No calendário das datas comemorativas do ano, que são excelentes oportunidades para os lojistas aumentarem suas vendas, está o Dia do Cliente. Muitos lojistas acabam se esquecendo dessa ocasião, deixando de aproveitar boas chances para o negócio. E se analisarmos o comércio eletrônico, veremos que o Dia do Cliente no e-commerce se consolida mais a cada ano, com grandes resultados para os lojistas.
No decorrer deste texto, vamos falar mais sobre essa data e como é possível planejar diferentes ações promocionais para atingir em cheio seus consumidores. Mas antes, é importante trazer algumas informações sobre o Dia do Cliente, sua história e como ele está crescendo nos últimos anos.
Portanto, continue a leitura e entenda como aproveitar mais essa oportunidade para alavancar as vendas da sua loja virtual!
O Dia do Cliente no e-commerce e um pouco da sua história
Celebrado anualmente em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma data importante para o varejo brasileiro. Criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, a comemoração cresce a cada ano, aumentando as vendas das lojas virtuais. Inclusive, um dos motivos da criação da data foi exatamente aquecer as compras no mês de setembro, já que o período era tradicionalmente mais fraco para o comércio.
Além disso, os comerciantes também costumam aproveitar o Dia do Cliente no e-commerce e fazer um esquenta para a Black Friday. Isso porque, com a proximidade do mês de novembro, trata-se de um momento perfeito para testar produtos, promoções e já conquistar clientes para a grande data do varejo, que é a Black Friday.
Portanto, é fundamental que os lojistas usem a data para diversos objetivos, sendo o principal deles o aumento do faturamento. Para isso, é preciso planejar as estratégias certas e saber divulgá-las nos canais que mais atinjam o seu público. Outros pontos importantes também devem ser levados em conta, para que você não perca vendas quando chegar a data.
Por exemplo, conferir o estoque dos seus produtos e aqueles com maior potencial de saída nessa data; os meios de pagamento disponíveis para os clientes; a navegabilidade do seu site e a descrição dos produtos; a página de checkout; entre outros. Ah, é importante também conferir a sua logística de entrega e o atendimento, uma vez que esses pontos podem ser determinantes para você fidelizar o consumidor.
Promoções para sua loja virtual vender muito no Dia do Cliente
Depois de conferir todas as áreas da sua loja virtual, é chegada a hora de pôr a mão na massa e caprichar nas promoções! Você não sabe ao certo o que pode oferecer de promoção para o Dia do Cliente no e-commerce? Então, confira as cinco sugestões que separamos para seu negócio fazer bonito nessa data!
Frete grátis
Oferecer frete grátis costuma ser uma estratégia que enche os olhos dos clientes e um grande incentivo para encher o carrinho e finalizar a compra. Considerando que boa parte das lojas virtuais cobra valores pelo envio de mercadorias (umas até com o preço bem alto), você pode ganhar destaque e sair na frente da concorrência oferecendo esse benefício.
Mas é claro que sabemos que não é fácil, uma vez que esse trabalho envolve custos importantes. Por isso, é necessário pensar em ações eficientes e que possam trazer resultados, como oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor, ou para certas regiões do país (onde o seu custo seja mais baixo).
Combo de produtos
O combo de produtos é mais uma promoção com excelentes índices de retorno para os lojistas. Isso porque esse tipo de estratégia reúne duas ou mais mercadorias de interesse do consumidor, e que possuem relação entre si. Dessa forma, em vez de comprar apenas um item, o cliente é persuadido a levar mais produtos por um preço melhor.
Mais uma vez, é preciso cuidado e planejamento para executar essa ação. Evidentemente, você não vai montar um combo de produtos com mercadorias que costumam sair muito da sua loja, certo? Por isso, é essencial escolher aqueles itens que estão há mais tempo no estoque e elaborar os kits com eles.
Além de desencalhar esses produtos, você ganha com a entrada de dinheiro no caixa e ainda tem a chance de fidelizar esses consumidores. Não se esqueça que a Black Friday é logo ali, certo?
Envio de brindes
Quem não gosta de ganhar mimos e presentinhos? Com seus clientes, pode ter certeza que não é diferente. Não precisa ser nada muito caro ou que venha a causar algum tipo de prejuízo para sua loja; mais importante do que o próprio brinde, é o consumidor se sentir especial ao comprar do seu e-commerce.
E enviando brindes para seus clientes, certamente eles se sentirão privilegiados e lembrarão bastante da sua empresa. Personalize os brindes com a sua marca e as cores da loja, para que a imagem do seu e-commerce se consolide ainda mais na mente do público.
Em médio e longo prazos, pode ter certeza que esses compradores se lembrarão com carinho do seu negócio e voltarão a comprar de você.
Sorteios nas redes sociais
Provavelmente você já deve usar as redes sociais para diversos fins, como divulgação dos seus produtos; atendimento ao cliente; postagens de conteúdos; entre outros, certo? E que tal realizar promoções com sorteios nesses canais? Trata-se de uma prática bastante utilizada por muitas marcas e que vem dando bons resultados.
Normalmente, as lojas exigem, como condição para participar do sorteio, que as pessoas sigam a página, compartilhem o conteúdo e marquem alguns amigos. Assim, é possível obter mais seguidores no seu perfil e engajamento com as suas postagens.
Em se tratando do Dia do Cliente no e-commerce, a probabilidade de muitas pessoas participarem é grande, o que pode te render boas vendas futuramente.
Cupons de desconto
Para finalizar o nosso texto, temos os cupons de desconto como uma estratégia bastante eficiente para fidelizar o seu consumidor e fazê-lo comprar novamente em sua loja. Você pode fazer campanhas de e-mail marketing buscando aprimorar o relacionamento com o cliente e aproveitar para oferecer os cupons de desconto.
Assim, ele vai perceber que não foi esquecido por sua loja virtual e que ainda pode comprar novos produtos com um excelente desconto. Lembre-se que fidelizar um consumidor é mais barato e vantajoso do que conquistar novos, não é mesmo? Então, disponibilize cupons de desconto para o seu público!
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre o Dia do Cliente no e-commerce e as promoções que podem ser feitas para aproveitar a data. E já que falamos em nosso texto sobre datas comemorativas deste segundo semestre, não deixe de ler o conteúdo especial que produzimos sobre o assunto “Copa do Mundo, Black Friday e Natal: saiba como aproveitar cada data no fim do ano”.