Com a necessidade de ficarmos mais tempo em casa, devido à pandemia, os hábitos de compra do cliente foram mudados. Por isso, os empresários precisam compreender o novo comportamento do consumidor no e-commerce, se quiserem obter mais vendas em seus negócios.

Antes da pandemia, o público que comprava em lojas online já era grande, inclusive com aumentos consideráveis a cada ano. Trata-se de uma tendência que vem se concretizando nos últimos tempos, devido a tudo que os e-commerces podem garantir aos usuários. 

Contudo, o isolamento social provocado pela Covid-19 acelerou esse processo, mudando o comportamento do cliente, que, além de comprar mais pela web, também ficou mais exigente. Para entendermos melhor como isso funciona na prática, abordaremos o assunto neste artigo.

Acompanhe!

Comportamento do consumidor e seus novos hábitos

O novo perfil de compra do consumidor está presente em todas as etapas de sua jornada, desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda. Portanto, entender de forma ampla quais são seus anseios, e como atendê-los, fará com que sua loja online ganhe valor para esse público.

Confira a seguir os novos hábitos de compra que tanto influenciam no comportamento do consumidor!

Necessidade de um atendimento mais personalizado

Entregar só o básico em um atendimento, já não satisfaz o cliente. Foi-se aquele tempo em que bastava ser educado e responder às perguntas do comprador, sem nenhuma outra ação para encantá-lo e fidelizá-lo.

O consumidor atual é mais exigente, uma vez que busca por algo mais personalizado, voltado para seus gostos e estilo de vida. Por isso, o lojista que consegue promover esse tipo de serviço para o cliente, sai na frente da concorrência, além ter à disposição um excelente embaixador de sua marca.

Portanto, promova novas experiências para o seu consumidor. O ambiente digital é fantástico para obter dados que, se mapeados de forma eficiente e ética, possibilitam a entrega de conteúdos cada vez mais personalizados. Pense nisso!

Busca por agilidade em todos os processos

Apesar de longos períodos em casa, a falta de tempo continua sendo uma grande vilã para o consumidor moderno. Isso porque o trabalho home office, junto com as tarefas domésticas como educar filhos, pagar contas e fazer compras, por exemplo , ocupa bastante tempo, exigindo que outras atividades sejam feitas com agilidade.

Por isso, o cliente atual também está mais exigente com relação à rapidez com que uma loja online permite sua compra. E isso vai desde a pesquisa e escolha do produto, passando pela página de checkout e formas de pagamento, até a entrega do item. 

Permitir atrasos em qualquer uma dessas etapas é dar passos largos para gerar a insatisfação do seu consumidor, fazendo com que ele abandone o carrinho e desista da compra. Assim, vale a pena investir em soluções que garantam uma experiência de compra agradável ao seu cliente, tudo com a máxima rapidez e transparência em todos os processos.

Adoção de meios de pagamento diversos

Não há nada pior do que passar um tempo à procura de uma mercadoria, fazer a escolha e, na hora do pagamento, constatar que a loja não aceita o seu cartão. Esse fato gera desconforto e afasta o consumidor da sua marca.

Por esse motivo, um e-commerce precisa oferecer as mais diversas formas de pagamento, para que o cliente não interrompa sua compra por essa razão. Hoje em dia, perder uma venda por causa disso é frustrante, ainda mais se você considerar que, possivelmente, seu concorrente não cometeria essa falha.

Desse modo, procure entender que o consumidor atual busca por uma loja que ofereça várias opções de pagamento, desde as antigas até as mais modernas, como o Pix. Organize-se e não perca vendas por esse motivo.

Procura por mais interação

Sabia que interagir mais com seu cliente pode trazer grandes vantagens para o seu negócio? Isso porque o consumidor moderno gosta da sensação de pertencer à marca, ainda mais vendo que sua opinião sobre serviços ou produtos, por exemplo, está sendo notada.

Por isso, invista mais nesse tipo de ação com o cliente. Ao lançar uma nova mercadoria, envie-a para ele e peça sua opinião. Se você fez alguma mudança no layout da sua loja virtual, pergunte a ele o que achou. Peça sugestões, aceite críticas e cresça interagindo com o consumidor.

Tem grande aceitação por clubes de assinatura

Você já ouviu falar em clubes de assinatura? São modelos de negócio em que, como o próprio nome diz, o cliente paga uma assinatura mensal e consome alguma mercadoria ou serviço da empresa. 

Esse tipo de negócio tem crescido com a pandemia, muito pelo fato de se passar longos períodos em casa. E se a oferta está em alta, é porque a procura por esse serviço também está. O consumidor atual tem aderido bastante aos clubes de assinatura, e, mais uma vez, ganha destaque os e-commerces que já contam com isso.

São vários os produtos que podem ser adquiridos por meio de um clube de assinatura, como: livros, fotos, vinhos, produtos de beleza, entre outros. Ao conhecer melhor seu cliente, você pode entendê-lo e, se for o caso, implantar esse tipo de serviço em sua loja. 

Preocupa-se mais com a sustentabilidade

Um ponto crucial, e que passou a fazer parte dos novos hábitos dos consumidores, é a maior preocupação com o meio ambiente o que, diga-se de passagem, é muito positivo. Uma empresa que enxerga essa nova conduta do cliente, além de agir com ética e contribuir para a manutenção dos recursos naturais do planeta, ganha bastante destaque no mercado.

Dessa forma, evite o excesso de embalagens plásticas, papel e outros materiais que podem causar danos à natureza. Além de evitar, divulgue e faça com que todos saibam que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e que isso não fica só no discurso. Pode ter certeza, seu cliente está observando essas atitudes e valorizará a sua marca.

Esperamos que tenha compreendido o novo comportamento do consumidor no e-commerce, impulsionado, em especial, pelas mudanças que a pandemia causou e ainda causa em nossas vidas. Agora que você entendeu esse novo perfil de cliente, elabore estratégias e adapte a sua loja online também para esse tipo de público!

Se precisar de ajuda profissional, conte com a JN2. Nossos experts estão sempre atualizados e prontos para auxiliar a sua loja virtual a atender cada vez melhor. A Boost Commerce, plataforma desenvolvida pela empresa a partir do Magento 2, oferece inúmeros recursos para fazer o seu negócio funcionar com a máxima eficiência, de acordo com o novo comportamento do consumidor.

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