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Dia do Cliente 2021: 5 dicas para aproveitar a data e aumentar as vendas

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Mulher segurando sacola de compras - Dia do Cliente 2021

Com a chegada de setembro, uma importante data ganha destaque no varejo nacional: o Dia do Cliente 2021. Diversos lojistas aproveitam a ocasião para realizar promoções e oferecer descontos, com o objetivo de alavancar as vendas do mês e aumentar o faturamento. E você, já se preparou para a data?

Neste artigo, vamos dar algumas boas dicas para gestores e donos de e-commerce elaborarem estratégias e aproveitarem o Dia do Cliente. Antes, porém, falaremos sobre como a data pode ser útil com relação à Black Friday, que já se aproxima e é considerada a oportunidade do ano para os lojistas aumentarem seus lucros.

Por isso, continue com a gente e saiba como aproveitar o Dia do Cliente 2021. Boa leitura!

Dia do Cliente 2021 e a Black Friday

Para quem ainda não sabe, o Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro. A data foi criada no ano de 2003, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego. O objetivo era claro: valorizar os clientes e incentivar as compras em um mês que, normalmente, gerava poucas vendas para os comerciantes.

No entanto, os lojistas também utilizam o Dia do Cliente como uma espécie de aquecimento para a Black Friday. Isso porque, com a proximidade da data (que ocorre na última sexta-feira de novembro e é a principal do varejo brasileiro), nada melhor do que testar alguns produtos e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Você pode também elaborar algumas estratégias para o Dia do Cliente e observar os resultados, para que possa (ou não) utilizar na Black Friday e melhorar seu desempenho. Outro ponto importante diz respeito à fidelização dos clientes, que podem comprar do seu negócio agora e, se tiverem uma boa experiência, voltar para comprar mais na Black Friday.

Portanto, investir na melhor experiência de compra possível para seus consumidores será fundamental para aumentar suas vendas nos próximos meses.

Dicas para aumentar suas vendas nesta data

Agora que você já sabe mais sobre o Dia do Cliente e a sua importância para o varejo brasileiro, é hora de pôr a mão na massa. Confira 5 dicas cruciais para aproveitar a data e aumentar suas vendas neste mês de setembro!

1 – Faça um bom planejamento

O planejamento é um dos segredos para qualquer estratégia de sucesso de uma loja virtual. Dificilmente o lojista terá êxito em uma ação sem que planeje cada passo, sem que pense de forma antecipada como tudo será feito.

Por isso, faça um planejamento de qualidade para o Dia do Cliente em seu e-commerce. Reúna sua equipe, trace as metas e os objetivos que devem ser alcançados e incentive seus funcionários. Um bom trabalho em equipe será essencial para você colocar em prática tudo o que planejou e o que é melhor: com ótimas chances de ter sucesso!

Outra questão que você pode colocar em seu planejamento é estender um pouco mais o Dia do Cliente para a Semana do Cliente, ou até mesmo, dependendo de suas possibilidades, para o Mês do Cliente. Assim, é possível oferecer boas condições de compra para seus consumidores por um período maior, causando uma ótima impressão para o seu negócio.

2 – Ofereça promoções especiais

Os consumidores que entrarem em seu site de compras no Dia do Cliente estarão à procura de promoções e descontos, pode ter certeza disso. Portanto, ofereça promoções especiais e dê motivos para os usuários continuarem em sua loja e efetuarem as compras.

Você pode disponibilizar descontos especiais, combos de produtos, frete grátis, entre várias outras possibilidades. Uma dica importante, e que agrada bastante ao cliente, é enviar brindes e surpreendê-lo na chegada da mercadoria em sua casa. Pode ter certeza que isso contará pontos a favor do seu negócio.

3 – Divulgue tudo nas redes sociais

Possivelmente você já usa as redes sociais e sabe o poder que elas têm, não é mesmo? Então, use e abuse bastante dessas redes para divulgar seus produtos e promoções neste Dia do Cliente.

Facebook, Instagram, YouTube, enfim. Seja qual for a rede social, mostre ao público que sua loja está oferecendo condições especiais nesta data e que ele precisa desfrutar de tudo isso. Aproveite também para engajar ainda mais os seus seguidores, usando recursos como o Stories e o Reels.

Você pode fazer perguntas bem humoradas e promover algumas brincadeiras com o público, sempre fazendo relação com seus produtos e serviços. Essas ações aproximam os consumidores da sua marca e geram valor para o negócio.

4 – Invista em um atendimento de qualidade, em vários canais

Falamos no item anterior sobre as redes sociais, e aqui vamos citá-las novamente. Investir em um atendimento de qualidade para seus clientes é crucial para que suas estratégias, planejadas lá no início, deem certo. E isso envolve o atendimento também nas redes sociais, uma vez que o público busca cada vez mais se relacionar com empresas por esses canais.

Além das que já citamos, promova um atendimento eficiente por meio do WhatsApp, que é outro canal muito usado pelos consumidores. Não se esqueça também dos tradicionais telefones e e-mails. Lembre-se de estar sempre disponível e ser ágil nas respostas; afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes, e quem não se adaptar a esse novo comportamento dará espaço para a concorrência.

5 – Promova uma experiência de compra inesquecível para seu cliente

Por último, mas não menos importante, está a necessidade de promover uma experiência de compra inesquecível para seus consumidores. Afinal, se eles se sentirem satisfeitos ao comprar em sua loja, pode ter certeza que voltarão. E a Black Friday é logo ali, certo?

Portanto, confira e teste toda a jornada de compra em sua loja virtual. Os produtos estão cadastrados corretamente? As informações estão claras e precisas? As formas de pagamento vão atender meus clientes? Informações sobre o checkout e prazos de entrega estão visíveis para os usuários?

Definindo e ajustando todos esses processos, as chances de seu cliente ter uma experiência de compra inesquecível são grandes. Por isso, invista nisso e faça do Dia do Cliente 2021 uma oportunidade incrível para fidelizar consumidores e aumentar seu faturamento.

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