Talvez você já saiba disto, mas vale a pena destacar: a maior parte dos consumidores pesquisa a opinião de outras pessoas, com relação a determinado produto, antes de fazer uma compra. Por isso, é extremamente importante saber como obter boas avaliações online em seu negócio e, assim, potencializar suas chances de vendas.

Só para termos uma ideia do poder de ser bem avaliado nas plataformas digitais, uma pesquisa realizada no ano passado mostrou que 76% dos consumidores pesquisam produtos via redes sociais. Segundo o estudo, nesses canais os compradores buscam por avaliações de outras pessoas que já fizeram a aquisição daquela mercadoria, para ter mais confiança na compra.

Além disso, de acordo com a pesquisa, a facilidade em encontrar as avaliações e opiniões dos consumidores também é determinante, já que elas ficam expostas e, portanto, mais acessíveis. Daí a necessidade de mostrar ao seu público o que as outras pessoas andam falando dos seus serviços ou produtos.

Mas como fazer com eficiência esse trabalho? Como obter boas avaliações online em um e-commerce e fazer com que isso seja, de fato, um diferencial para o negócio? Neste artigo vamos falar mais sobre o assunto, mostrando alguns benefícios das avaliações e apresentando dicas essenciais para incentivar seus consumidores a deixarem comentários em sua loja. Acompanhe!

Benefícios das avaliações online

Sem dúvida alguma, a construção da confiança nos consumidores é a principal vantagem das avaliações online na página de um e-commerce. No entanto, seu negócio também pode ganhar em alguns outros pontos, trazendo benefícios importantes para o seu dia a dia. A seguir, veja três dos principais.

Melhora no SEO

Você sabia que o algoritmo do Google classifica as páginas com avaliações mais altas dos usuários, melhorando o SEO? Isso significa que, com produtos de qualidade e que atendam aos consumidores, além de um bom trabalho de incentivo aos comentários em seu site, é possível que a sua loja virtual fique muito bem posicionada no principal mecanismo de busca da internet.

Assim, com sua página aparecendo logo nos primeiros resultados de pesquisa do Google, certamente sua loja terá mais acessos e, como consequência, o aumento das vendas. E o melhor de tudo isso: sem que você faça grandes investimentos em mídia paga, já que tudo funciona de maneira orgânica. 

Identificação de palavras-chave relevantes

Outra grande vantagem das avaliações é a obtenção de palavras-chave relevantes para o seu negócio. Isso porque, com os comentários das pessoas que realmente procuram por seus produtos e compram da sua loja, é possível entender que termos elas mais utilizam, ajudando assim em diversas outras estratégias do seu e-commerce.

Aperfeiçoamento do seu produto ou serviço

Com as avaliações em suas páginas, é preciso compreender que nem todos os comentários serão positivos. Quando isso acontecer, nada de ficar frustrado ou chateado com o cliente, certo? Afinal, você trabalha para resolver os problemas do maior número possível de consumidores, mas sabemos que é impossível agradar a todos.

Por isso, em vez de ficar chateado com os comentários negativos, “faça dos limões uma limonada”. Aproveite o feedback desses consumidores, analise os que fazem sentido e trabalhe para aperfeiçoar seus produtos ou serviços. Quem sabe depois de um tempo, com as melhorias proporcionadas por sua loja, esses mesmos clientes retornam e mudam de opinião?

Dicas para obter boas avaliações online em sua loja virtual

Agora que já sabemos de outros benefícios para sua loja virtual, vamos entender melhor o que fazer para obter boas avaliações online do seu público. Você verá que, caso não haja uma postura ativa do lojista nesse sentido, incentivando os consumidores a deixarem seus comentários, dificilmente eles o farão por conta própria.

Portanto, fique atento a estas dicas e saiba o que fazer para ter esse grande diferencial em seu e-commerce!

Solicite ao cliente para fazer uma avaliação

Como destacamos mais acima, é fundamental que os lojistas peçam aos clientes para avaliarem o produto ou serviço. Essa ação é importante porque a maioria dos consumidores não costuma voltar à página em que comprou um produto para avaliar. Inclusive, é bom saber que, mesmo pedindo, uma boa parte ainda não fará.

Mas não é por isso que devemos deixar essa estratégia de lado, certo? Você pode enviar um e-mail fazendo essa solicitação, ou até mesmo um SMS. No entanto, lembre-se de dar tempo suficiente para que os clientes usem seu produto e, assim, possam avaliar com mais propriedade.

Ao solicitar a avaliação, facilite ao máximo para os clientes

Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor da atualidade é a sua urgência em resolver certas questões. E não é para menos, já que a correria do dia a dia, aliada às inúmeras tarefas que precisam ser feitas diariamente, faz com que tenhamos pressa. Então, por que não facilitar ao máximo para os clientes?

Já que vamos pedir um “favor” a nossos compradores, dificultar o processo não é nada legal. Quanto mais fácil e simples for o procedimento, maiores serão as chances de sucesso. 

Portanto, verifique se o link para as avaliações está funcionando, elimine os campos desnecessários e faça perguntas simples e curtas. Descarte formulários longos e com informações que pouco acrescentam para o objetivo final da avaliação. E deixe claro, logo no início, que será um processo rápido e de uma importância enorme para todos.

Ofereça brindes e descontos como incentivo às avaliações

Que tal incentivar seus clientes a avaliarem sua loja virtual, oferecendo alguns mimos? Afinal, todo mundo gosta de receber algo de forma gratuita, por mais simples que seja. E uma boa maneira de fazer isso é disponibilizar brindes, descontos, frete grátis na próxima compra, pontos de fidelidade, entre várias outras estratégias.

Você pode, por exemplo, enviar cupons de desconto para os clientes que avaliarem suas últimas compras. Essa atitude, além de conseguir a avaliação dos consumidores, fará com que eles se motivem a comprar do seu negócio novamente, o que é ótimo para aumentar o seu faturamento.

Responda sempre aos comentários das avaliações

Muitas lojas virtuais fazem com sucesso todo o trabalho de incentivo às avaliações, mas pecam justamente na parte final: as respostas aos comentários. Deixar seus clientes sem respostas, por mais que seja um simples agradecimento pela avaliação, pode prejudicar todo o trabalho realizado anteriormente e fazer com que o objetivo final não seja alcançado.

Por isso, responda a todos os comentários deixados pelos consumidores, sejam eles positivos ou negativos. Nas respostas, procure personalizar a comunicação, com o nome de cada comprador. Isso reforça um atendimento mais humanizado e mostra que sua loja, de fato, está tratando cada cliente de forma individual, com total atenção à sua opinião.

No caso de comentários negativos, agradeça pelo feedback e convide esses clientes para conversar melhor por e-mail, telefone ou outro canal oficial de suporte ao cliente. Lembre-se que essas conversas podem se tornar grandes chances de reconquistar consumidores que, inicialmente, estavam insatisfeitos com o seu e-commerce. 

Procure aprender com as avaliações negativas

É muito importante entender que as avaliações negativas também são bem procuradas pelos consumidores que pesquisam sobre sua loja. Isso porque eles querem opiniões de todos os tipos, tanto positivas quanto negativas; e ver que você dá atenção e responde a todas elas pode ser crucial para conquistar esses potenciais clientes.

Portanto, como destacamos no tópico anterior, responda a todas essas críticas de maneira educada e calma. Tente compreender o que motivou a insatisfação daquele consumidor e trabalhe para que ele tenha uma nova opinião sobre a sua loja virtual. Além disso, use os comentários negativos como uma forma de aperfeiçoar seus produtos e serviços e, com isso, colher bons frutos no futuro.

Seja honesto com as avaliações feitas e respeite a opinião dos clientes

O ponto-chave para ter sucesso nas avaliações é conquistar a confiança dos consumidores, e isso acontece normalmente a médio e longo prazos. E uma das principais ações para que isso aconteça é ser honesto, transparente e respeitar a opinião dos clientes, seja ela qual for. É claro que você não vai tolerar palavrões ou falta de respeito, mas comentários negativos sempre vão ocorrer.

Por isso, não apague ou altere avaliações negativas; em vez disso, faça conforme destacamos nos tópicos anteriores, respondendo a todos e procurando entender (e resolver) o problema. Uma página com centenas de comentários, só com avaliações cinco estrelas, pode causar desconfiança nos consumidores e não ter o efeito desejado. Portanto, responda sempre e seja honesto.

E então, gostou de saber como obter boas avaliações online em seu e-commerce? Um trabalho bem feito por toda a sua equipe pode trazer benefícios incríveis para o seu negócio, por meio do incentivo às avaliações dos seus clientes. Afinal, como vimos, a maioria dos consumidores, quando vão comprar algo, querem saber o que outras pessoas acharam daquele produto. 

Então, tenha um relacionamento mais próximo com o seu cliente e faça dele um embaixador da sua marca!

E por falar nesse assunto, continue se informando sobre as melhores maneiras de agradar o seu consumidor. Leia outro texto que produzimos em nosso blog, com 5 dicas para fortalecer o relacionamento com clientes do seu e-commerce! Até breve!

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