A boa experiência de compra em uma loja online, resultando na plena satisfação do consumidor, é bastante influenciada por uma entrega rápida e de qualidade dos produtos. No entanto, ainda é grande o número de lojistas que não conseguem sucesso em suas estratégias de logística de entrega, por vários motivos.
Seja por não terem à disposição serviços de excelência nessa área; ou seja por contar com plataformas de e-commerce que não otimizam esse trabalho, a verdade é que os prazos de entrega acabam não sendo respeitados. O resultado disso são clientes insatisfeitos, com uma péssima percepção acerca da sua loja virtual e a grande possibilidade de eles não mais comprarem de você.
Por isso, é fundamental se dedicar e investir nos serviços de logística do seu e-commerce. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como é possível garantir uma entrega rápida e de qualidade para seus clientes. Além dessas recomendações, você vai conferir também as principais vantagens de uma entrega rápida, tanto para os lojistas quanto para seus consumidores.
Boa leitura!
Benefícios de uma entrega rápida e de qualidade
Quando um determinado cliente finaliza um pedido em sua loja virtual, é iniciada a etapa final de sua jornada de compra. Nesse momento, os consumidores tendem a ficar ansiosos pela chegada dos produtos, e é aí que os donos de negócio podem obter grandes vantagens.
Isso porque, elaborando estratégias que não somente satisfaçam as expectativas do cliente, mas também o surpreendam de forma positiva, você ganha pontos com esse consumidor. E, pode ter certeza, existem diversas maneiras de fazer isso, resultando em um cliente fiel e embaixador da sua marca. Falaremos mais sobre isso adiante.
Mas focando nas vantagens das entregas rápidas e ágeis dos produtos de um e-commerce, precisamos destacar que ambos os lados (cliente e lojista) ganham com isso. Os consumidores se beneficiam com essa prática ao terem suas necessidades atendidas mais rapidamente, sem ter de esperar semanas pela chegada de um item. Isso pode, inclusive, fazer com que eles optem mais pelas compras online, em detrimento das físicas.
Já para os donos de lojas virtuais, os benefícios também são consideráveis. Ao realizar entregas rápidas, muitas vezes até antes do prazo informado, você agrada bastante ao seu cliente. Com isso, as chances dele voltar a comprar em seu e-commerce são enormes, já que ele terá criado uma excelente impressão sobre toda a sua jornada, potencializada pela entrega rápida.
Dicas para garantir uma entrega rápida e de qualidade para seus clientes
Portanto, como vimos, não é só o seu cliente que sai ganhando quando você se dedica e investe em uma entrega rápida e de qualidade dos produtos. Então, para que sua loja virtual saiba como garantir essas vantagens, confira a seguir algumas dicas essenciais para aplicar em seu negócio e otimizar a sua logística de entrega!
Disponibilize diferentes formas de entrega
O primeiro passo para promover a satisfação dos clientes começa antes mesmo do término da compra. Quando seu e-commerce oferece diferentes formas de entrega, com seus respectivos prazos e valores, você já mostra para o público eficiência e organização. Assim, ele pode escolher aquilo que melhor se encaixa às suas necessidades, mesmo que tenha de pagar um pouco mais.
Essa estratégia é importante porque, por mais que você trabalhe de maneira séria e competente, é provável que uma única solução não atenda a todos os seus clientes. Portanto, é possível oferecer, por exemplo, entregas gratuitas em um determinado prazo, mas com a opção de outras alternativas pagas, desde que cheguem mais rapidamente.
Dessa maneira, o consumidor faz a opção conforme o que deseja naquele momento. Contudo, independentemente da forma de entrega escolhida, a qualidade tem de prevalecer, com a mercadoria chegando ao seu destino no período determinado.
Trabalhe com transportadoras sérias e de credibilidade
Mais um ponto que conta bastante para que todo o processo de entrega funcione com eficiência é trabalhar com bons parceiros logísticos. Isso inclui não somente empresas com preços que caibam em seu orçamento, mas também que esses serviços atendam aos prazos previstos e que possuam ampla cobertura.
É comum vermos lojistas que contam com parceiros sem tanta credibilidade no mercado, o que pode resultar em trabalhos ruins ou com atrasos. Nesse cenário, o barato pode sair bem mais caro, daí a importância de não levar em conta somente os valores praticados por essas empresas.
Assim, é importante que o lojista saiba que existem plataformas de e-commerce integradas aos principais gateways logísticos do mercado. Dessa forma, sua loja virtual é conectada às melhores transportadoras do país, o que potencializa as suas chances de ter sucesso nas entregas do seu negócio.
Possibilite ao cliente que ele rastreie o seu pedido
Como falamos durante este texto, a chegada de um pedido é bastante aguardada pelos clientes. Para diminuir a ansiedade desse momento, você pode possibilitar ao seu consumidor que ele faça o rastreio do seu produto, por meio do código de rastreio da encomenda.
Dessa maneira, você dá ao cliente a oportunidade de acompanhar todo o trajeto da mercadoria até a sua casa. Com isso, ele pode se programar para recebê-la, podendo também fazer outras atividades sem se preocupar com esse ponto. E não precisamos nem falar que essa é uma excelente estratégia para promover a satisfação do consumidor, não é mesmo?
Tenha os devidos cuidados com a embalagem
A embalagem dos produtos pode até parecer algo simples para a maioria das lojas virtuais, mas saiba que trata-se de uma grande oportunidade para agregar valor à sua marca. Demonstrar cuidados com o preparo da mercadoria, reforçando bem a embalagem e aplicando medidas para que o item seja entregue sem nenhum dano, é um passo fundamental para agradar ao cliente.
Além disso, vale também inovar e aplicar estratégias de unboxing experience, que destacam a experiência do momento de retirar o produto da caixa. Essas atitudes são muito relevantes e causam nos consumidores ótimos sentimentos com relação à sua empresa.
Respeite os prazos de entrega
Uma das principais falhas nas entregas dos produtos é não cumprir os prazos estabelecidos e já informados aos clientes. Tudo bem que existem situações em que podem ocorrer imprevistos, mas o ideal é trabalhar sério e investir esforços para que os erros nessa etapa aconteçam o menos possível.
Além de respeitar os prazos de entrega, há algo que pode ser feito e que vai cativar muito os seus consumidores. Que tal surpreendê-los e realizar a entrega antes da data prevista? Como é um momento bastante aguardado por eles, fazer com que suas mercadorias cheguem de forma antecipada é uma estratégia que certamente causará uma ótima impressão sobre a sua loja. Portanto, verifique essa possibilidade!
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