O calendário do e-commerce oferece, durante todo o ano, diversas chances para que os lojistas elaborem estratégias e aumentem suas vendas. Uma delas, sem dúvida alguma, é o Dia do Frete Grátis, ocasião em que lojas virtuais de todo o país vendem muitos dos seus produtos e serviços sem cobrar qualquer valor pela entrega.

Nesta data, justamente por não terem de pagar nada pelo frete, muitos consumidores vão às compras para aproveitar a data. Inclusive, não se preocupar com os custos do envio das mercadorias é um dos principais fatores que influenciam na tomada de decisão de compra das pessoas.

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), não ter que pagar pelo frete representa 40% da preferência dos consumidores. Portanto, trata-se de uma grande oportunidade para donos de e-commerce aumentarem suas vendas, sendo preciso apenas alguns cuidados e uma estratégia eficiente.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o assunto, destacando algumas dicas de como você pode lucrar mais com o Dia do Frete Grátis. Continue a leitura e aproveite a data, inclusive para fidelizar clientes e vender bem durante todo o ano!

O Dia do Frete Grátis e a fidelização de novos clientes

O Dia do Frete Grátis é celebrado sempre na última semana do mês de abril, geralmente no dia 28. Por se tratar de uma data até certo ponto nova em 2022, chega à sua nona edição —, não é raro encontrar tanto lojistas quanto consumidores que desconhecem essa grande oportunidade do varejo. 

Já para outros donos de e-commerce, que até conhecem o Dia do Frete Grátis, esta é só mais uma das várias datas comemorativas que temos no calendário do varejo. E por causa disso, é comum que esses lojistas não vejam tantas vantagens em oferecer frete grátis para os clientes, em especial por, na teoria, terem de arcar com os custos de envio.

Mas o que esses comerciantes não sabem é que a data tem um potencial enorme de trazer grandes benefícios, e em vários sentidos. Por exemplo, os lojistas podem aproveitar e fazer do frete grátis a porta de entrada para novos clientes do seu negócio. Assim, é possível depois desenvolver estratégias para nutrir a relação com esses consumidores e fazer com que eles sempre comprem na sua loja.

Afinal, clientes fidelizados geram menos custos para um e-commerce, não é mesmo? Portanto, use com sabedoria o Dia do Frete Grátis e pense no médio e longo prazos. E você não precisa ter prejuízos nesta data para conseguir fidelizar clientes; muito pelo contrário, por meio de dicas importantes (as quais destacaremos a seguir) é possível fazer tudo isso e ainda obter lucro.

O que fazer para vender mais e lucrar com a data

Para quem ainda não entendeu o que pode ser feito para sair ganhando com o Dia do Frete Grátis, a partir de agora vamos apresentar algumas sugestões. Você saberá quais estratégias têm mais chances de dar certo nesta data, para então fazer uma avaliação e verificar sua aplicabilidade no e-commerce. Confira!

Escolha os produtos certos para a campanha

Não adianta oferecer frete grátis para todos os produtos da sua loja virtual. Agindo dessa maneira, é bem provável que você perca dinheiro e não obtenha o retorno necessário. Para evitar essa situação, é fundamental saber quais itens devem ser envolvidas na campanha e por quê.

Por exemplo, você pode identificar quais itens estão parados no seu estoque e aproveitar a data para desencalhar produtos mais antigos. Outra alternativa é incluir na campanha as mercadorias que têm maior margem de lucro ou até mesmo as que possuem menor peso e volume — estas, por causa dessas características, têm menor custo de envio.

Assim, o mais importante é identificar esses produtos e procurar entender se eles, mesmo vendidos com frete grátis, poderão trazer um bom retorno para sua loja. 

Estabeleça um prazo e divulgue que a promoção é por tempo limitado

Como destacamos, o Dia do Frete Grátis ocorrerá em 28 de abril. No entanto, você tem a opção de oferecer o envio gratuito dos produtos durante toda a semana, ou então somente em um período do dia 28. Essa estratégia precisa ser pensada e executada de acordo com o perfil do público de cada loja, mas geralmente é necessário causar um senso de urgência nos consumidores para a compra.

Isso porque se um e-commerce oferece frete grátis a todo momento, isso dificilmente causará no seu cliente o desejo de compra durante a campanha. Portanto, estabeleça um prazo e divulgue que a promoção só será válida até o final daquele período. Você pode também criar uma oferta relâmpago, com boa parte dos produtos da loja com frete grátis (para compras nas próximas duas horas, por exemplo).

Defina um valor mínimo de compra para o frete grátis e aumente seu ticket médio

Mais uma condição para que seu consumidor ganhe entregas gratuitas em sua loja é por meio da definição de um valor mínimo para compra. Essa é uma alternativa valiosa não só para que você melhore seus resultados, mas também para aumentar o ticket médio do seu e-commerce.

Isso porque, motivados pelo frete grátis, seus clientes têm grandes chances de adquirir novos produtos. Então, estipule um valor mínimo de compra para as entregas gratuitas, mas tenha bom senso nessa estratégia; aumentar demais o valor mínimo pode assustar seus consumidores e afastá-los da sua loja virtual.

Determine os locais que farão parte da campanha

Um outro ponto que deve ser considerado em sua campanha do Dia do Frete Grátis são as regiões do país que contarão com o benefício. Afinal, oferecer os envios sem custos para clientes de todo o Brasil pode não ser interessante, principalmente para consumidores que estão em cidades muito distantes da sua.

Uma boa alternativa para isso é oferecer o frete grátis apenas para compradores do seu estado ou região. Por exemplo, se as suas mercadorias saem de Minas Gerais, talvez o mais viável seja oferecer entregas gratuitas apenas para clientes que moram no estado; ou, quem sabe, somente para consumidores da região Sudeste. 

Antes de tomar essa decisão, verifique os custos envolvidos para cada localidade e entenda o que pode ou não ser vantajoso para seu e-commerce. Lembre-se que o Dia do Frete Grátis precisa ser uma ação que traga benefícios para sua loja virtual, e não prejuízos.

Procure negociar e fazer parcerias com transportadoras

Negociar com as transportadoras que você já utiliza é um passo crucial para ter sucesso nesta data. Por isso, procure essas empresas e converse, destacando a possibilidade de um aumento de volume nas entregas do período, e tente obter condições melhores de pagamento.

Se for o caso, procure outras empresas e verifique a viabilidade de parcerias. Existem plataformas de e-commerce que possuem integração com as melhores transportadoras do país, permitindo que você enxergue novas possibilidades e obtenha condições mais favoráveis.

Ofereça frete grátis para seus clientes fiéis e fortaleça o relacionamento com eles

Até aqui, demos maior destaque para a importância do frete grátis para a conquista de novos clientes, certo? Mas o que talvez você não saiba é que essa estratégia também pode ser muito bem usada para os seus consumidores fiéis, aqueles que já fazem parte da sua base de clientes fidelizados.

Ao oferecer entregas gratuitas para esse público, você mostra o quanto seu e-commerce se preocupa com ele, fortalecendo ainda mais o relacionamento entre vocês. Essa atitude certamente causará em seus clientes fiéis um sentimento de exclusividade, fazendo com que eles também sintam vontade de adquirir novos produtos em sua loja.

Você pode, por exemplo, separar uma categoria de produtos exclusivos para essa ação, e depois enviar um e-mail marketing para sua base de clientes divulgando a campanha. Ofereça essa vantagem para quem já comprou do seu e-commerce e conhece seus produtos, e gere ainda mais valor junto a esse público!

Conseguiu entender melhor as vantagens que o Dia do Frete Grátis pode proporcionar ao seu negócio? Lembre-se que algumas medidas devem ser muito bem pensadas e trabalhadas, para que assim você elabore estratégias mais eficientes e capazes de atingir os resultados esperados.

E não se esqueça: trabalhando com uma boa plataforma de e-commerce, você otimiza bastante seu trabalho e chega de maneira mais rápida aos seus objetivos. A JN2 é uma empresa que trabalha com inúmeras soluções para e-commerce, inclusive o desenvolvimento de plataformas para lojas virtuais. Converse com um de nossos especialistas e entenda como podemos transformar o seu negócio!

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