua equipe, carregados de todo o conhecimento e a maneira única de trabalhar no dia a dia, são bens exclusivos da sua marca, não podendo ser copiado por nenhuma outra instituição.

Por isso, saiba que seus clientes não estão somente adquirindo uma mercadoria em sua loja; eles estão comprando você, a sua empresa e tudo que ela representa. Quando um consumidor enxerga em um e-commerce a paixão e as perspectivas com que trabalha, e se identifica com aquilo que ele também pensa, certamente ele está “comprando” a sua marca.

Portanto, demonstre por meio de suas atitudes a missão, visão e valores da empresa. Mostre de fato que sua loja virtual cumpre aquilo que promete e ofereça experiências exclusivas aos seus compradores. Como o seu e-commerce tem uma identidade única, nenhuma outra marca poderá copiar isso de você, o que vai te possibilitar exclusividade.

Produza conteúdos de qualidade em seu blog e nas redes sociais

Mais uma maneira de ganhar destaque entre seus concorrentes é produzindo sempre conteúdos valiosos e que auxiliem realmente os seus consumidores. O que mais vemos por aí são lojas virtuais criando posts só para “encher linguiça”, sem qualquer profundidade ou que, de fato, despertem a atenção dos leitores.

Dessa forma, seja nas redes sociais ou no blog da sua loja, crie conteúdos relevantes e direcionados ao seu público. Não esqueça de fazer um bom planejamento no início, entendendo as dores reais dos seus clientes e como você pode agir para auxiliá-los e instruí-los. 

Ao fazer isso, pode ter certeza que seus leitores perceberão a sua dedicação e preocupação em ajudá-los, coisa rara hoje em dia. Capriche na produção desses conteúdos, conte com o auxílio de profissionais e se diferencie com essa estratégia.

Dê destaque aos depoimentos e avaliações dos seus clientes

Não há nada tão gratificante quanto receber elogios e depoimentos positivos das pessoas que compraram da sua loja, não é mesmo? Além do sentimento de dever cumprido, é necessário aproveitar essas boas avaliações e dar a elas grande destaque nas páginas do seu site.

Afinal, a maior parte dos usuários que acessa um site para comprar um produto, sempre procura saber como foram as experiências de outros consumidores que já adquiriram algo naquela loja. Nós mesmos fazemos isso enquanto clientes, e quando vemos um e-commerce muito bem avaliado e cheio de elogios, ganhamos confiança para fechar negócio. Por isso, dê atenção especial a isso em sua loja.

Foque num atendimento ágil, completo e humanizado, seja qual for o meio

Uma das principais dores de pessoas que compram em e-commerces diz respeito ao atendimento. O fato de não ter um atendente ali na sua frente, como é feito nas lojas físicas, somado à alta tecnologia que vem permitindo que empresas automatizem bastante os atendimentos, faz com que os consumidores se afastem da marca. E como consequência, não adquirem a confiança que tanto precisam para efetuarem a compra.

Não que a tecnologia não deva ser usada em seu negócio, muito pelo contrário. Existem processos e recursos que otimizam muito as rotinas de um e-commerce e facilitam bem o trabalho. Mas quando o assunto é atendimento, oferecer uma experiência única, humanizada e completa é algo pouco praticado atualmente, e é por isso que você deve focar nisso.

Ao realizar esse trabalho de forma satisfatória, buscando tirar todas as dúvidas de seus potenciais clientes, você ganhará pontos importantes com esses compradores. Todo mundo gosta de ser bem atendido, de perceber que uma marca está realmente preocupada em prestar um bom atendimento. Por isso, as empresas que conseguem pôr em prática essa estratégia são muito valorizadas pelos consumidores.

Invista em um site profissional, com fotos, vídeos e layout de qualidade

Existem várias maneiras de você mostrar para os seus clientes que você se preocupa com eles. E uma das principais, sem dúvida alguma, é oferecendo um site de qualidade, com layout profissional e fotos e vídeos com excelente resolução. Quando um usuário acessa a sua página e se depara com todo esse combo de benefícios, ele naturalmente se sente mais confiante para comprar. 

Para exemplificar, vamos fazer uma analogia às lojas físicas. Certamente você já entrou em uma loja em que os produtos estavam jogados, prateleiras desarrumadas, placas de preços caindo, entre outros pontos desagradáveis. A vontade é sair dali na mesma hora, não é verdade? 

Em contrapartida, você também já deve ter ido a uma loja limpinha, com produtos todos bem arrumados, separados por categorias. Atendentes bem educados, as placas de identificação das mercadorias todas bem dispostas, com as cores da marca e uma identidade institucional impecável! Da mesma forma, podemos comparar um site profissional e muito bem cuidado a uma loja física em que somos até incentivados a comprar.

Portanto, lembre-se de dar aos seus clientes motivos reais para continuarem em seu site, navegando em suas páginas e comprando seus produtos. 

Conclusão

Esperamos que agora você consiga responder, de fato, àquela perguntinha lá do início do nosso texto: como diferenciar meu e-commerce e me destacar frente à concorrência? Por meio de estratégias bem planejadas e executadas, você pode estar bem à frente da maioria das lojas virtuais que existem por aí. Basta se dedicar e botar a mão na massa!

E saiba que, por meio de uma plataforma de e-commerce eficiente e completa, você já está na frente dos seus concorrentes. A JN2 trabalha com um modelo de plataforma altamente tecnológica, capaz de gerar grandes resultados aos lojistas e com um custo-benefício incrível! Converse com nossos consultores agora mesmo e saiba como podemos te ajudar!

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