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Como usar o Dia do Frete Grátis para vender mais e fidelizar clientes

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No calendário do e-commerce brasileiro, existem muitas datas que aquecem o comércio e exigem uma atenção especial dos lojistas. Uma dessas ocasiões é o Dia do Frete Grátis, celebrado neste ano em 28 de abril. Você já realizou alguma campanha em sua loja referente a essa data?

Para quem ainda não sabe, trata-se de uma grande oportunidade para alavancar as vendas do seu negócio. Isso porque os consumidores, motivados pela compra sem custo no frete, tendem a adquirir muitos produtos. Se levarmos em conta a proximidade com o Dia das Mães, as chances para obter boas vendas é ainda maior.

No entanto, os comerciantes precisam ter cautela e planejar bem suas ações, a fim de evitar prejuízos. Neste texto, mostraremos como isso pode ser feito, para que você aproveite a data, consiga ótimas vendas e ainda fidelize os clientes. Acompanhe!

Importância do Dia do Frete Grátis para o e-commerce

Não é todo dia que o consumidor pode comprar seus produtos sem pagar nada pelo frete, não é mesmo? Por isso, muitos clientes aguardam o Dia do Frete Grátis em todas as partes do país. A data é relativamente recente, chegando à sua oitava edição neste ano de 2021.

Na verdade, o Dia do Frete Grátis varia a cada ano, mas o varejo o celebra sempre na última semana do mês de abril. Muitos lojistas, inclusive, promovem a Semana do Frete Grátis, estendendo a promoção por mais dias. Além de ser uma grande oportunidade para seu e-commerce chegar a mais compradores, a data oferece boas chances para que você os fidelize e aumente a sua carteira de clientes.

Para tanto, é preciso planejar bem as ações desta data. A seguir, separamos algumas dicas cruciais que, se seguidas de forma correta, poderão render bons frutos para a sua loja virtual, durante todo o ano. Confira!


Defina e divulgue as regras para frete grátis

A primeira atitude que os comerciantes devem tomar é definir bem as regras para o frete grátis. Afinal, é preciso preservar a margem de lucro do negócio e não sofrer prejuízos. Algumas sugestões:

  • Qual será o valor mínimo de compras para o frete grátis?
  • A promoção é válida para todo o Brasil, ou só para algumas regiões?
  • Todos os produtos terão direito a frete grátis, ou apenas algumas categorias?
  • Qual o prazo de validade da promoção?

Definidos esses itens, é hora de pôr a mão na massa e trabalhar bem na divulgação. Converse com seu time de Marketing e planeje ações que visem não somente proteger a sua empresa, mas que despertem nos clientes o desejo das compras.

Inclua produtos em oferta na sua campanha

Se a sua loja possui mercadorias que estão paradas ou com baixa procura, esta é uma boa oportunidade de girar o seu estoque. Para isso, inclua esses produtos na sua campanha de frete grátis.

Para influenciar ainda mais a decisão de compra do consumidor, use termos como “promoção válida enquanto durar o estoque”, ou “válido somente até às 23h59 do dia 28 de abril”. Dessa forma, você desperta no comprador um senso de urgência para adquirir aquele item.

Faça parcerias com empresas de logística e transportadoras

Um dos principais pontos que precisam ser (muito bem) trabalhados na sua campanha diz respeito, é claro, à logística de entrega. Para que seja vantajoso para sua loja oferecer frete grátis nos produtos, é necessário que se faça parcerias com empresas de logística e transportadoras.

Por isso, negocie com essas empresas e obtenha informações para que você avalie detalhes da sua campanha, como as regiões do país que podem ser beneficiadas com o frete grátis. Existem plataformas de e-commerce que possuem integrações com grandes transportadoras do país, o que torna fácil a comunicação e a criação de parcerias.

Presenteie seus novos clientes com brindes

Quer uma boa sugestão para completar a sua ação de frete grátis? Surpreenda seus clientes enviando brindes junto às compras. Pode até ser algo mais simples, mas que demonstre para o comprador que ele é especial e que seu e-commerce se preocupa com ele.

Se você optar em anunciar o brinde antes (algo como: “adquira um dos produtos da categoria X, ganhe frete grátis e ainda receba um brinde da nossa loja”), as chances de venda aumentam de forma considerável. No entanto, será preciso enviar um brinde mais elaborado, uma vez que o consumidor vai aguardar ansioso a chegada do presente.

Envie cupons de desconto para compras futuras

Para fechar bem as nossas dicas, nada melhor do que, além do frete grátis, oferecer também cupons de desconto para compras futuras de novos clientes. Trata-se de uma ótima maneira de agradar o comprador, ao mesmo tempo em que o incentiva a comprar novamente em sua loja virtual.

Por mais que isso possa parecer caro para o seu negócio, o custo-benefício é excelente, uma vez que o consumidor terá uma boa impressão da sua marca e, possivelmente, voltará a comprar mais vezes com você.

Viu só como é possível usar o Dia do Frete Grátis para vender mais e ainda fidelizar seus clientes? Só não se esqueça que uma boa plataforma de e-commerce, como a Boost Commerce, da JN2, poderá agregar ainda mais à sua loja virtual, facilitando todo o processo de vendas do seu negócio.

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