Pai carregando a filha nas costas

Daqui a algumas semanas, estaremos diante de mais uma importante data para o comércio brasileiro: o Dia dos Pais. São nestas ocasiões as datas sazonais que os lojistas precisam se planejar e elaborar estratégias para o aumento das vendas e, em especial, a fidelização dos consumidores. Mas você sabe o que fazer para aproveitar o Dia dos Pais no e-commerce e, de fato, obter bons resultados?

Neste texto, vamos falar bastante sobre o assunto. As datas comemorativas são excelentes oportunidades para o varejo, já que nesses períodos o consumo aumenta de forma considerável, ampliando o lucro das lojas. No entanto, em se tratando de um mercado tão competitivo como o e-commerce, é preciso se diferenciar.

Isso porque existem várias outras lojas virtuais que possivelmente vendem os mesmos produtos que você. Dessa forma, por que um consumidor deveria comprar em seu e-commerce, e não em outras lojas? É exatamente esse o ponto que precisa ser trabalhado no negócio, uma vez que você deve oferecer diferenciais competitivos que mostrem aos clientes o valor da sua empresa.

E em datas sazonais, isso é ainda mais relevante. Portanto, continue a leitura deste artigo, entenda a importância do Dia dos Pais no e-commerce e confira dicas essenciais para aproveitar a data!

O que esperar para o Dia dos Pais no e-commerce em 2022

 

Felizmente, o comércio eletrônico não para de nos surpreender positivamente, trazendo ótimos números nos últimos tempos. Mesmo após a reabertura das lojas físicas, o e-commerce segue sendo bastante procurado pelos consumidores, por todas as vantagens que oferece. E no Dia dos Pais, as expectativas seguem em alta.

Foi o que mostrou uma recente pesquisa da Shopee, referente às intenções de compra para o Dia dos Pais deste ano, celebrado em 14 de agosto. De acordo com o estudo, os consumidores vão gastar, em média, R$ 262 com os presentes; um aumento de 20% na média, em comparação com 2021. Isso mostra que o investimento nas compras para a data será mais alto e, portanto, mais atrativo para os lojistas.

Ainda segundo o levantamento, 68% dos entrevistados têm o costume de adquirir produtos pela Internet em datas comemorativas, como o Dia dos Pais. Portanto, podemos esperar um volume considerável de compras feitas em plataformas digitais e com um ticket médio mais elevado.

Para finalizar este tópico, mais um dado interessante sobre a pesquisa. Com relação às categorias de produtos preferidas para o Dia dos Pais, os entrevistados listaram algumas mercadorias, sendo as principais: calçados, acessórios de moda, esporte e lazer. 

Como aproveitar o Dia dos Pais para alavancar o negócio

Como vimos, as expectativas são as melhores possíveis para o Dia dos Pais no e-commerce em 2022. Então, é fundamental que você coloque as mãos na massa e trabalhe algumas ações importantes para fazer bonito nessa data. A seguir, listamos algumas dicas cruciais para serem aplicadas em seu e-commerce! Acompanhe!

Prepare ofertas e promoções exclusivas

Antes de mais nada, é necessário pensar em como serão as promoções e ofertas da sua loja virtual para o Dia dos Pais. Levando em conta a grande procura por produtos e serviços nesse período, é fundamental traçar estratégias para ter destaque entre seus concorrentes. Afinal, pode ter certeza que eles também vão disponibilizar descontos e outros benefícios para os consumidores.

Portanto, seja criativo e avalie em quais pontos seu e-commerce pode fazer a diferença. Você pode vender kits de produtos; oferecer mais facilidades de pagamento (como parcelamentos maiores); cupons de desconto; brindes; frete grátis; entre outras vantagens. É importante que, acima de tudo, os consumidores entendam que terão grandes benefícios ao comprar de sua loja virtual, certo?

Direcione sua comunicação para os filhos

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas se esquecem que, no Dia dos Pais, são os filhos que vão às compras. Por isso, a comunicação da sua loja e todas as campanhas planejadas para a data precisam ser direcionadas para esse público. Inclusive, trata-se de uma excelente oportunidade para vender mais, oferecendo condições para que eles (os filhos) também comprem para si.

Nesse sentido, promoções do tipo “Compre um, leve dois” costumam trazer bons resultados. Além disso, sua loja virtual também pode apresentar sugestões de presentes para os filhos comprarem para seus pais. Isso porque, não raramente, existem muitas incertezas e indefinições sobre o que presentear; e você trabalhando bem essa oportunidade, poderá auxiliar o consumidor e ainda ganhar pontos valiosos com ele.

Reavalie seu estoque

Já pensou na sua loja recebendo inúmeros acessos na véspera do Dia dos Pais, com muitos consumidores querendo comprar seus produtos e, “de repente”, seu estoque acaba? Certamente não é isso o que você quer, mas, para que não aconteça, é preciso controlar bem o estoque, avaliando a quantidade de cada mercadoria.

Por isso, analise quais produtos precisam de reposição e quais já possuem uma quantidade suficiente para atender à demanda. Procure entender quais itens são tendência para a data e converse com seus fornecedores para que essas mercadorias não faltem em seu e-commerce. Acredite, poucas coisas são tão frustrantes quanto escolher um produto e, só depois, ser comunicado de que ele não está mais disponível.

Faça campanhas de e-mail marketing

Como você tem trabalhado sua base de clientes e potenciais consumidores? As campanhas de e-mail marketing são essenciais para manter o relacionamento com esse público e incentivá-lo às compras. Em datas sazonais, como o Dia dos Pais, o e-mail marketing tem ainda mais relevância para o sucesso das suas estratégias.

Você pode, por exemplo, divulgar as promoções da sua loja virtual pelo e-mail, oferecendo condições especiais para esses consumidores, como descontos exclusivos ou frete grátis. Contudo, os envios de e-mail marketing devem ser moderados, caso contrário os clientes podem se sentir incomodados com um grande volume de mensagens em suas caixas de entrada.

Portanto, trabalhe de forma planejada e com atenção, mas mostre para os consumidores que, comprar em sua loja neste Dia dos Pais, é uma excelente opção.

Use de forma eficiente as redes sociais

Mais uma ferramenta de vital importância para o sucesso das vendas são as redes sociais. Mas essas plataformas precisam ser usadas de maneira eficiente, explorando todas as suas possibilidades com sabedoria. Isso porque muitos lojistas usam essas redes só para divulgar seus produtos, sem se atentar a outros pontos.

Não que você tenha que deixar de fazer isso, afinal, as redes sociais são ótimas vitrines para o negócio. Mas é fundamental também promover engajamento com o público, incentivando o compartilhamento das postagens e respondendo às suas dúvidas. Além disso, no dia a dia, é preciso postar outros tipos de conteúdo, para que sua marca ganhe credibilidade perante os consumidores e transmita confiança.

Assim, você pode não apenas divulgar suas promoções nesses canais, mas também interagir com o público e fazer, das redes sociais, uma grande aliada do seu e-commerce.

Promova uma boa experiência de compra para o cliente

Quando uma loja online trabalha para promover uma boa experiência de compra para os usuários, ela ganha duas vezes. Primeiro porque ela contribui para que os clientes encontrem o que precisam e façam a compra. Depois, porque há grandes chances desses mesmos consumidores voltarem a comprar de você, já que tiveram uma experiência anterior bem satisfatória.

Por isso, cuidar para que a jornada do consumidor seja a melhor possível é altamente recomendável. Sobretudo em datas sazonais, quando há uma tendência de maiores acessos aos sites, promover uma boa experiência para esses usuários contará pontos importantes para seu negócio.

Faça do atendimento ao cliente um diferencial da sua loja virtual

Para finalizar as nossas dicas, um ponto que é bastante questionado pelos consumidores: o atendimento ao cliente. Boa parte das lojas virtuais não oferece um atendimento adequado para os usuários, o que acaba incentivando-os a procurar outro lugar para comprar. Agora, se você se dedicar a essa importante etapa da jornada de compra, poderá ter um grande diferencial diante de seus concorrentes.

Por isso, converse com sua equipe e foque em prestar o melhor atendimento possível para os consumidores. Em datas comemorativas, em que a demanda é maior, avalie a contratação temporária de profissionais para que não falte suporte aos clientes. E não se esqueça das redes sociais, pois trata-se de um canal que as pessoas procuram bastante para tirar dúvidas e outros esclarecimentos.

Viu só como o Dia dos Pais no e-commerce é uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas e fidelizar clientes? E caso não saiba, trabalhando com uma boa plataforma de e-commerce é possível potencializar ainda mais os seus resultados, principalmente em datas sazonais. Você já conhece a JN2?

Nossa empresa trabalha com diferentes soluções para e-commerce, incluindo a criação de plataformas modernas e completas, capazes de suportar expressivos volumes de acesso provocados por datas comemorativas. Afinal, quando você mais precisa, sua loja virtual precisa estar no ar, certo?

Converse com um de nossos especialistas em e-commerce e saiba como podemos levar seu e-commerce a outro nível! Até breve!

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