O e-mail é uma das tecnologias mais antigas do mercado, mas que perdura até os dias de hoje. O seu surgimento aconteceu na década de 1970 e servia apenas como um programa para fazer envios de mensagens curtas e simples entre máquinas. Porém, o ritmo atual é outro e você deve entender como montar um e-mail marketing eficiente e porque ele é uma tendência principalmente entre lojas virtuais.

Para você, empresário, que não conhece essa ferramenta e/ou está em busca de maneiras de desenvolvê-la eficientemente, entenda neste artigo como ocorreu a evolução dessa ferramenta. Além disso, confira os principais pontos sobre seus benefícios e a relação direta com o crescimento dos e-commerces

Ficou interessado no assunto? Então, continue aqui e entenda mais! Boa leitura. 

A evolução e o ressurgimento do e-mail marketing

O mercado digital não garante que uma mesma tecnologia seja eficiente por décadas. O uso de armazenamento local, por exemplo, foi muito comum durante anos, mas nos dias de hoje, a cloud computing tomou frente das formas de armazenar dados e transformou-se em uma tendência no mercado.

Com o e-mail marketing, contudo, não aconteceu dessa forma. Durante as diferentes épocas, essa ferramenta aguentou altos e baixos, mas sempre esteve presente na vida dos cidadãos. Quando houve o primeiro pico de uso de sites como Ig, Yahoo e até mesmo Hotmail, as pessoas buscavam se comunicar por meio dessas plataformas. 

Porém, as maneiras de utilizá-la mudaram, trazendo um ressurgimento para o mercado atual. Nos dias de hoje, esse recurso é uma excelente ferramenta de como montar um e-mail marketing eficiente para venda em e-commerces.

Para quê e por que investir no e-mail marketing?

Para você que está se perguntando agora “qual a justificativa de estudar como montar um e-mail marketing?”, temos muitas respostas. A primeira delas, sem dúvida alguma, é para você, empresário, que busca aumentar o seu número de vendas. 

Por meio dessa ferramenta é possível, sim, gerar mais tráfego para uma página, visto que os leitores abrem os seus e-mails e acessam os links que estão disponíveis ali. Se você revender roupas e o usuário se interessar em alguma peça, certamente ele irá clicar e visitar o seu site.

Ou seja, o primeiro “porquê” para justificar o uso desse recurso é o aumento de tráfego e de conversões em uma loja virtual. 

Benefícios

Mas ainda existem muitos outros benefícios para que você repense sobre as formas de como montar um e-mail marketing eficiente. Uma delas é criar vínculos com o consumidor, já que você conversa diretamente com ele por meio de mensagens programadas e convida-o a conhecer mais a sua empresa.

Além disso, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para levantar informações sobre o público que acompanha a sua loja virtual e saber se você realmente está criando estratégias que atendam ao nicho certo. 

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Como montar um e-mail marketing eficiente?

Para você que busca desenvolver essa ferramenta com qualidade, é preciso entender que o recurso faz parte somente da ponta de um iceberg e que precisa vir acompanhado de estratégias do marketing digital para que faça sentido no mercado.

Por isso, separamos aqui 8 dicas fundamentais sobre como montar um e-mail marketing eficiente, que traga resultados positivos para a sua empresa e que combinem com outras estratégias digitais. Confira:

  1. Usar um endereço de email profissional

Para que a sua campanha de e-mail marketing seja aceita é preciso contratar o serviço de domínio profissional. Endereços pessoais, então, além de não gerarem confiabilidade por parte dos consumidores, também não são permitidos para esse tipo de processo.

  1. Segmentar os leads

Outra forma bastante interessante de como montar um e-mail marketing eficiente é segmentando os leads. Nesta etapa é fundamental conhecer o seu público e dividi-lo de acordo com o interesse de cada nicho. Caso você não faça essa separação, pode ocorrer a desinscrição nos e-mails e perda de um lead.

  1. Adaptação mobile

A UX (User Experience) é uma nova tendência no mercado, que atinge também a versão mobile. Quanto mais adequado visualmente o seu e-mail estiver para smartphones, maiores são as chances dos consumidores ficarem interessados em seu produto. Para comprovar, só no ano de 2020 haviam cerca de 234 milhões de usuários de celulares só no Brasil.

  1. Investimento em pós-venda

A comunicação com o cliente não deve ocorrer só quando você, empresário, está interessado na compra. Para que o consumidor continue adquirindo em sua loja virtual é preciso manter um relacionamento principalmente pós-venda, para que essa relação seja duradoura no mercado.

  1. Testar diferentes formatos de email (teste A/B)

Uma forma de saber como montar um e-mail marketing eficiente é testando. Por isso, no relacionamento com o lead e cliente, envie diferentes formatos de texto, alguns com imagens, outros sem. O teste de A e B ajuda na análise de conversões e na escolha do melhor método de comunicação. 

  1. Produzir conteúdos relevantes

De nada adianta ter uma grande base de e-mails para se comunicar, se o conteúdo oferecido não for de qualidade. Por isso, evite mandar mensagens desnecessárias e pouco informativas. Busque o que aquele público está a fim de ler e que seja relevante para ele.

  1. Oferecer desconto em troca da assinatura da newsletter

A newsletter é uma maneira de se comunicar por informativos e que sempre está em contato com o consumidor. Mas, para que o lead o receba é preciso que assine e autorize o envio. Por isso, uma forma de atraí-lo para essa assinatura é dando descontos em produtos e demais serviços. 

  1. Incentivar feedbacks dos clientes

Por fim, entre as maneiras de como montar um e-mail marketing eficiente está o incentivo de feedbacks. Busque enviar textos que estimulem o engajamento do consumidor sobre o seu produto e que sempre faça-o manter um relacionamento saudável com a empresa. Além de manter o seu negócio sempre no radar, faz com que o cliente se sinta próximo e aconchegado. 

Conclusão

Para você que chegou até aqui, precisamos destacar um ponto importante: esse recurso requer muitas tentativas e nem sempre mostra os resultados que você espera. As dicas de como montar um e-mail marketing eficiente são funcionais, mas variam rapidamente e precisamos sempre nos adaptar.

No entanto, mesmo que o resultado não seja tão qualificado, certamente o ROI (Retorno sobre o investimento) sempre será excelente e a percepção de valor a sua marca também.E a JN2 pode ser a sua parceira nesse mercado digital e ajudá-lo a criar a sua loja virtual. Conheça as nossas soluções!

*Imagem: Pixabay

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