fbpx Skip to main content

Dia livre de impostos: como sua loja virtual pode participar dessa data?

Início » Blog » Dia livre de impostos: como sua loja virtual pode participar dessa data?

Você já ouviu falar do Dia livre de impostos (DLI)? Trata-se de uma data, celebrada neste ano no dia 27 de maio, em que produtos e serviços são comercializados sem a incidência de taxas. Dessa forma, há o objetivo claro de conscientizar a população quanto aos altos índices de impostos cobrados, e o que é ainda pior: sem qualquer retorno do dinheiro para o cidadão.

A data, que chega a sua 15ª edição em 2021, cresce anualmente, com um número cada vez maior de lojas participantes. Os descontos oferecidos pelos lojistas chegam a 70%, atraindo milhares de consumidores em todo o Brasil. Assim, se considerarmos que a maioria das compras será feita pela internet, devido à pandemia, as expectativas de boas vendas são ainda maiores. Siga a leitura e saiba como a sua loja virtual pode participar desse evento!

O que é o Dia livre de impostos?

Em primeiro lugar, vamos detalhar um pouco mais o conceito do Dia livre de impostos. Só para se ter uma ideia da importância da data, até o momento da produção deste texto, 1774 lojas (espalhadas por todo o Brasil) já tinham confirmado participação. São 231 cidades, em 25 estados brasileiros. Essas e outras informações sobre o DLI podem ser conferidas no site do evento.

O Dia livre de impostos é uma ação do comércio varejista e, conforme mencionamos, tem o intuito de chamar a atenção para a alta carga tributária aplicada no país. Os empreendedores podem participar da data, vendendo seus produtos e serviços com descontos referentes ao valor dos impostos incidentes.

Trata-se de uma ótima oportunidade para você, lojista, mostrar sua indignação diante desse cenário, além de atrair novos consumidores e boas oportunidades de vendas.


Quem é que paga esses tributos?

Uma dúvida muito recorrente para os lojistas diz respeito a quem, de fato, é responsável por pagar esses tributos no DLI. Assim, é importante o empresário entender que os impostos serão arcados normalmente por sua loja virtual.

Na realidade, o consumidor final não pagará por esses impostos, como normalmente acontece. O lojista poderá escolher entre impostos federais, estaduais ou municipais e retirá-los dos produtos no Dia livre de impostos.

Dessa maneira, seu e-commerce diminui a margem de lucro, já que terá de arcar com o pagamento desses impostos, mas ao mesmo tempo aumenta suas vendas e ganha muita visibilidade ao participar do evento.

Por que participar do Dia livre de impostos?

Afinal, por que é tão importante participar do Dia livre de impostos. Em primeiro lugar, e a principal razão, é fazer parte de um evento que busca algo tão importante, como a conscientização da população acerca dos altos impostos cobrados no país.

Muitos consumidores pensam, de forma equivocada, que alguns lojistas aplicam preços abusivos em seus produtos e serviços, quando na verdade eles estão apenas repassando impostos cobrados pelos governos federal, estaduais e municipais. Assim, esse tipo de ação serve para mostrar ao público o real motivo dos preços dos produtos ficarem tão altos, em muitos casos.

Além dessa principal razão, o empreendedor que participa de um evento como o Dia livre de impostos acaba tendo alguns importantes ganhos, conforme podemos ver a seguir:

  • aumento das vendas: com os descontos que são oferecidos, que podem chegar a 70%, sua loja virtual aumenta consideravelmente as vendas;
  • atração de novos clientes: novamente, por causa do grande impacto da data e dos descontos, mais pessoas vão às compras, fazendo com que seu e-commerce conquiste novos consumidores e amplie sua carteira de clientes; 
  • fortalecimento da imagem da sua loja: como é uma campanha nacional, de grande veiculação na mídia, seu negócio ganha uma visibilidade incrível, mostrando para muita gente que sua marca se preocupa com esse tipo de ação;
  • geração de valor para a marca: sua loja transmitirá, ao participar de um evento como esse, valores muito importantes e que são lembrados pelo consumidor. 

Conclusão

Para concluir, devemos ressaltar que, mais uma vez, teremos um Dia livre de impostos durante a pandemia do coronavírus. Isso quer dizer que serão milhares de clientes comprando pela internet, privilegiando os lojistas que vendem por esse meio.

Dessa forma, trata-se de mais um bom motivo para sua loja virtual participar da ação. Reúna sua equipe, faça um bom planejamento, trace metas e participe!

E então, gostou do nosso texto sobre como seu e-commerce pode participar do Dia livre de impostos? Se precisar de qualquer tipo de ajuda com a sua loja virtual, conte com a JN2. Por meio da nossa plataforma de e-commerce, a Boost Commerce, oferecemos o que há de melhor para o seu negócio crescer sem qualquer tipo de limitação.

Quer saber mais sobre o nosso produto? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e aumente suas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *